Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já a partir de quinta feira, no extremo sul do país, e na sexta estendendo-se às restantes regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto - Estrela, deveremos ter bastante instabilidade, aguaceiros e trovoada, devido à aproximação de uma depressão em altitude (e provavelmente com expressão também à superfície) que consegue romper a dorsal que neste momento nos afecta. Este cenário é unânime em todos os modelos, ficando a dúvida, que só deverá ser desfeita em cima da hora, da localização exacta da mesma, influenciando as quantidades de precipitação e locais afectados.

É muito provável que tal instabilidade se prolongue pelo fim de semana adentro, e afectando todo o país. Posteriormente, o anticiclone centrado a oeste do Reino Unido deverá continuar a bombear ar frio em altitude para a região entre os Açores e o continente, realimentando a depressão, e mantendo-a junto às nossas costas durante bastante tempo.

Apesar de na última saída o ECMWF ter acabado com a instabilidade na terça feira, dia 3, a média dos seus ensembles não está para aí virada, e prolonga-a até à sexta feira de Páscoa, pelo menos. O GFS mantém a instabilidade ad-eternum.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já a partir de quinta feira, no extremo sul do país, e na sexta estendendo-se às restantes regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto - Estrela, deveremos ter bastante instabilidade, aguaceiros e trovoada, devido à aproximação de uma depressão em altitude (e provavelmente com expressão também à superfície) que consegue romper a dorsal que neste momento nos afecta. Este cenário é unânime em todos os modelos, ficando a dúvida, que só deverá ser desfeita em cima da hora, da localização exacta da mesma, influenciando as quantidades de precipitação e locais afectados.

É muito provável que tal instabilidade se prolongue pelo fim de semana adentro, e afectando todo o país. Posteriormente, o anticiclone centrado a oeste do Reino Unido deverá continuar a bombear ar frio em altitude para a região entre os Açores e o continente, realimentando a depressão, e mantendo-a junto às nossas costas durante bastante tempo.

Apesar de na última saída o ECMWF ter acabado com a instabilidade na terça feira, dia 3, a média dos seus ensembles não está para aí virada, e prolonga-a até à sexta feira de Páscoa, pelo menos. O GFS mantém a instabilidade ad-eternum.

Isto está sempre, sempre, sempre a mudar ...... mas penso que mais logo á noite ou amanhã de manhã já saberemos que quantidade de precipitação, localização da precipitação e de que forma se estenderá pelo fim de semana ....
Mas nada está seguro ainda .....
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sinceramente eu ainda acho que existe grande divergência nos modelos, e até hoje mais do que ontem senão reparem como o ECM está completamente diferente do GFS e mesmo de outros modelos no que toca ao aprofundamento da depressão e sua aproximação .... e sendo dos modelos que mete mais chuva e dos poucos a dar chuva nesta Quinta Feira....

(...)

Aliás a meteorologista hoje de serviço falava em aguaceiros fracos no sul na Quinta Feira !!

Segundo o ECMWf não serão aguaceiros fracos:

ztNDl.gif


Quanto ao dia de quinta feira, parece-me que o GFS é o único a não dar precipitação para esse dia, senão vejamos os outros:

UKMO

UW72-594_kwy6.GIF


GEM

gem-2-66_fjs3.png


BOM-ACCESS

bom-2-72_hml1.png


HIRLAM

hirlam-2-60_tbl1.png


Ainda falta algum tempo e vai mudar algumas vezes, um movimento para norte ou para sul e tudo muda. Mas a tendência é muito boa, creio que só falta perceber quanto, quando e onde chove.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Esta questão é um bocado off topic, mas a falta de precipitação que temos tido nestes ultimos meses deve-se principalmente ao facto de termos sempre o anticiclone em cima de nós ou ha mais algum factor que ajude a este fenómeno?

Obrigado
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta questão é um bocado off topic, mas a falta de precipitação que temos tido nestes ultimos meses deve-se principalmente ao facto de termos sempre o anticiclone em cima de nós ou ha mais algum factor que ajude a este fenómeno?

Obrigado

No futebol português a culpa é sempre dos árbitros, quem havia de ser, mas na meteorologia não existem sempre os mesmos histéricos a gritar sempre o mesmo, e a culpa não é do AA (árbitro), mas sim de diversos outros factores a que chamamos a todas essas variáveis de teleconexões, e em que cada uma tem o seu próprio peso, e é um conjunto de combinações dessas variáveis meteorológicas que ditam a presença ou não desse anticiclone aqui em cima de nós.
Na minha modesta opinião o factor La Nina / EL NINO é um dos factores decisivos, dado que a temperatura da água do mar (mais quente ou mais fria) que tem maior importância no "detonador" da atmosfera...

Mas concentremo-nos no tópico em si ...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
ECMWF

Começa já na quinta com a aproximação da cut-off desde os Açores a colocar precipitação no sul do país, e na 6a será a vez também do centro...boas acumulações na região da Grande Lisboa e no NW algarvio...acima de 10mm em menos de 12h nestas últimas regiões...
No sábado vai também estender-se ao norte, mas à medida que vai passando o dia vai perdendo também força, já que o AA vai rumar até mais a oeste das Ilhas Britânicas e vai permitir criar uma ligação desde o NE Europeu até à Península, arredando o AA para SW do Açores...
Assim sendo, dia 1 e 2 ainda teríamos regime de aguaceiros que vão cada vez enfraquecendo mais...


GFS

O GFS após numa cut-off pré e pós ligação com o NE Europeu, mas não traria nada de muito diferente, já que a pós estaria já bem enfraquecida e exageradamente a SW do continente...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom enquanto isto andando ás voltas aproveito que estou de folga e faço uma carreira com o Benfica no Football Manager. Alguém costuma jogar :hehe:

Em relação aos modelos esta run pouca coisa trouxe de novo, mas palpita-me que o ECM vai manter na próxima run o que já havia prespectivado.
Continuo a achar esta sinóptica prevista muito invulgar (depois no e pós fim de semana), mas ainda tenho esperança que seja gerado ar frio suficiente para realimentar esta cut-off algo que o ECM não fez nesta run... (run das 00h).

A chuva prevista não é muita mas sempre vai dando para alegrar a vista e tanta falta que ela faz !!

Não vejo é assim muitas hipóteses de ver trovoadas e não percebo bem porquê ?? Acho o indice um bocado baixo ...
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Agora que estou quase a saír para o Algarve para vêr o Rali de Portugal é que tinha que aparecer uma depressão, já agora podia esperar para Segunda -Feira !!
Tantos dias de céu limpo e logo agora vamos ter chuva ?

João
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Tantos dias de céu limpo e logo agora vamos ter chuva ? João[/QUOTE]


Sim vi o site do IM e as opiniões aqui dos nossos entendidos e acho até uma ofensa da parte do S. Pedro. Ademais que que já tenho sandálias novas! :mad:

Além disso o IM não para de fazer alterações e mais alterações e ainda alterações às informações que tem dado no site. Cada vez que tento ver o tempo a 10 dias Zás! Mudança de Planos!:huh:

Perdoem o desabafo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Ai que bela run do ECM. Que bela chuvada que coloca no Algarve, por mim não mudava mais. :viva:

Mais vale ter um rally com lama do que comer toneladas de pó, já que a lama é boa para a beleza. :lmao::lmao:

Que venha uma chuvada valente que lave tudo e mais alguma coisa. :D Isto é a euforia de ver o ECM.

Já o GFS retirou precipitação, que tristeza, quem vai ganhar esta batalha, eu acredito no ECM. :D:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ai que bela run do ECM. Que bela chuvada que coloca no Algarve, por mim não mudava mais. :viva:

Mais vale ter um rally com lama do que comer toneladas de pó, já que a lama é boa para a beleza. :lmao::lmao:

Que venha uma chuvada valente que lave tudo e mais alguma coisa. :D Isto é a euforia de ver o ECM.

Já o GFS retirou precipitação, que tristeza, quem vai ganhar esta batalha, eu acredito no ECM. :D:thumbsup:

Onde é que vês essa bela chuvada ??????
Eu não vejo nada que não estivesse na run das 00h ...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta questão é um bocado off topic, mas a falta de precipitação que temos tido nestes ultimos meses deve-se principalmente ao facto de termos sempre o anticiclone em cima de nós ou ha mais algum factor que ajude a este fenómeno?

Obrigado

Deve-se a termos sempre o anticiclone em cima de nós, ou nas proximidades, a oeste, bloqueando as depressões vindas do Atlântico. Mas o anticiclone em si não tem culpa, essa é de vários factores, o que se passa na região equatorial, no Pacífico, entre outras regiões, influencia o estado meteorológico em Portugal. O facto de termos tido uma La Niña forte e prolongada pode ter sido importante, mas várias outras teleconexões podem ter influenciado.

Neste link, onde se compilam várias apresentações feitas num congresso da ECMWF, podes aprender um pouco mais sobre a relação entre as teleconexões e as condições meteorológicas na Europa:

http://www.ecmwf.int/newsevents/meetings/annual_seminar/2010/presentations/index.html
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Onde é que vês essa bela chuvada ??????
Eu não vejo nada que não estivesse na run das 00h ...

Se vai acontecer ou não, isso mais tarde se verá, mas o que ele vê, e todos nós vemos, é isto, que não é pouco (para além da carta já colocada pelo SpiderVV):

BxbTg.gif


p7idc.gif


jPH1T.gif


wxeKo.gif


E continuaria, todos os dias até final da simulação, simplesmente já está a um prazo pouco credível e num cenário pouco consolidado. De grosso modo, entre quinta e segunda seriam cerca de 50 mm no Algarve (contando com alguns mm das cartas das 00z, que não estão aqui). Repito, que pode não ser isto que se vai passar, estes eventos são de previsão difícil e volátil, mas o que o Algarvio1980 vê é isto.