Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012

O ECMWF12z seguio o GFS12z...a meu ver era de esperar já que o GFS costuma ser bastante bom a modelar eventos convectivos, por vezes até exagera, mas ao contrario do ECMWF o GFS costuma acertar bem no padrão e evolução a medio e longo prazo posterior á crise convectiva...o ECMWF geralmente fica á toa aquando destas coisas.

Bem...sendo assim teremos uma situação favoravel ao sul e ao interior centro entre 4f e sabado, com a maior actividade a concentrar-se na tarde de 5f, 6f e durante a manhã/inicio da tarde de sab.

A norte a actividade será mais intensa a partir do inicio da tarde de Sab, até á madrugada de Domingo, mas tambem na 6f poderá ocorrer alguma actividade no interior.

Na minha opinião a sinóptica entre as 10z e as 23z de Sabado é a mais interessante, com a possibilidade de formação de linhas de celulas bem estruturadas na região SW do pais, evoluindo para NE ao longo do dia, com possibilidade de eventos extremos localizados.

Domingo teremos alguma chuva associada a uma frente fria pouco activa ( com varias linhas de cumulus e estratocumulus associadas), que afectará maioritariamente o litoral a norte de Sines-Espichel.

Entre Domingo e 3f a tendencia é de tempo mais fresco, com noites frescas, e depois um progressivo aumento de temperatura em cenário anticiclonico estavel.
 
A actividade vai ser tão intensa que o GFS prevê uns míseros 0.3 mm de precipitação para Olhão. Isto vai continuar como está, o pessoal anda tão desesperado que vê uma pinga já festejam. Eu não vejo nem espero nada de surpreendente.
 
A actividade vai ser tão intensa que o GFS prevê uns míseros 0.3 mm de precipitação para Olhão. Isto vai continuar como está, o pessoal anda tão desesperado que vê uma pinga já festejam. Eu não vejo nem espero nada de surpreendente.

Pois eu também vejo isso...embora as palavras do nosso colega stormy sejam algo entusiasmantes.
Pelo que entendo a precipitação vai ficar confinada numa linha diagonal sudoeste /nordeste e em grande parte do interior. Parece-me que o sotavento ficará ao lado desta instabilidade toda, pelo menos é o que constato principalmente através do GFS.
Resumindo, instabilidade entre Quinta e Domingo um pouco por todo o país, ficando o sotavento, em principio, um pouco de parte.
No entanto até lá podemos ter alterações, se bem que a fartura aqui para estes lados nunca será muita.
 
A actividade vai ser tão intensa que o GFS prevê uns míseros 0.3 mm de precipitação para Olhão. Isto vai continuar como está, o pessoal anda tão desesperado que vê uma pinga já festejam. Eu não vejo nem espero nada de surpreendente.

Sim, já sabemos como são os modelos nestas situações e a sua imprevisibilidade. Mas aqui prevêem 0,8 mm, tou a ganhar logo serei menos miserável que tu :D
 
Eu estou á espera que ainda seja pior do que nos ultimos eventos porque desta vez a instabilidade se é que vai acontecer é na região mais interior com aguaceiros bastante dispersos ou se quiserem isolados e alguma chance de trovoada ...

Entre Quinta e Sábado para aqui e para a zona de Lisboa cerca de 4% de chances de chover, e por exemplo na zona teoricamente mais favorável por exemplo Beja 10% de chances de chover .....

Bah ... a maior expectativa é que haja trovoada algures porque isto de chuva como disse o Stormy, as maiores chances serão no Sábado no interior !!

Mais uma pinguinhas ....

Perdão para aqui as chances de chover serão de 12% enganei-me !!

No Porto sim as chances de chover rondam os 50 a 70% no fim de semana ......
 
Aqui no burgo esfumou-se tudo, porra:angry:. Por este andar ainda vamos gramar com algum imposto por causa da falta de agua:(
 
Houve algumas mudanças nos modelos, e agora o cenário parece ainda mais forte.

A mudança principal foi a formação de uma crista em altura que afectaria o pais entre o inicio da noite de 6f e a manhã de Sabado.
Esta crista separa a cut-off que se desloca para NE do cavado que só mais tarde a absorverá...e tem algumas consequencias, nomeadamente diminui a disponibilidade de ar quente e humido que poderia causar um regime mais intenso de convecção durante o Sabado.

A outra mudança foi a deslocação do cavado um pouco mais para norte, mas uma entrada de ar frio nos niveis medios e baixos mais intensa durante o dia de Domingo e 2f devido á posição do AA a forçar um fluxo de NW.

No geral teremos actividade convectiva a começar na 5f ( embora já amanhã possa haver alguma coisa pouca) e bastante actividade na 6f a partir da manhã e até ao inicio da noite, a afectar o centro e sul.
No sabado haverá alguma actividade convectiva no interior norte e centro a partir do fim da manhã, e depois a aproximação da frente que deixará bastante chuva a norte de Lisboa.
Durante o fim da tarde de Sabado e até ao meio da tarde de Dom teremos alguma actividade pós frontal, com tempo fresco e ventoso e neve nas terras altas ( 1100m)...esta actividade restringe-se ao litoral a norte de sines e á região norte e centro.
 
Interessante também ver a frente polar mergulhar mais para sul sem altas pressões na zona dos Açores. As pressões nas nossas zonas a uma semana de distância parecem ser muito mais baixas e aparentemente ficaremos do lado ciclónico. :)

ech1240gif.png


Será que o anticiclone dos Açores vai finalmente ceder? :huh:

edh1240gif.png
 
Interessante também ver a frente polar mergulhar mais para sul sem altas pressões na zona dos Açores. As pressões nas nossas zonas a uma semana de distância parecem ser muito mais baixas e aparentemente ficaremos do lado ciclónico. :)

ech1240gif.png


Será que o anticiclone dos Açores vai finalmente ceder? :huh:

edh1240gif.png

Já deve haver uns 5 dias que vejo isso nos modelos a 240 horas, e tem sido o prato do dia deste Inverno, que foi somente o mais seco desde que há registos !!
 
Chuva no Algarve vai ser improvável e basta olharmos para os dois modelos ECM tem ali uma mísera pinga e o GFS tem outra mísera pinga de 0.1 mm. O céu vai estar com alguma nebulosidade e não passará mais que isso. Chuva espero vê-la talvez na 1ªsemana de Abril, que é quando o ECM coloca precicipitação acima da média, isto é se não mudar já na 6ª feira quando o IM actualizar a previsão mensal.
 
Na run das 6Z do GFS, a +54h, a cut-off posiciona-se (antes de "unir-se" a norte) sobre grande parte do continente.



A precipitação foi muito reduzida, mas devido à proximidade da cut-off parece haver mais possibilidades de ocorrência de trovoada (Évora com 986 de CAPE e -5.3 de LI).
CAPE + LI (+60h).
 
Já temos os modelos em acordo até 3f.

Região centro e Sul

4f- Céu com periodos de muita nebulosidade alta, vento do quadrante leste e possibilidade baixa de trovoada no interior no baixo alentejo e algarve a partir da tarde.
Pequena descida da Tmax, e subida da Tmin.

5f,6f- Vento do quadrante leste, rodando para N/NW na 6f a partir do inicio da tarde no litoral e do fim da tarde no interior.
Aguaceiros e trovoadas, mais concentrados durante o dia.
Temperaturas estaveis.

Sab- Céu pouco nublado, tornando-se muito nublado a partir da tarde, com periodos de chuva ou aguaceiros ao fim da tarde e durante a noite.
Vento WSW e temperaturas estaveis.
No interior do alto alentejo é possivel a ocorrencia de trovoadas durante a tarde em regime pré frontal.

Dom,2f- Céu limpo com vento por vezes moderado com rajadas de NW, rodando a NNE.
Possibilidade de alguns aguaceiros pós frontais até á manhã de Dom.
Temperaturas em descida acentuada, nomeadamente as minimas.


Região norte

4f,5f- tempo quente com céu limpo, ligeira possibilidade de convecção na beira interior.

6f- Possibilidade de convecção no interior durante a tarde, temperaturas maximas em descida.
vento a rodar para o quadrante W.

Sab- Vento de SW, descida da Tmax.
Possibilidade de aguaceiros e trovoadas pré frontais no interior a partir da manhã.
Ao fim da tarde periodos de chuva pressistente por vezes moderada a forte.

Dom- Vento a rodar para NW, periodos de chuva até ao inicio da tarde sob forma de aguaceiros por vezes moderados e acompanhados de granizo na região NW.
Neve acima dos 1000-1200m desde a madrugada.
Descida da temperatura.

2f- Tempo seco, vento moderado de N e descida da temperatura.

Medio e longo prazo

Na minha opinião o GFS está mais realista até ás 160-170h, depois, até ás 240h os modelos mostram um padrão em comum.

Provavelmente a partir da proxima 3f teremos nova subida de temperatura, á medida que a dorsal atlantica volta a evoluir para NE sobre a PI.
Depois, a partir do fim de semana e durante a ultima semana do mês é provavel que se crie um cavado no Atlantico, haja uma negativização da NAO e portanto, um periodo instavel de cicrulação aos 500hpa de SW ou W.

Um cenário possivel será a formação de um cavado no atlantico central, com um periodo instavel mas relativamente quente nos ultimos 8 dias do mês, finalizando com um periodo de fluxo mais frio e talvez humido de N no inicio de Abril.
 
Parece-me que neste momento o cenário ainda está bastante confuso e que apenas desta micro cut-off é que saberemos que tempo havemos de esperar ...
Assim sendo penso que na Quinta haverá apenas alguns aguaceiros bastante fracos e dispersos.
Sexta será o dia mais convectivo mas mais no Norte e Centro, e depois no fim de semana a norte de montejunto estrela que teremos alguma chuva !

No medio longo prazo não vejo nada por aí além havendo um cenário após as 168h que em minha opinião ainda está muito pouco definido !!
 
Bem isto vai de mal a pior! Parece que a chuva não quer nada conosco.
A minha fé agora é em termos um Abril/Maio bastante convectivos.
Esta factura vai ter de ser paga algures no tempo, não se sabe é quando.