Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
boas vi isto no face do meteomontijo https://www.facebook.com/MeteoMontijoPT ja ha certezas???

Que irresponsabilidade :angry:

Não vai haver ciclogénese explosiva nenhuma, ou pelo menos nada aponta nesse sentido.

Vamos ser afectados por uma depressão que se deslocará de Norte para Sul e deverá estacionar a sudoeste de Sagres, com a pressão no centro a não baixar dos 995 hPa. Situação normal de chuva, desta vez mais no Centro e Sul, algum vento, possibilidade de trovoada, nada a ver com uma situação de tempo severo característico de ciclogéneses explosivas.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Um equivoco na interpretação dos mapas. Segundo o GFS teremos a formação de uma ciclogenese às 18h00 de amanhã, a noroeste da Península Ibérica e à latitude do Reino Unido, com uma pressão atmosférica de 1013 hPa. Essa depressão deslocar-se-á para oeste da Península Ibérica onde, às 18h00 de Quinta-feira, terá uma pressão de 1001 hPa.
Ou seja, o núcleo da depressão terá uma variação de 12 hPa em 24 horas, abaixo dos 17 hPa (valor de referência à latitude de 37º para ser considerada explosiva).
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Explicação / esclarecimento de conceitos e fenómenos meteorológico: Colo




Entretanto não fiquem convencidos com a possível ciclogénese explosiva, pois possivelmente não ocorrerá. No vídeo explico melhor o que irá acontecer quanto ao desenvolvimento e formação dos respectivos sistemas de pressão (Altas e Baixas) associadas a essas. Neste caso falarei de um Colo.
 
Editado por um moderador:

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
De facto o mais provável é que a pressão não tenha tão acentuada descida, mas o que os modelos ontem mostravam era de facto um ciclogénese explosiva. E como eu, outras páginas assim o entenderam.

Hoje vão haver mais novidades e actualizações. O que as pessoas ficaram a entender é que de facto na Quinta irá chover bastante e ocorrer trovoada, se é ciclogénese ou não.. Logo se vê.

Está publicado agora mesmo uma informação no MeteoMontijo: Situação actual para amanhã (Quinta):

A ciclogénese explosiva para já NÃO se confirma, esperando-se assim que amanhã seja um dia de precipitação moderada a forte e ocorrência de trovoada/granizo em especial no Centro e Sul. Mais logo daremos novidades.

Apesar disso, o GFS mostra uma diferença de -18hPa em 24 horas aqui na Margem Sul do Tejo. A pressão mínima de 998hPa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto o mais provável é que a pressão não tenha tão acentuada descida, mas o que os modelos ontem mostravam era de facto um ciclogénese explosiva. E como eu, outras páginas assim o entenderam.

Hoje vão haver mais novidades e actualizações. O que as pessoas ficaram a entender é que de facto na Quinta irá chover bastante e ocorrer trovoada, se é ciclogénese ou não.. Logo se vê.

Quais foram os sites ( de meteorologia ) onde viste mencionada ciclogénese explosiva?

O Jorge SCP explicou bem a situação, e em princípio será um dia normal de chuva, pontualmente forte em algumas zonas e com trovoada.Não me parece de todo que haja ciclogénese explosiva, e mesmo ontem não vi isso nos modelos...:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Quais foram os sites ( de meteorologia ) onde viste mencionada ciclogénese explosiva?

O Jorge SCP explicou bem a situação, e em princípio será um dia normal de chuva, pontualmente forte em algumas zonas e com trovoada.Não me parece de todo que haja ciclogénese explosiva, e mesmo ontem não vi isso nos modelos...:rolleyes:

De facto houve aqui uma grande confusão, a não repetir. Outras páginas de meteorologia amadoras quer portuguesas quer espanholas.

No entanto, o GFS modela uma diferença de -18hPa em 24 horas aqui para a minha região. Não se considera ciclogénese :confused: ?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto houve aqui uma grande confusão, a não repetir. Outras páginas de meteorologia amadoras quer portuguesas quer espanholas.

No entanto, o GFS modela uma diferença de -18hPa em 24 horas aqui para a minha região. Não se considera ciclogénese :confused: ?

Penso que para as nossas latitudes, e para ser considerada explosiva, terá que haver uma queda na pressão de 20 a 24 hpa em 24 horas.

Uma situação de ciclogénese explosiva caracteriza-se por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo.

Em particular, à latitude de 60ºN, nestas situações, observa-se um decréscimo médio da pressão atmosférica igual ou superior a 1hPa por hora durante 24 horas.

Nas latitudes de Portugal Continental, uma ciclogénese pode ser considerada como explosiva para um decréscimo médio da pressão atmosférica ligeiramente inferior 1 hPa por hora em 24 horas.

A previsão deste tipo de situações é particularmente importante, devido ao tempo severo associado, geralmente, ventos fortes e precipitação intensa.

http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/...ndex.html?page=ecmwf.depressao.xml&print=true
 
M

Membro excluído 274

De facto o mais provável é que a pressão não tenha tão acentuada descida, mas o que os modelos ontem mostravam era de facto um ciclogénese explosiva. E como eu, outras páginas assim o entenderam.

Hoje vão haver mais novidades e actualizações. O que as pessoas ficaram a entender é que de facto na Quinta irá chover bastante e ocorrer trovoada, se é ciclogénese ou não.. Logo se vê.

Está publicado agora mesmo uma informação no MeteoMontijo: Situação actual para amanhã (Quinta):

A ciclogénese explosiva para já NÃO se confirma, esperando-se assim que amanhã seja um dia de precipitação moderada a forte e ocorrência de trovoada/granizo em especial no Centro e Sul. Mais logo daremos novidades.

Apesar disso, o GFS mostra uma diferença de -18hPa em 24 horas aqui na Margem Sul do Tejo. A pressão mínima de 998hPa.

Vamos lá ser razoáveis... modelos são modelos, o que mostram hoje é diferente do que mostravam ontem e amanhã será tudo diferente e por aí adiante... em nenhumas das ditas páginas se deu a dita ciclogénese como certa, nem se profetizou a desgraça, apenas se falou na possibilidade, frizo, possibilidade de tal acontecer... mas afinal estamos aqui para quê? Não é para discutir os modelos? Aprender uns com os outros? Bem... Se não é isto, então estou aqui equivocado.
 
  • Gosto
Reactions: AndréFrade

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Vamos lá ser razoáveis... modelos são modelos, o que mostram hoje é diferente do que mostravam ontem e amanhã será tudo diferente e por aí adiante... em nenhumas das ditas páginas se deu a dita ciclogénese como certa, nem se profetizou a desgraça, apenas se falou na possibilidade, frizo, possibilidade de tal acontecer... mas afinal estamos aqui para quê? Não é para discutir os modelos? Aprender uns com os outros? Bem... Se não é isto, então estou aqui equivocado.

Claro.

Nunca dei a ciclogénese explosiva como certa, mas por um lado compreendo o que alguns membros aqui do fórum querem dizer. De ontem para hoje só aquela publicação alcançou mais de 10 mil pessoas. Mas o que interessa é que as pessoas ficaram a perceber o que na Quinta-Feira se vai passar. Chuva e trovoada, certo ? Não avancei com mais nada.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
De facto, e desculpem lá dizer, mas acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água...

A questão sobre a ciclogénese explosiva está esclarecida e penso que o AndréFrade compreendeu bem o erro que cometeu. De qualquer forma também ele não falou em certezas. Até, e porque como todos bem disseram, não é certo. Mas permitam-me que digam que, acusarem pessoas de irresponsabilidade perante esta previsão e em situações bem piores que já se viram por aqui de exageros ficarem indignados porque membros ou moderação fizeram simples chamadas de atenção é algo que no mínimo chamaria de "dualidade de critérios" um pouco estranha.

Fica uma nota: Ciclogénese explosiva tem critérios bem definidos como o Snifa disse. Contudo eu chamava a atenção de uma coisa: Qual é a diferença entre uma depressão que cava 19hPa em 24h e uma que cava 20hPa? Penso muitas vezes ser necessário algum sentido crítico das situações para além das definições em si ;)
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Com ou sem ciclogenese explosiva , a verdade e que o ecm ( que pessoalmente e o que eu gosto mais ) de dia para dia vem reforcando a possibilidade de virmos a ter um periodo prolongado de chuva , que desta vez se podera estender a todo o pais .
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Há aqui uma grande confusão. Para ser considerada ciclogénese explosiva essa descida da pressão (os tais 24 hPa em 24 horas) não tem de acontecer num determinado local, num ponto fixo. Tem de acontecer no centro da depressão, que se está a deslocar. Concluindo, tem de haver uma descida de 24 hPa em 24 horas no centro da depressão em deslocamento.

Ora, nem ontem, nem há 3 dias, nem hoje, tal foi modelado. A depressão que nos vais afectar amanhã vai baixar pouco dos 1000 hPa no centro. Uma ciclogénese explosiva é caracterizada por vento muito forte devido ao rápido cavamento que origina um "ajuntamento" das isóbaras (elevado gradiente de pressão). Nada disso irá acontecer, nem nunca esteve para acontecer.

Acontece que centenas ou milhares de pessoas vêm este tópico todos os dias. Estar a falar em ciclogénese explosiva neste caso não é nada justificado e pode suscitar uma falsa passagem de informações e falsos alarmismos, que levam a que quando acontecer realmente uma ciclogénese explosiva (tipo Gong ou Stephanie), muitos não levem a sério!