Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Uma pergunta:
Sei que a distância ainda é muita, e que tudo pode mudar de um dia para outro, mas:
Para o Litoral Norte, poderá ser mais interessante o dia de 3ª ou de 5ª da próxima semana, em relação a neve?
Esquecendo a distância temporal.

Boa noite,
Tenho tido pouco tempo para acompanhar este fórum mas pelo que vou conseguindo ver noutros sites as previsões andam um pouco complicadas a 3 ou 4 dias de distância. Costumo consultar as runs do GFS aqui do MeteoPT, O Weatheronline, o Windguru e o Freemeteo. Além disso vou lendo sempre que posso este tópico. Como por vezes a discussão aqui envereda por um caminho muito cientifico pergunto só se alguém pode aqui simplificar e resumir o que está para vir em matéria de tempo até ao próximo Domingo. Pergunto isto porque nos sítios que referi já vi previsões de tempo seco e com temperaturas de 0º aqui para Sintra no fim de semana, e umas horas depois já vejo as previsões com chuva e vendaval (p.ex. Windguru).
Como é? Em que ficamos?
Obrigado pela paciência...

Aí é que está o problema, o frio chega mais cedo ....... sem que a tal depressão ainda tenha ganho energia nas águas mais quentes da Madeira, e injecta ar frio para aquela zona, em todas as camadas da atmosfera, e portanto nem chega a haver choque de massas !!
A tal situação do choque de massas apenas existia se a depressão chegasse cá, porque iria puxar uma massa de ar quente que chocaria com a massar de ar frio, mas a um outro nivel porque teriamos uma camada de muito frio a T850, e depois teriamos uma camada de ar bem mais quente por baixo dela, e se transformaria numa bomba relógio, causando uma forte gradiente térmico nas camadas atmosféricas.
Recordo que a tal depressão vem bem dos lados da Gronelândia com uma temperatura baixa a T850, apanha á superficie ar mais quente, ganha energia, e depois se conseguisse passar da Madeira e ganhar velocidade, apanhando a barreira africana (falta-me o nome técnico) estaria ganhando mais energia e depois o choque de massas em cima de nós seria brutal ......

Se isto ainda der em nada era como me darem um banho de gelo por cima de mim:cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold::cold:

Acho que entendi, Aurélio! Para que tudo corra como desejado, tudo tem de ocorrer no sítio e no tempo certo. Se a depressão se encontrar com a massa fria antes de atingir portugal continental (a uma boa distância), então perderá energia e só algumas regiões do país serão influenciadas, mais a nível de precipitação, perdendo força e frio de norte para sul e do litoral para o interior.

É em todo o lado. No tópico das saídas de sonho até davam tempestade de neve para Portalegre, a 400-500m. :lmao:

Olá boa noite conterrâneo!
É impressão minha ou os modelos andam todos malucos?? :lmao:
Já vi para ai uns três sites e todos estãoa prever neve com fartura aqui para a nossa terrinha! Foi o fremeteo, e o weather underground mete logo para sexta a noite, domingo e segunda!!!:surprise:

Era bom era...

Olá boa noite conterrâneo!
É impressão minha ou os modelos andam todos malucos?? :lmao:
Já vi para ai uns três sites e todos estãoa prever neve com fartura aqui para a nossa terrinha! Foi o fremeteo, e o weather underground mete logo para sexta a noite, domingo e segunda!!!:surprise:

Era bom era...
Boa noite!
Pois não fazia mal não, a nossa cidade é bem bonita de branco mas nem sei no que acreditar. É só esperar para ver.

Esta saída do GFS 18z também está jeitosa..garante boa chuva para o Sul ( em especial o Algarve com a passagem de uma depressão bem perto da costa sul) e muito frio e possibilidade de neve nas regiões localizadas no flanco norte da depressão sob circulação E/NE da mesma.... está interessante.isto promete... vamos ver..:thumbsup:

Mais uma RUN que faz sonhar muitos!:):):)

A região centro seria contemplada por belas acumulações de neve, muita chuva no Algarve e o no Norte ficaria a saber a pouco, muito pouco diria eu, é apenas mais uma RUN mas a tendência continua lá...

Geopotencial bastante acusado em especial no Norte, um vale bastante marcado...

gfs0150.png

Mais uma run mais rodada e o GFS voltou a mudar após as 48h ...... seria bom menos frio, para que a depressão na Madeira pudesse ser puxada com menos força para cima Nordeste....
Mas continua muito bom o GFS e tornou-se isto muito interessante aqui para o sul na Sexta e porque não depois no Sábado e depois claro na Segunda ....

Mas vamos com muita calma que isto até a 48 horas está muito confuso ...

Boa noite o freemeteo da saraiva ou neve forte para Lisboa. Qual e a percentagem de fiabilidade desta previsão?

Eu não me importava que nevasse agora neve forte era histórico :lmao:

Pessoal não olhem só para as temperaturas e a possibilidade de haver precipitação para que ocorra queda de neve. Só isso não chega, entre outros factores há um com alguma importancia a humidade do ar....

Para quem não conhece aqui fica um link para calcularem a possibilidade de queda de neve em virtude do factor temperatura e humidade...

http://www.sciencebits.com/SnowProbCalc&calc=yes

E continuem a sonhar, quem sabe os sonhos não se transformam em realidade, e ainda não chegou o inverno ....:lol::lol:

Boas ;)

O site do meteo.pt nesta actualização das previsões, já meteu frio para os proximos dias a partir de sabado, e chuva (neve em alguns casos) tambem ... :thumbsup:

O freemeteo tambem está com previsoes espectaculares, dá neve para segunda feira para muitos locais mesmo !!

Isto está mesmo a prometer :D

Estado
Fechado para novas mensagens.