Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos e falando relativamente aqui ao sul do país, o cenário continua muito fraquinho a 10 dias olhando aos modelos do GFS e ECM ...
Mesmo assim parece-me que o ECM ainda é o mais optimista pois tem a NAO melhor definida que o GFS colocando uma grande depressão nos Açores !!
Neste momento o garantido é chuva no Norte e Centro na Quarta, e depois Sexta até que a vista alcança...

No sul pode chover na Quarta e depois uns chuviscos na Sexta, e nada de novo dentro das 240 horas ...
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IM mantêm a previsão de chuva forte aqui para o Norte para quarta-feira com a chegada de uma frente...

Previsão para 4ª Feira, 17 de Novembro de 2010

Céu muito nublado, passando gradualmente a céu com abertas.
Períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral,
passando a regime de aguaceiros que serão de neve acima dos
1200 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste e forte
(35 a 55 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, rodando
gradualmente para noroeste.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Subida da temperatura mínima.

Actualizado a 15 de Novembro de 2010 às 6:28 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

De novo boas acumulações em perspectiva :rain: :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Olhando aos modelos e falando relativamente aqui ao sul do país, o cenário continua muito fraquinho a 10 dias olhando aos modelos do GFS e ECM ...
Mesmo assim parece-me que o ECM ainda é o mais optimista pois tem a NAO melhor definida que o GFS colocando uma grande depressão nos Açores !!
Neste momento o garantido é chuva no Norte e Centro na Quarta, e depois Sexta até que a vista alcança...

No sul pode chover na Quarta e depois uns chuviscos na Sexta, e nada de novo dentro das 240 horas ...

Tens razão Aurélio, olhando os modelos Quarta pode chover cerca de 5 mm, 6ª feira e sábado pode cair uns chuviscos no Algarve. A partir daí continua tudo muito incerto, o ECM continua no mesmo cenário, já o GFS nem por isso, e no caso do ECM é sempre a partir das 216 horas ou mesmo 240 horas, é sempre a 10 dias, é um adiar constante dos modelos, por isso, está tudo muito incerto ainda. Vamos ver se ultrapassamos os 30 mm este mês, mas estou com muitas reservas quanto a isso, só algo extraordinário fará este mês acabar na média, e neste momento, não vejo nada de extraordinário nos modelos.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tens razão Aurélio, olhando os modelos Quarta pode chover cerca de 5 mm, 6ª feira e sábado pode cair uns chuviscos no Algarve. A partir daí continua tudo muito incerto, o ECM continua no mesmo cenário, já o GFS nem por isso, e no caso do ECM é sempre a partir das 216 horas ou mesmo 240 horas, é sempre a 10 dias, é um adiar constante dos modelos, por isso, está tudo muito incerto ainda. Vamos ver se ultrapassamos os 30 mm este mês, mas estou com muitas reservas quanto a isso, só algo extraordinário fará este mês acabar na média, e neste momento, não vejo nada de extraordinário nos modelos.

Olhando aos modelos e comparando ambos os modelos no prazo de 10 dias, eu diria que aparentemente até dia 25 teriamos no máximo dos máximos mais uns 15 mm, o que faria efectivamente tu ficares com cerca de 25 a 30 mm, e faro ficar com cerca de 20 a 25 mm ..
Por isso creio que a ultima semana do mês que os modelos apontam como provavelmente ser o mais chuvoso deste mês será decisiva para o desenrolar do mês ??

.....

Por falar nisso a Climat não tem mais umas informações actualizadas para disponibilizar aqui para a malta !!
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Olhando aos modelos e comparando ambos os modelos no prazo de 10 dias, eu diria que aparentemente até dia 25 teriamos no máximo dos máximos mais uns 15 mm, o que faria efectivamente tu ficares com cerca de 25 a 30 mm, e faro ficar com cerca de 20 a 25 mm ..
Por isso creio que a ultima semana do mês que os modelos apontam como provavelmente ser o mais chuvoso deste mês será decisiva para o desenrolar do mês ??

.....

Por falar nisso a Climat não tem mais umas informações actualizadas para disponibilizar aqui para a malta !!

descupem a minha pergunta mas ando ás voltas qui no forum á procura do seguimento do tempo no litoral centro naquela manha de sonho em que nevou em locais pouco habituais como em lisboa,ribatejo etc em 2006 e nao consigo encontrar essa mensagens !por favor podiam me ajudar!mais uma vez peço desculpas obrigado
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
descupem a minha pergunta mas ando ás voltas qui no forum á procura do seguimento do tempo no litoral centro naquela manha de sonho em que nevou em locais pouco habituais como em lisboa,ribatejo etc em 2006 e nao consigo encontrar essa mensagens !por favor podiam me ajudar!mais uma vez peço desculpas obrigado

Naquela altura não havia seguimentos diferenciados como há hoje, havia um seguimento geral, e ainda havia pouco membros no fórum, por isso não te admires se houver pouco material, visto o fórum nessa altura ter apenas 5 meses de existência.

O link leva-te logo a dia 29 de Janeiro de 2006.

http://www.meteopt.com/forum/seguimento-meteorologico/seguimento-janeiro-2006-a-97-23.html#post2465
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Olhando aos modelos e comparando ambos os modelos no prazo de 10 dias, eu diria que aparentemente até dia 25 teriamos no máximo dos máximos mais uns 15 mm, o que faria efectivamente tu ficares com cerca de 25 a 30 mm, e faro ficar com cerca de 20 a 25 mm ..
Por isso creio que a ultima semana do mês que os modelos apontam como provavelmente ser o mais chuvoso deste mês será decisiva para o desenrolar do mês ??

.....

Por falar nisso a Climat não tem mais umas informações actualizadas para disponibilizar aqui para a malta !!

Eu pessoalmente não estou muito preocupado. Posso estar enganado mas acho que se está a cozinhar algo parecido ao ano passado e quando a torneira abrir vai abrir bem!!! Não acredito num ano seco aqui pro sul quando o norte está a encher a balde. Aliás o anticilone não ficará eternamente na posição onde tem estado e quando o padrão alterar haverá depressões a deixar mais água aqui no sul do que no norte .
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Amigos de Bragança, isto começa a animar;)
A manter-se a tendência, o próximo fim-de-semana, principalmente Domingo, poderá ser o início das romarias em busca da "maravilha meteorológica" a Nogueira e/ou Montesinho:)

Isto para a maior parte dos Brigantinos, porque o Dan já começou:D


Apesar de tudo deve-se seguir com alguma prudência porque falta saber se, como habitualmente nestas situações, a precipitação não vai ficar retida na Sanabria ou ainda mais a norte.
graphe_ens3_vyu6.gif


gfs-7-138_lke4.png


ECM1-144_rye9.GIF


Mas já dá gosto seguir os modelos;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A ultima run do ECM esteve longe de ser uma boa run, e porquê??
Porque tende a voltar a estabelecer de novo o AA muito perto das longitudes próximas de nós, apesar de ainda não aparecer na imagem pode-se verificar que é um cenário muito identico ao do GFS !!
Mas acho que é preciso esperar mais uns dias para ver o que acontece ....

Se alguém quiser espreitar o que diz o ECMWF na sua previsão sazonal pode dar uma espreitadela no seguinte site:
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A ultima run do ECM esteve longe de ser uma boa run, e porquê??
Porque tende a voltar a estabelecer de novo o AA muito perto das longitudes próximas de nós, apesar de ainda não aparecer na imagem pode-se verificar que é um cenário muito identico ao do GFS !!
Mas acho que é preciso esperar mais uns dias para ver o que acontece ....

Se alguém quiser espreitar o que diz o ECMWF na sua previsão sazonal pode dar uma espreitadela no seguinte site:
http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Sim, a tendência é para bloquear de novo, não sem antes passar uma depressão que injectaria fluxo de sul durante um dia. Estas situações, como vimos o ano passado, são de difícil previsão, pelo que isto ainda vai dar muitas voltas. O ano passado correu sempre bem, mas como o ano passado não haverá muitos mais.

Vamos ver, isto pode dar muita coisa, mas será entretido, apostaria a esta distância (enorme, é só uma fezada com base no padrão atmosférico previsto pelos modelos) que teríamos uma depressão do tipo das do ano passado (pequena amplitude, centrada bem a sul, chuva forte no Algarve e Alentejo e fluxo de leste no norte do país) nos dias 23/24, seguindo-se uma entrada fria continental a 26/27.

As previsões sazonais do ECMWF apontam para fluxo de leste, tal como acontece com a generalidade dos restantes centros de previsão sazonal. De qualquer modo, insisto que o Algarve será a região do continente menos afectada pela anomalia negativa de precipitação.
 

PedroSarrico

Cirrus
Registo
4 Ago 2010
Mensagens
50
Local
Aveiro
Estou a ver que vou ter que adiar o passeio que queria dar no domingo passado não para o próximo domingo, mas para o outro domingo seguinte, se não estiver prevista chuva ou muitas nuvens :(
 
Estado
Fechado para novas mensagens.