Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Tarde a aconpanhar..

Já se forma qualquer coisa na zona do Douro e em España, bem perto da fronteira...


Uploaded with ImageShack.us

Sim, e já há descargas:

semttuloezn.jpg
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Aladin já disponível:

15h:
ALADIN015.gif


18h
ALADIN_018.gif


Entretanto a saída das 6z do GFS diminuiu bastante quer a eventual precipitação quer os índices de instabilidade.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bem, nos próximos dias nada de especial a assinalar. Condições fracas para instabilidade (afirmação com base nos modelos de CAPE e LI) e as temperaturas máximas num jogo de sobe e desce.

Cartas de Pressão ao nível do solo e Geopotencial a 500 milibares:


gfs030.png



gfs054.png


Subida da temperatura máxima.


gfs078.png


Nova subida da máxima.


Quanto à nortada, essa só nos vai dar algumas tréguas a partir de segunda, com o vento a soprar no geral fraco. Amanhã ainda a temos de aturar. :D :p


rtavn368.png



rtavn608.png



rtavn848.png



Fontes: Meteociel e Wetterzentrale.

Apesar de as condições para instabilidade estarem fracas para os próximos dias, não é de descartar algum fenómeno convectivo localizado como o de ontem no Norte. :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A monotonia veraneia está instalada na pior das suas vertentes:
Temos sol, temos céus azuis ,temos dias de insolação que nesta altura do ano são os mais compridos, mas ainda assim, temos tido esta falta do calor ,do cheiro a Verão, do olfacto da Estação, que nesta altura do ano deveria ser apanágio da situação.
O que aí vem , segundo os modelos de previsão, depois das próximas tréguas ,
aponta para mais do mesmo :
Verão tímido, sem rigores e de poucos calores.
Nada de desânimo: A Estação está agora a começar. Daqui até ao seu desfecho, o leque de oportunidades é tão vasto que qualquer horizonte
é obviamente plausivel.Quem sabe se , daqui a 15 dias esta conversa estará já completamente desconfigurada ?
Passo a passo, dia a dia: É assim na meteorologia...
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na Quinta-Feira preve-se ceu muito nublado durante a tarde nas regiões do
interior onde há condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e
trovoadas. De resto até la, parece que irá reinar a monotonia. Sol e algum calor :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)
Observando o ensemble do GFS/06z, para o centro litoral ( 39ºN/9ºW):


Uploaded with ImageShack.us

Pode-se concluir que há uma tendencia geral para a colocação de T850´s dentro ou ligeiramente acima da média, até ás 380h.
A sinoptica geral aponta para um cenario tipico de AA a W, estendendo-se até ao golfo de biscaia, com baixa termica na PI e o cinturão de baixas polares entre o atlantico NW/W e a europa ocidental/N.
Mas não é tudo...de facto, tanto o GFS como o ECMWF veem, algures entre o final deste mês e inicios do proximo, um episodio de calor intenso e lestada, com o AA em força a norte da PI:D

Por agora resta aproveitar os proximos dias, tipicos de pleno verão, e as possiveis trovoadas vespertinas no interior...seguindo atentamente os modelos não nos saia alguma surpresa ( tanto boa como má..), na rifa:p:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

O IM prevê para o dia de hoje a possibilidade de aguaceiros e trovoadas para as regiões do interior. Essa possibilidade é, apenas pelo modelos disponíveis, sustentada pelo Aladin de forma ténue:

41023_20100623_00_018.gif


Não sendo descartável a possibilidade de eventos convectivos hoje chamo, contudo, a atenção para os próximos dias relativamente a situações eventualmente interessantes. O ECM já coloca precipitações interessantes para o dia de amanhã. O ALADIN bate na mesma tecla e o GFS coloca instabilidade que se intensifica e sobretudo generaliza ao longo dos próximos dias e na entrada da próxima semana. Além disso destaque para as temperaturas altas a contribuir para a própria instabilidade.

A acompanhar com interesse...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Aviso ESTOFEX (qui 06h até sex 06h)

showforecast.png

Northern Iberia

Strong diurnal heating will likely lead to CAPE given some low-level moisture and a deeply mixed air mass. Storms may develop especially along a convergence zone over the north-western portions where the sea-breeze and upslope flow will be present. Additional QG forcing may result from a weak mid-level low to the west. Storms may produce large hail given the strong buoyancy. Additionally, some downbursts may occur with a slight chance of severe wind gusts. Storms will likely weaken after sunset.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Inicia-se hoje um período de trovoadas no interior, sobretudo norte e centro, que pode subsistir vários dias, mais prováveis no extremo nordeste para o dia de hoje.
Temperaturas relativamente "frescas" aos 500hPa (-13/14ºC) e bastante quentes nos níveis mais baixos, 22ºC aos 850 em Bragança por exemplo, aquecimento da superfície, advecção de alguma humidade e hoje ainda uma pequena depressão em altura a Oeste, tudo num ambiente de atmosfera com instabilidade disponível e com variados e distintos mecanismos de forçamento/convergência. Inclusive as trovoadas poderão manter-se nas madrugadas ou manhãs de amanhã, sexta-feira.
Não é de excluir uma ou outra célula mais agressiva com granizo, o GFS ontem na saída das 18z modelou um SCM significativo a nordeste de Bragança para sexta-feira, embora hoje opte pelo interior de Espanha. O Aladin tem algo semelhante para amanhã à noite na fronteira norte do país, mas a modelagem destas coisas é sempre bastante imprevisível. A atmosfera estará portanto instável e dinâmica, a maior dúvida será a da quantidade de humidade disponível.


Cartas para hoje:

trov.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.