Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Muita chuva, durante os próximos 10-15 dias não haverá tempo de sol e estável genericamente em todo o pais, teremos um padrão instável até perder de vista.
O mês de Março com estes últimos dias irá acabar com uma anomalia neutra de temperatura bem como precipitação dentro ou acima da média, temi que isso não viesse acontecer mas felizmente o mês não irá acabar seco e quente como se poderia pensar.

Portugalweather ,

Lá diz o ditado , " em abril águas mil " , os nossos antepassados não o inventaram por acaso .

E quase nunca falha . . .
 
  • Gosto
Reactions: PortugalWeather


MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Segue nova actualização. Ao que parece nada de novo se prevê para além do que era previsto ontem, apenas com uma pequena alteração, em que a depressão que no final do dia de quinta-feira e sexta, essa afecte mais as regiões do sul.




Entretanto espero não gerar nenhum constrangimento aos demais "foristas". Soube há pouco que ontem deu raia. Tentem aceitar o conhecimento de cada um, aquele (conhecimento) que não vos pareça fundamentado e ou inválido (reforço: para cada um individualmente) não carece de ser debatido de forma mais efusiva. Já se diz há muito: "Que cada um fique com a sua."

No entanto, penso que este forum serve para também para debate, troca de informação e conhecimento, desde que seja exposto sempre com liberdade e ao mesmo tempo com respeito da liberdade de cada um dos demais.

P.S.: Não sei o que se passou, apenas recebi uma mensagem a informar-me que um dos meus post's, que apesar de não ter nada de errado, foi também apagado por ter sido usado no "debate" por quem se "portou mal". Agradeço em "público" ao moderador por me ter escrito a informar dessa acção que tomou.

Bem-Hajam ;)
 
Editado por um moderador:

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Meus caros,

Agora para quebrar o gelo, os Porta dos Fundos (penso que muitos já conhece e já "gargalgaram" muito à custa deles, fez ontem uma sátira acerca das previsões meteorológicas e respectivo apresentador dessas.


Riem muito, sei que como têm um bom sentido de humor (típico nosso português).

p.s. Espero que não seja apagado este, porque o vídeo tem alguma linguagem mais forte, tipo de alguém que tem o síndrome de Tourette. :lmao:
 
Editado por um moderador:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Hoje teremos alguma actividade convectiva, num padrão dinâmico muito interessante, mas com falta de energia termodinâmica.

Sinóptica

Em altura uma forte perturbação polar desce desde o Atl. N pela Baia de Biscaia até Espanha.
Uma dorsal establece-se a SW de PT continental.

Entre estes um forte fluxo de NW estabelece-se nos níveis médios e altos, gerando um ambiente energético e com shear forte de algum caracter rotacional.

Á superfície uma pluma de maior humidade desce á frente de uma frente fria, que entra pelo N ao fim da manhã e cruza o território de N para S até ao fim o dia.

Alem da frente fria, uma short wave embebida no fluxo em altura deverá igualmente favorecer fluxos verticais/forçameneto.

Neste padrão há um período, no norte, em que a humidade pré frontal se justapõe com a margem núcleo de ar polar em altura, isto na proximidade do máximo de shear/fluxo associado ao mid/upper jet.

Como a humidade á superfície é bastante fraca ( ar polar marítimo), o frio em altura pouco consegue compensar a fraca energia á sfc, o que limita o CAPE a alguma centenas de J/Kg mesmo tendo em conta o aquecimento diurno.

No entanto, deverá surgir alguma convecção de pouco desenvolvimento, preferencialmente ao longo da frente, que dada a dinâmica interessante poderá gerar algumas rajadas marginalmente severas, e algum granizo/graupel onde hajam updrafts mais saudáveis.

O movimento das células face á linha frontal e ao mid level jet, em conjunto com 0-2SBCAPE de mais de 50J/Kg favorece algum risco de uma tromba/gustnado, mas a topografia não deverá ajudar á organização convectiva, pelo que o risco é mínimo.

Dadas as condições marginais não vou arriscar nenhum nível de risco nomeadamente devido ás duvidas acerca da quantidade de CAPE que se vai conseguir desenvolver, e devido ao facto da dinâmica mais favorável ocorrer na região nordeste, onde a topografia e a presença de alguns restos de ar estável nocturno até ao fim da manhã deverão actuar no sentido de limitar a capacidade de organização deste tipo de convecção de fraco desenvolvimento vertical.

3uwejMy.png


Cinzento
- Aguaceiros/possibilidade de trovoada
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Isso é previsão de precipitação acumulada em 12 horas, entre 10 a 25 mm, boa chuva mas nada de "especial", de qualquer modo, e a ocorrer, será uma chuva bem vinda para o sul.:thumbsup:

Relativamente aos próximos dias, parece que se poderá estabelecer um padrão instável, propício a aguaceiros/periodos de chuva e até algumas trovoadas, vamos ver, pois ainda faltam afinar alguns pormenores que farão toda a diferença..:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Os dois principais modelos estão em quase total concordancia, neste caso o ECM saiu vencedor e o GFS recuou ao por a cut-off no meio do atlântico, ela só poderia vir para cá. Muita chuva depende do ponto de vista, prevista para a proxima quinta-feira no centro e sul do pais, praticamente a sul do Douro, já não vejo forma ou escapatória para isso não acontecer.
Relativo para depois os modelos estão em sintonia e verificam a entrada de uma depressão, apos as 120h, vinda e W, apesar do GFS nesta run ter enfraquecido-a um bocadinho, não vejo forma de ela não se dirigir para a nossa Penisula, mas é natural que até lá os modelos vão acertando agulhas,a esse nivel estou convencido que o GFS irá reforçar essa depressão nas proximas runs, não vejo forma de ela não se dirigir para Leste em direcção Oeste da PI, mas isso é só a minha opinião.
Quem acompanha os modelos algum tipo sabe que nestas situações com um bloqueio anticiclonico a Oeste e a leste o mais provável era mesmo a cut-off mergulhar sobre PT e relativo á outra depressão julgo que irá por o mesmo caminho, mas vamos acompanhar ainda pode recuar.

Nota:
Este comentário como outros, não visa alimentar polémicas, nem ter qualquer teor provocatorio, espelha só a minha opinião que penso ter direito a ela, limita-se a comentar os modelos e as suas tendências estando totalmente enquadrado na temática do tópico, neste sentido pedia não receber respostas que comecem ou iniciem polémicas ou divergências que não contribuem para o topico, se alguem acha o que achar que é exagerado ou isto ou aquilo respeitem pois é só a minha opinião. Pretendo contribuir de forma civilizada para o forum nada mais que isso. Cumprimentos a todos.
 
  • Gosto
Reactions: Aurélio

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia,

Todos falaram mas ninguém notou a principal diferença no dia de hoje face a dias anteriores, pelo menos a mim assim me pareceu.
O GFS recuou e coloca a cut-off a passar a oeste de Portugal de Norte para sul, mas esta vai-se dividir em dois nucleos quando estiver no litoral sul, um que rumara mais em direcção á Madeira e outro que deverá ficar ou no sul de Portugal ou a sudoeste de Sagres. A presença ou não destes pequenos núcleos farão toda a diferença.
Com esta situação vai-se gerar um sistema frontal que atravessará o sul e litoral centro no final de Quinta.
Na Sexta a precipitação dependerá da presença de pequenos núcleos, e a precipitação será em forma periodos de céu muito nublado, com aguaceiros e trovoadas.
No Sábado a precipitação a ocorrer salvo alteração significativa, será mais a norte e centro em especial mais no interior.

A partir de Domingo é que existem as enormes divergências nomeadamente entre o GFS e ECM, em que se percebe melhor, quando se olha para a zona dos Açores, que diferenças de pressão em torno de -10/-15 no ECM face ao GFS.
Isso implicará no ECM um fluxo de sul e no GFS um fluxo de oeste, que fará diferenças enormes no que toca ao tempo, em especial a sul do Tejo.

Parecem pequenas diferenças mas na verdade são grandes diferenças que farão toda a diferença no tempo aqui ...

Em resumo, ainda muita coisa será alterada, sendo a única coisa que parece certa será o regresso do tempo frio, e um período mais instável.

Continuo a preferir 10 vezes o ECM após as 144 horas !

PS: Tudo o que escrevo nos meus posts é da minha inteira responsabilidade, por isso sou responsável pelos conteúdos e contextos apresentados, e por isso ninguém é obrigado a ler, comentar ou a ficar perturbado com aquilo que escrevo. Além disso trocar ideias com outro membro é sempre saudável e ajuda a que ambos aprendam, e apesar de por vezes parecer que vai descambar, na pratica apenas se está a trocar ideias, pois ambos respeita-mo-nos e um Forum também é isso ;)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas a todos,
Eu já tinha referido neste tópico, que o mês de abril iria ser mais chuvoso do que o março
o Março foi seco e com temperaturas um pouco acima da média. o Mês de abril irá ser abaixo da média ou mesmo na média com bons dias de chuva e instabilidade, ou seja "Abril águas mil"
 
  • Gosto
Reactions: james

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Boas a todos,
o Março foi seco e com temperaturas um pouco acima da média. o Mês de abril irá ser abaixo da média ou mesmo na média com bons dias de chuva e instabilidade, ou seja "Abril águas mil"

Mas qual temperaturas acima da média o mês ainda nem sequer acabou e vai muito bem ficar abaixo da média :lmao: o portugalweather tem razão :D o mês começou fraco mas aqueles dias de sol também tiveram manhãs abaixo da média e com dias na média entre eles.

Quanto a abril vai começar abaixo da média mas depois pode recuperar segundo o Gfs :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: MeteoCaxinas

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Mas qual temperaturas acima da média o mês ainda nem sequer acabou e vai muito bem ficar abaixo da média :lmao: o portugalweather tem razão :D o mês começou fraco mas aqueles dias de sol também tiveram manhãs abaixo da média e com dias na média entre eles.

Quanto a abril vai começar abaixo da média mas depois pode recuperar segundo o Gfs :thumbsup:

Eu acho que em marco vai ter que se diferenciar as temperaturas maximas das minimas . Tivemos realmente 2 semanas com maximas acima da media mas minimas bastante baixas .

Mas es capaz de ter razao , o inicio deste mes e agora o final e capaz de por as maximas pelo menos dentro da media .
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
TEMPESTADE: De acordo com as últimas actualizações meteorológicas, na Quinta-Feira uma ciclogénese explosiva pode vir a atingir Portugal Continental.

Ainda nada está confirmado mas caso as previsões se mantenham, na Quinta-Feira o Continente poderá ter uma situação de chuva forte e trovoadas. Poderá atingir todas as regiões, mas o Centro e Sul poderão ser mais afectados. Esta ciclogénese poderá não provocar vento forte. Uma situação de ciclogénese explosiva caracteriza-se por um decréscimo muito acentuado da pressão atmosférica no centro de uma depressão num curto intervalo de tempo. A previsão deste tipo de situações é particularmente importante, devido ao tempo severo associado.

Mapa - Precipitação - Modelo GFS METEOCIEL.FR.

boas vi isto no face do meteomontijo https://www.facebook.com/MeteoMontijoPT ja ha certezas???