Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2014

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Quanto á previsão convectiva, amanhã teremos alguma actividade no centro e sul, que poderá ser pontualmente mais intensa em partes do Alentejo e Vale do Tejo.

Analise/Sinóptica

Em altura uma cut-off desce ao longo do litoral oeste, reforçando-se durante o periodo devido á interacção com uma short wave de niveis altos associada a um campo ciclonico no Med. Ocidental.

Associada a esta cut-off, uma bolsa de T500<-15ºC, um campo de forçamento dinamico e uma area de circulação bem defenida nos niveis médios e altos afectam a metade sul de PT Continental.

Á superficie uma lingua de baixas pressões de origem térmica avança desde o G. Cadiz até á região da Estrela.
No seio deste campo de baixas pressões, uma camada de ar quente e relativamente humido migra para NW na camada abaixo dos 800hpa.

Esta camada de ar mais energético colocar-se-há entre uma dry line que separa o ar mais humido do ar mais seco que ocorre em Espanha e Norte/Centro de PT, e uma frente de brisa que afecta o litoral W marcando a margem da camada de ar maritimo mais estavel.

Durante o dia a insolação deverá, em conjunto com advecção, gerar uns 1000J/Kg de 0-1km MLCAPE...a presença de forçamento dinamico, e convergencia devido á dry line/frente de brisa deverá garantir que alguns focos convectivos surjam.

A convecção que surgir beneficiará de algum shear associado á circulação do vortice acima dos 700hpa ( 1-8km shear em torno aos 20-30kts).

É provavel que as células acabem por se organizar em clusters, cujo movimento lento para NW/W coloca algum risco de precipitação pontualmente excessiva.

Tambem os gradientes de theta-e nos niveis médios colocam algum risco de granizo e down/microbursts.

Por estes motivos coloco um nivel amarelo marginal, contornando a região de maior overlay entre o shear e o maximo de CAPE, e tambem onde está modelado mais forçamento dinamico.


UmnO98d.png



Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
-Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
-Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Downburst ( risco baixo de rajadas)
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas ,

De saida em saida , aumenta Cada vez mais as probabilidades de na proxima semana termos umas entradas frias .

Chuva e granizo , em especial no Litoral Norte e Centro, e neve nas terras altas poderao ser uma realidade na proxima semana .

O normal para a epoca , tal como tambem e normal estas temperaturas elevadas .

Mas maio e assim mesmo !
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Boas ,

De saida em saida , aumenta Cada vez mais as probabilidades de na proxima semana termos umas entradas frias .

Chuva e granizo , em especial no Litoral Norte e Centro, e neve nas terras altas poderao ser uma realidade na proxima semana .

O normal para a epoca , tal como tambem e normal estas temperaturas elevadas .

Mas maio e assim mesmo !

Falando de coisas mais interessantes :), de facto confirma-se james, cada vez mais solidifica o cenário de uma semana chuvosa e fresca com os sistemas frontais a descerem até a PI, mais uma vez como costume o NW irá registar bons acumulados, eu prevejo para este evento acumulados totais para o NW entre os 50-80mm o que fará com que o mês termine dentro da média.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
xnxco1.png


... Portugal ...

The southbound moving upper low interacts with rich BL moisture (LL mixing ratios up to 9 g/kg) and a confined region of 500-1000 J/kg MLCAPE evolves. DLS remains weak with 10 m/s or less, but 15 m/s 0-3 km shear and increasing LL shear during the late afternoon point to an augmented chance for organized pulsating thunderstorms. Large hail and strong wind gusts will be the main hazard. Interaction of mature storms with coastal sea breeze fronts could support an isolated tornado event. Storms start to weaken after sunset but a large hail risk continues until midnight due to MUCAPE of up to 800 J/kg.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Quanto á convecção, amanhã poderemos ter alguma actividade pontual na região SE.

Analise/Sinóptica

Em altura uma cut-off posiciona-se sobre o Estreito,com T500<-15ºC presente em boa parte do SW da Peninsula.
Na periferia NW da cut-off, um maximo de fluxo nos niveis médios e altos deverá afectar o Algarve, na margem do vortice em altura.
O padrão em altitude apresenta alguma subsidencia, mas com maior expressão numa area já a sul do Algarve...

Á superficie uma dry line avança desde o Alentejo, marcando o limite de progressão de uma massa de ar continental seco.
No Algarve está presente uma massa de ar ainda humido/energético em especial abaixo dos 850hpa, alimentada pelas brisas de S/SE.

Durante a tarde, o aquecimento diurno/ar frio em altura deverão gerar algumas centenas de J/Kg de MLCAPE, provavelmente perto de 500J/Kg na mesoescala.

A convergencia associada á dry line/frentes de brisa e a instabilidade deverão ser suficientes para compensar a fraca subsidencia presente...e o fluxo em altura deverá induzir uns 10-20m/s de 0-6km shear + uns 35kts de 1-8km shear, capaz de suportar algumas células mais organizadas..

Em especial no baixo guadiana/sotavento, poderão surgir alguns focos convectivos..o shear e o CAPE marginais poderão suportar um risco de granizo em células mais desenvolvidas, mas devido ao fraco apoio dos modelos, não há confiança para lançar um nivel amarelo para já..

6j4wGkN.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Quanto á previsão convectiva, amanhã espera-se alguma actividade em especial no norte, que poderá ser pontualmente forte no interior.

Analise/Sinóptica

Em altura uma perturbação polar desce desde o Atlantico norte.
Á frente da perturbação um forte lobo de forçamento dinamico entra por PT continental durante o dia de 2a.

Um forte jet de niveis médios e altos avança lentamente de W para E, com mais de 80kts aos 300hpa.

Á superficie um campo de baixa pressão cobre o golfo de Biscaia e parte N da Peninsula, com uma frente fria associada que entra pela Galiza ( 09z) e avança até ao eixo Sagres-Salamanca pelas 18z.

No sector pré frontal, ocorre uma razoavel advecção de humidade/temperatura com uma lingua de mixr>6g/kg a subir até trás os montes.


Em especial durante a tarde, algum aquecimento diurno ( dependendo da cobertura nebulosa) e o regime advectivo deverão gerar algumas centenas de J/Kg de CAPE...eventual/pontualmente até 500J/Kg.

Apesar do CAPE marginal, o forçamento dinamico/orografico deverão iniciar algumas células ou bandas em torno ou ao longo da frente fria.

As células que surgirem beneficiarão de shear moderado a forte e essencialmente unidireccional dado o forte fluxo em altura ( 40-60kts de 1-8km shear e 15-35m/s de 0-6km shear).

Este padrão favorece a genese de segmentos lineares organizados, com risco de rajadas marginalmente severas e granizo.

Por estes motivos coloco um nivel amarelo para boa parte do interior norte, onde pareve haver um melhor overlay entre CAPE e shear... a falta de CAPE mais robusto limita um pouco a confiança na previsão, pelo que se descarta para já um nivel mais alto.




gXd3v4G.png



Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada

Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros ou trovoada
- Granizo
- Rajadas
 
  • Gosto
Reactions: invent e CptRena