Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Mai 2011 às 00:11.

1. Rainy

Rainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Massamá
    Então condições de instabilidade forte já não é de esperar nos próximos tempos:rain:??

2. AndréFrade

AndréFrade
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    6 Jun 2009
    Local:
    Montijo / Loures (Atual)
    Está tudo um pouco confuso, ora há cape e não há humidade, ora há humidade e não há cape..

Esperemos mais um dia para ver o desenvolvimento ;).

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Nota: que fique bem claro que os próximos dias terão temperaturas próximas aos valores normais para esta época do ano em que nos encontramos, não estando prevista qualquer situação anormal nos próximos dias em todo o território de Portugal Continental.

4. beachboy30

beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    29 Mai 2008
    Local:
    Aroeira
    Bem, a única coisa que sei é que começa mais uma 2ª feira e, obviamente, o calor começa... na 2ª feira. Claro que, chegado Sábado, é ver a nortada instalar-se (moderada a forte) e as temperaturas descerem, principalmente no litoral oeste... Porque será que já não fico admirado com este padrão de calor durante a semana, a começar 2ª feira, e chega ao fim de semana nem vê-lo?? :shocking:

5. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Um dia não é suficiente, teremos que esperar mais uns dias. Neste tipo de situações o tira e põe é constante. Na última run do GFS já temos uns estonteantes 2300 J/kg de CAPE e quase -8 de L.I. em Évora no próximo Sábado. Mesmo Lisboa ultrapassa largamente os 1000 de CAPE. Até lá, e a instabilidade só deverá começar na Quinta, vão haver saídas idênticas a esta última, e outras sem nenhuma instabilidade. Certo é o calor moderado, relativamente normal para a época, já a partir de amanhã.

6. PedroAfonso

PedroAfonso
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Fev 2008
    Local:
    Covilhã (700 m) / Almada
    Run `as 0 horas do GFS mante´m o mesmo padra~o da anterior. Cape muito elevado pelo menos para o litoral a sul do Tejo, LI igualmente interessante e aparentemente com um pouco mais de humidade.

7. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Boas,

CAPE/LI muito interessantes, mas não chega!! Falta muita hum. a 700hpa!

Segundo a NOGAPS essa humidade a esse nivel é escassa, o que me leva a querer que dentro destas 48h seguintes as possibilidades de haver trovoadas um pouco por todo o pais está fora de questão... Um ou outro sistema isolado poderá ocorrer no interior centro, nada demais...

A partir das 48h com a injecção de ar maritimo devido ao levante as possibilidades tanto no litoral ou no interior serão bem melhores para o desenvolvimento de celulas ou sistemas convectivos mais organizados até lá é desfrutar para quem pode destas temperaturas quentes...

8. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Eu até acho que nos 700hpa a coisa nem está muito má...e uma dry layer não é impeditiva da ocorrencia de convecção ( até ajuda á ocorrencia de granizo).
    Á superficie temos bons indicadores..dewpoints a subir até aos 17-19º, theta-e alto e forte aquecimento diurno, para alem da baixa termica a originar convergencia nos niveis baixos.
    Em altura temos uma ULL a sudoeste e um cavado entre a França e essa ULL ( cut-off)...portanto não só temos frio acima dos 700hpa como temos algum forçamento dinamico e divergencia, embora o shear seja fraco e com praticamente nenhum veering.

Dado isto acho provaveis celulas interessantes..agora entre 4f e 6f em todo o lado, e no fim de semana mais na zona sul já que vai entrar uma pluma seca associada a uma região de subsidencia pós frontal, na região norte.
    O mecanismo frontal nos niveis medios talvez atiçe algumas celulas porreiras no SE durante o fds.
    Depois disso há muita inibição e ar seco a entrar vindo de NE...portanto na 2f/3f é para esquecer ( embora talvez possa haver algo ali no sotavento..).

4f temos a aproximação da ULL vinda de SW e a retirada da região convergente para norte...portanto as coisas melhoram no centro e sul ali a meio da semana.

Durante os proximos 10 dias teremos, dada esta sinoptica, temperaturas altinhas, embora no norte e centro possam haver noites frescas no domingo, 2f e 3f...e talvez na 4f/5f/6f as maximas descam no sul devido á nebulosidade.
    A convecção será centrada no norte e centro desde amanhã até 6f, depois será mais concentrada no centro e sul no fim de semana e na 4f/5f/6f da outra semana.

9. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Estás a falar de que dia? Sinceramente não vejo frio em altura suficiente... pelo menos hoje e amanha! Vejo sim, uma depressão térmica associada ao levante... A partir de Quarta-Feira, sim... nestes dois dias não, pelo menos a guiar-me pela GFS / NOGAPS!

10. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Passaram-se muitas horas e que temos agora? Segundo a ultima run do GFS, para Évora:

Dia CAPE L.I. Prec.
    Quarta 11 1267 -4,3 0,3
    Quinta 12 1518 -5,2 5,0
    Sexta 13 2092 -7,2 10,5
    Sabado 14 2108 -7,0 6,9
    Domingo 15 2274 -6,4 3,9

Junto o diagrama de ensembles para o Alentejo central, as linhas em baixo representam o CAPE. No Sábado, a linha que prevê um CAPE mais reduzido aponta para 800 J/kg:

Ha´ portanto humidade, CAPE e L.I. excelentes, como raramente se vêem, eu só me lembro nos dias quentíssimos de verão, quando a humidade é nula. A ver se não desaparece tudo nas próximas horas, mas o aspecto é muito bom.

11. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    :surprise::surprise:

12. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    Mas olha que começar a entrar algum ar frio nos 500hpa..principalmente a partir de 6f.
    Não é muito..mas basta dado que á superficie há muito calor;)

13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Olá bom dia ... alguém faz ideia do comportamento que temos tido da temperaturas nestes primeiros 10 dias!!!
    É que assim a olho parece-me estarem dentro da média !!

Em relação ao modelos que neste momento já vão até quase ao dia 25 Maio parece-me que existe um padrão mais ou menos estável na atmosfera, com o AA a Noroeste de Portugal e pequenas depressões em altitude localizados mais ou menos no sul de Portugal ou Sudoeste da PI, originando nebulosidade de desenvolvimento diurno, durante a tarde, devido ao aquecimento diurno que causarão aguaceiros e trovoadas no interior de Portugal !!
    No que respeita ás temperaturas parece-me que deverão manter-se bastante constantes nestes dias não devendo ultrapassar os 32º no interior, e os 23 a 25 no litoral.
    O litoral parece-me manter-se o Noroeste na tarde, o interior os aguaceiros e trovoadas que impedirão que haja mais calor...

Este é o resumo daquilo que vejo nos modelos dado posicionamento do AA neste mês.
    Portanto á primeira vista um m~es que deverá ficar na média em termos de precipitação e temperaturas de forma geral!!

14. ]ToRnAdO[

]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Ago 2006
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Boas,

Pelos modelos, hoje será mais um dia espanhol em termos de instabilidade, e por que não outra vez transmontanto embora com menos energia que ontem...

No resto do pais, calor e calma irá reinar...

15. MarioCabral

MarioCabral
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jan 2010
    Local:
    Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
    Parece-me mesmo que o dia de hoje vai reservar mais do mesmo de ontem...o interior norte será certamente o mais animado, bons índices de CAPE podem provocar boas descargas eléctricas, esperemos é que a aparição do granizo como é habitual nestes fenómenos não provoque grandes danos...
    Pelo resto do Continente teremos um dia bem agradável, com algum calor diria até...

Partilhar esta Página