Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2015

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 1 Jun 2015 às 08:04.

  1. Davidmpb

    Davidmpb
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    7 Jul 2014
    Mensagens:
    3,253
    Local:
    Portalegre( 600m)/ Fundão
    A verdade é que estes fenómenos são sempre localizados uns têm " sorte" outros não, uns podem ter 30mm outros 0, esta instabilidade não é a melhor maneira de repor a agua nos solos, porque é sempre " injusto".
    Por aqui também já lá vão 43 dias sem chover.
     
    guisilva5000 gostou disto.
  2. AndréFrade

    AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Jun 2009
    Mensagens:
    4,560
    Local:
    Montijo / Loures (Atual)
    Gosto de calor mas esta é uma saída que não convém que se realize. Precipitação a longo prazo: 0. Estes aguaceiros durante estes dias podem ajudar, nem que de uma forma mínima, a amenizar o agravamento da seca. Mas são aguaceiros. Há regiões que ainda não tiveram chuva decente, como é o caso do Montijo e Lisboa. :unsure:

    As últimas saídas dos modelos apostam em tempo bem quente na próxima semana com iso´s acima dos 20. Esperemos que mude entretanto.
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    StormRic gostou disto.
  3. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    E , para não variar , nesta ultima saida quer do europeu quer do americano , corta na precipitação e carrega no calor .
    Ao que parece , os últimos dias desta semana mais frescos vão servir apenas para carregar a fornalha , que vira com mais vigor .

    P. S. Apenas estou apreensivo com uma coisa : normalmente , o calor não costuma vir tao cedo e de forma tao continuada , já estamos assim desde o inicio maio , das duas uma : ou ha um fenômeno de antecipação do verão , antecipando - se depois o outono ( que não acredito muito ) ou sera um padrão que começara a instalar - se daqui para a frente ( falo do aquecimento global ) .

    Seja como for , se este padrão se mantiver no verão , o verão de 2015 , não tenho duvidas , ficara na historia ( não sei e se sera pelos melhores motivos ) .
     
    guisilva5000 gostou disto.
  4. Orion

    Orion
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    5 Jul 2011
    Mensagens:
    16,300
    Local:
    Ponta Delgada, Açores
    Pode ser um efeito do El Niño. Um inverno anormal associado a um Verão normal. Pelo menos no continente. Contudo, nos Açores os invernos também têm ficado secos. Tendência visível já há alguns anos (logo não é um evento pontual).

    --- Off-topic ---

    Realtivamente ao aquecimento global, as mudanças insidiosas, inicialmente regionais mas que inevitavelmente se tornam globais, do padrões meteorológicos são inevitáveis tendo em conta não só o CO2 mas também o tipo de combustíveis queimados. O caso mais gritante é o consumo de carvão da China. Outro estudo:

    http://www.reuters.com/article/2015/06/01/us-climatechange-sahel-idUSKBN0OH2UY20150601

    Se bem que considerar isso um ponto positivo não é muito correto. Provavelmente outros locais tiveram quebras dramáticas de chuva.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000 gostou disto.
  5. trepkos

    trepkos
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Out 2008
    Mensagens:
    1,555
    Local:
    Eborae
    Ora bolas, assim quer dizer que já não há trovoadas aqui amanhã?
     
  6. MIGUEL_DKs

    MIGUEL_DKs
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    21 Out 2012
    Mensagens:
    491
    Local:
    Torres Vedras
    Boas por aqui também tem chovido muito pouco. Diariamente tem sido quase sempre dias de Sol. Quando chove são apenas chuviscos.
     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    @trepkos, a previsão para amanhã mantem-se, a unica alteração hoje foi relativamente á situação prevista para hoje, dado que surgiam indicações de que poderia haver mais actividade do que a inicialmente prevista, facto que depois acabou por não ocorrer em escala suficiente para justificar o update.

    Para 4f-5f mantem-se tudo igual http://www.meteopt.com/forum/topico/seg-previsao-do-tempo-e-modelos-junho-2015.8276/page-3#post-493239

    edit 5f04h


    Ligeira adaptação ao traçado das areas de risco, com base nas runs das 18z

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #52 stormy, 10 Jun 2015 às 02:39
    Última edição: 10 Jun 2015 às 04:10
  8. guisilva5000

    guisilva5000
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2014
    Mensagens:
    4,690
    Local:
    Belas, Sintra | Lisboa
    Mais tarde ou mais cedo os efeitos do aquecimento global tinham de se sentir, e a previsão de Portugal ficar um deserto ainda é longínqua. Mas daqui para a frente o cenário normal provavelmente serão estas as temperaturas e daqui a anos vamos ficar boquiabertos quando virmos temperaturas a rondar os 0ºC :D Não é só caso para temperaturas altas mas acho que também para situações mais extremas e de certeza que vamos bater muitos mais recordes. Calhou-nos a nós acompanhar esta mudança...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. irpsit

    irpsit
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    2,191
    Local:
    Inverness, Escocia
    Sim em minha opinião basta ver as previsões para as próximas décadas.

    Mas não digas que a previsão de Portugal se tornar um deserto é ainda longínqua. As temperaturas mostram um Portugal muito mais árido daqui por 40 anos e provavelmente os eucaliptais ainda cá estarão, mas a agricultura vai sofrer bastante.

    Uma subida de 4ºC (que é muito provável na Peninsula Ibérica se considerarmos um aquecimento global de 2ºC até 2050), fará com o Porto fique nos dias de Verão como Faro (tendo máximas a rondar os 29ºC), Lisboa/Coimbra/Faro fiquem como Beja (tendo máximas a rondar os 34ºC) e Beja fique Marrakech em Marrocos (tendo máximas a rondar os os 38ºC), tornando o Alentejo numa região árida como já são actualmente partes do sul de Espanha (deserto de Tabernas), ou seja esse semi-deserto do extremo sul de Espanha vai estender-se sobre a metade sul do interior ibérico (nessas circunstâncias a agricultura vai tornar-se bem mais difícil no interior sul), e o litoral norte e centro vão perder a influência atlântica e tornar-se mais como o litoral alentejano ou algarvio. Que é o que estámos a ver em 2015. Já o interior norte e o interior sul vão tornar-se como o Alentejo, com as secas longas estivais típicas do interior sul.

    As temperaturas caminham rapidamente para este cenário, com as oscilações típicas de ano para ano, por vezes entre décadas. A paisagem irá responder mais tardiamente, mas vai responder.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #54 irpsit, 10 Jun 2015 às 14:18
    Última edição: 10 Jun 2015 às 14:24
    guisilva5000 gostou disto.
  10. james

    james
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    16 Set 2011
    Mensagens:
    4,541
    Local:
    Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
    Em relação as temperaturas , acho que tem aumentado , sem duvida .

    Em relação a precipitação , e ate com base nas normais climatológicas mais recentes , não tem diminuído muito , tem e havido transferências de precipitação entre épocas do ano, por exemplo , eu acho que o outono de ano para ano esta cada vez mais chuvoso e com tempestades mais violentas .

    Mas também penso que , como disse o GUI , de futuro o clima pode ficar com eventos meteorológicos mais extremos , podemos a longo prazo perder o adjetivo de clima temperado que ainda e considerado no nosso clima .

    Fim off - topic
     
    #55 james, 10 Jun 2015 às 15:30
    Última edição: 10 Jun 2015 às 15:36
    guisilva5000 e thunderhunter gostaram disto.
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    Boas..

    Para amanhã espero algumas células pontualmente fortes em especial em partes do interior sul.

    Analise/Discussão


    Em atura uma bolsa de vorticidade cruzará o território de SW para NE durante a noite, com condições para a ocorrência de alguns aguaceiros..

    Para o dia de amanhã, uma nova e vigorosa short wave entrará de oeste pelo litoral centro, á frente desta perturbação é esperado forte arrefecimento em altura assim como a presença de um jet de níveis médios e altos, com até 100km.h de fluxo de SW aos 300hpa.
    Forçamento dinâmico intenso está a ser previsto, em especial para o meio da tarde.

    Nos níveis baixos, ar subtropical marítimo continua a chegar de SW, á frente de uma frente fria que se coloca ao longo do Vale do Tejo e interior Centro..algum ar seco remanescente nos níveis médios servirá de capping layer, pelo que se espera concentração de calor na camada superficial durante o dia, com valores de SBCAPE a atingir 500-1000J/Kg em especial no interior.

    Os gradientes de humidade e térmicos verticais continuam significativos, pelo que a actividade que surgir durante a tarde terá uma evolução rápida e será capaz de gerar forte circulação vertical, com possíveis efeitos á superficie.

    O shear será de carácter unidireccional, mais relevante junto da frente fria e nas camadas médias e altas, pelo que espero alguma organização convectiva em multicélulas e segmentos lineares, capazes de produzir precipitação excessiva, granizo e rajadas pontualmente severas.

    Assim, garanto um nivel amarelo, para já não tenho confiança num nivel mais alto devido á menor disponibilidade de energia, que resultará em menor concentração espacial da actividade.
    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #56 stormy, 10 Jun 2015 às 16:25
    Editado por um moderador: 10 Jun 2015 às 16:31
  12. Norther

    Norther
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Nov 2010
    Mensagens:
    1,840
    Local:
    Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
    Vamos ter um fim de semana bem fresco e com aguaceiros um pouco por todo país, e ate pode nevar um pouco na torre, claro que se acontecer será num breve momento e bem húmida.
     
    guisilva5000 gostou disto.
  13. JoaoCodeco

    JoaoCodeco
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    10 Abr 2012
    Mensagens:
    1,103
    Local:
    Vila Praia de Ancora
    Por quanto tempo vamos ter esta instabilidade? Pois os solos estão ressequidos! :(
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    guisilva5000 gostou disto.
  14. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Previsão precipitação do WRF da Meteogalicia, da meia noite de hoje até à meia noite de 2ªfeira
    Dá para ficar com uma ideia geral do tipo de evento e do que se pode esperar.

    [​IMG]
     
    LRamos, guisilva5000, FJC e 6 outras pessoas gostaram disto.
  15. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,116
    Local:
    Lisboa
    Boas noites..

    Para a tarde e noite de Sábado espero alguns aguaceiros e trovoadas pontualmente fortes no litoral norte e centro.

    Analise/Discussão


    Em altura o núcleo de uma cut-off anormalmente profunda para a época do ano deverá aproximar-se da região NE, sobre o litoral norte e centro espera-se um reforço da circulação de oeste em altura, assim como a presença de alguns campos de divergencia em altura associados a perturbações que avançam no jet.

    Á superficie espero retorno de ar gradualmente mais quente e húmido desde o Atlantico, com uma corrente de SW bem establecida a afectar a região.

    O aumento gradual dos gradientes verticais reflectir-se-há em valores de TT index até 50ºC, com SBCAPE até 500-800J/Kg, que em conjunto com as condições dinâmicas adequadas deverá garantir a génese de alguns focos convectivos.

    A presença de shear é tanto maior quando mais para sul, embora os valores não sejam de todo excepcionais ( 20kts aos 8km com alguma componente rotacional).

    Neste contexto, espero uma ou duas bandas convectivas com estruturas em arco ou segmentos multicelulares..com algum risco de granizo, precipitação excessiva e rajadas pontualmente fortes ou marginalmente severas.


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #60 stormy, 12 Jun 2015 às 23:04
    Editado por um moderador: 13 Jun 2015 às 00:34
    LRamos, StormRic, ruka e 7 outras pessoas gostaram disto.

Partilhar esta Página