Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011



beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, a única coisa que sei é que começa mais uma 2ª feira e, obviamente, o calor começa... na 2ª feira. Claro que, chegado Sábado, é ver a nortada instalar-se (moderada a forte) e as temperaturas descerem, principalmente no litoral oeste... Porque será que já não fico admirado com este padrão de calor durante a semana, a começar 2ª feira, e chega ao fim de semana nem vê-lo?? :shocking:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Está tudo um pouco confuso, ora há cape e não há humidade, ora há humidade e não há cape..

Esperemos mais um dia para ver o desenvolvimento ;).

Um dia não é suficiente, teremos que esperar mais uns dias. Neste tipo de situações o tira e põe é constante. Na última run do GFS já temos uns estonteantes 2300 J/kg de CAPE e quase -8 de L.I. em Évora no próximo Sábado. Mesmo Lisboa ultrapassa largamente os 1000 de CAPE. Até lá, e a instabilidade só deverá começar na Quinta, vão haver saídas idênticas a esta última, e outras sem nenhuma instabilidade. Certo é o calor moderado, relativamente normal para a época, já a partir de amanhã.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

CAPE/LI muito interessantes, mas não chega!! Falta muita hum. a 700hpa!

Segundo a NOGAPS essa humidade a esse nivel é escassa, o que me leva a querer que dentro destas 48h seguintes as possibilidades de haver trovoadas um pouco por todo o pais está fora de questão... Um ou outro sistema isolado poderá ocorrer no interior centro, nada demais...

A partir das 48h com a injecção de ar maritimo devido ao levante as possibilidades tanto no litoral ou no interior serão bem melhores para o desenvolvimento de celulas ou sistemas convectivos mais organizados até lá é desfrutar para quem pode destas temperaturas quentes...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;278449 disse:
Boas,

CAPE/LI muito interessantes, mas não chega!! Falta muita hum. a 700hpa!

Segundo a NOGAPS essa humidade a esse nivel é escassa, o que me leva a querer que dentro destas 48h seguintes as possibilidades de haver trovoadas um pouco por todo o pais está fora de questão... Um ou outro sistema isolado poderá ocorrer no interior centro, nada demais...

A partir das 48h com a injecção de ar maritimo devido ao levante as possibilidades tanto no litoral ou no interior serão bem melhores para o desenvolvimento de celulas ou sistemas convectivos mais organizados até lá é desfrutar para quem pode destas temperaturas quentes...

Eu até acho que nos 700hpa a coisa nem está muito má...e uma dry layer não é impeditiva da ocorrencia de convecção ( até ajuda á ocorrencia de granizo).
Á superficie temos bons indicadores..dewpoints a subir até aos 17-19º, theta-e alto e forte aquecimento diurno, para alem da baixa termica a originar convergencia nos niveis baixos.
Em altura temos uma ULL a sudoeste e um cavado entre a França e essa ULL ( cut-off)...portanto não só temos frio acima dos 700hpa como temos algum forçamento dinamico e divergencia, embora o shear seja fraco e com praticamente nenhum veering.

Dado isto acho provaveis celulas interessantes..agora entre 4f e 6f em todo o lado, e no fim de semana mais na zona sul já que vai entrar uma pluma seca associada a uma região de subsidencia pós frontal, na região norte.
O mecanismo frontal nos niveis medios talvez atiçe algumas celulas porreiras no SE durante o fds.
Depois disso há muita inibição e ar seco a entrar vindo de NE...portanto na 2f/3f é para esquecer ( embora talvez possa haver algo ali no sotavento..).

4f temos a aproximação da ULL vinda de SW e a retirada da região convergente para norte...portanto as coisas melhoram no centro e sul ali a meio da semana.

Durante os proximos 10 dias teremos, dada esta sinoptica, temperaturas altinhas, embora no norte e centro possam haver noites frescas no domingo, 2f e 3f...e talvez na 4f/5f/6f as maximas descam no sul devido á nebulosidade.
A convecção será centrada no norte e centro desde amanhã até 6f, depois será mais concentrada no centro e sul no fim de semana e na 4f/5f/6f da outra semana.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Eu até acho que nos 700hpa a coisa nem está muito má...e uma dry layer não é impeditiva da ocorrencia de convecção ( até ajuda á ocorrencia de granizo).

Estás a falar de que dia? Sinceramente não vejo frio em altura suficiente... pelo menos hoje e amanha! Vejo sim, uma depressão térmica associada ao levante... A partir de Quarta-Feira, sim... nestes dois dias não, pelo menos a guiar-me pela GFS / NOGAPS!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Após a frente que está neste momento a afectar o litoral e atravessará o país até ao fim da manhã de amanhã, teremos uma gradual subida das temperaturas, sendo que já na Terça feira as temperaturas deverão ultrapassar os 30ºC no interior centro e sul.

Depois, para o final da semana, o ambiente pode tornar-se explosivo. Já são várias saídas do GFS a prever CAPE superior a 1000 J/kg e LI inferior a -5. A saída das 12z é absolutamente excepcional prevendo estes valores, para Évora, algo que eu não me lembro de ver numa previsão em Portugal:

cape2000.jpg


Ainda falta muito tempo, e nestas situações convectivas, passa-se do 8 para o 80 e vice-versa de uma saída para a outra, mas se acontecer o que está sendo previsto poderemos ter eventos muito severos na Quinta e na Sexta feira.

Passaram-se muitas horas e que temos agora? Segundo a ultima run do GFS, para Évora:

Dia CAPE L.I. Prec.
Quarta 11 1267 -4,3 0,3
Quinta 12 1518 -5,2 5,0
Sexta 13 2092 -7,2 10,5
Sabado 14 2108 -7,0 6,9
Domingo 15 2274 -6,4 3,9

Junto o diagrama de ensembles para o Alentejo central, as linhas em baixo representam o CAPE. No Sábado, a linha que prevê um CAPE mais reduzido aponta para 800 J/kg:

graphe_ens5_uro7.gif


Ha´ portanto humidade, CAPE e L.I. excelentes, como raramente se vêem, eu só me lembro nos dias quentíssimos de verão, quando a humidade é nula. A ver se não desaparece tudo nas próximas horas, mas o aspecto é muito bom.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
]ToRnAdO[;278457 disse:
Estás a falar de que dia? Sinceramente não vejo frio em altura suficiente... pelo menos hoje e amanha! Vejo sim, uma depressão térmica associada ao levante... A partir de Quarta-Feira, sim... nestes dois dias não, pelo menos a guiar-me pela GFS / NOGAPS!

Mas olha que começar a entrar algum ar frio nos 500hpa..principalmente a partir de 6f.
Não é muito..mas basta dado que á superficie há muito calor;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá bom dia ... alguém faz ideia do comportamento que temos tido da temperaturas nestes primeiros 10 dias!!!
É que assim a olho parece-me estarem dentro da média !!

Em relação ao modelos que neste momento já vão até quase ao dia 25 Maio parece-me que existe um padrão mais ou menos estável na atmosfera, com o AA a Noroeste de Portugal e pequenas depressões em altitude localizados mais ou menos no sul de Portugal ou Sudoeste da PI, originando nebulosidade de desenvolvimento diurno, durante a tarde, devido ao aquecimento diurno que causarão aguaceiros e trovoadas no interior de Portugal !!
No que respeita ás temperaturas parece-me que deverão manter-se bastante constantes nestes dias não devendo ultrapassar os 32º no interior, e os 23 a 25 no litoral.
O litoral parece-me manter-se o Noroeste na tarde, o interior os aguaceiros e trovoadas que impedirão que haja mais calor...

Este é o resumo daquilo que vejo nos modelos dado posicionamento do AA neste mês.
Portanto á primeira vista um m~es que deverá ficar na média em termos de precipitação e temperaturas de forma geral!!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Pelos modelos, hoje será mais um dia espanhol em termos de instabilidade, e por que não outra vez transmontanto embora com menos energia que ontem...

No resto do pais, calor e calma irá reinar...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Parece-me mesmo que o dia de hoje vai reservar mais do mesmo de ontem...o interior norte será certamente o mais animado, bons índices de CAPE podem provocar boas descargas eléctricas, esperemos é que a aparição do granizo como é habitual nestes fenómenos não provoque grandes danos...
Pelo resto do Continente teremos um dia bem agradável, com algum calor diria até...