Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.
Será a das 00h ainda essa, quando actualizar com a saída das 06h, tira tudo de novo :p

Sim confirmei agora (o Meteociel não estava a funcionar quando postei) voltou a varrer o frio e acentuar a depressão. Mas assustador é o cenário do GEFS....950 hpa:calor:

Para o Algarve, se o Foreca e o meteogroup seguem o ECM porquê esta discrepância enorme na precipitação? :huh:

Meteogroup (previsão para Olhão)

7601079_FZvu0.jpeg

Foreca (previsão para Olhão)

7601080_7Sn0O.jpeg

Olhando aos mapas do ECM no site do IM o 2º site é mais fiável e segue o ECM, agora o outro não sei o que segue? :huh::unsure:

Olhando aos mapas do ECM no site do IM o 2º site é mais fiável e segue o ECM, agora o outro não sei o que segue? :huh::unsure:

Eu só recentemente comecei a ver o Foreca e parece-me relativamente acertado mas... também não fiando.

Ou seja a tal questão que já aqui foi falada muitas vezes. Estes sites de previsão (freemeteo's, accuweather's, etc, etc...) não são uma fonte fiável de informação. E não o são porque? Porque fazem recolha de dados em todo o globo e usam modelos globais para o fazer. Resultado disto, possíveis incoerências de coordenadas, dados mal calculados, observações locais feitas por proximidade, etc...

O que não quer dizer que não sejam usados como referência com os devidos propósitos e precauções (exemplo: Eu uso o Foreca para ter uma ideia da precipitação prevista pelo ECM, uma vez que não tenho acesso a esses dados em meteogramas. Mas olho sempre com as devidas reservas).

Sem saber e puramente especulando, pode eventualmente o 1º site que apresentaste ter as coordenadas de Olhão mal calculadas...

este nosso I.M! da isto pa domingo!!!
Previsão para Domingo, 28 de Novembro de 2010

Continuação de tempo frio, com céu pouco nublado, temporariamente
com períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral a norte
do Cabo da Roca, onde poderão ocorrer aguaceiros fracos.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante norte,
soprando temporariamente forte (25 a 45 km/h) de noroeste nas
terras altas.
Formação de geada nas regiões do interior.

o AEMET! DA COTA 300 PARA GALIZA E 90% DE PROB DE CHUVA!

8 OU 80??

este nosso I.M! da isto pa domingo!!!
Previsão para Domingo, 28 de Novembro de 2010

Continuação de tempo frio, com céu pouco nublado, temporariamente
com períodos de maior nebulosidade nas regiões do litoral a norte
do Cabo da Roca, onde poderão ocorrer aguaceiros fracos.
Vento fraco a moderado (inferior a 25 km/h) do quadrante norte,
soprando temporariamente forte (25 a 45 km/h) de noroeste nas
terras altas.
Formação de geada nas regiões do interior.

o AEMET! DA COTA 300 PARA GALIZA E 90% DE PROB DE CHUVA!

8 OU 80??

Se eles regem as suas previsões a partir do modelo europeu, é normal que a previsão assim seja.

510232010112500090.gif

Se eles regem as suas previsões a partir do modelo europeu, é normal que a previsão assim seja.

510232010112500090.gif

Obrigado pela explicaçao!;)
é realmente ontem estave prevista chuva aqui para o norte e esta madrugada desaparece tudo! :S espero que voltem a colocar mas a esta distancia o mais certo e termos um domingo solarengo!

NOTA DO IM:

Temperaturas baixas no continente

2010-11-25 (IM)

O estado do tempo em Portugal continental, até dia 28, será condicionado pela acção conjunta de um anticiclone localizado na Islândia e que se estende em crista até à Peninsula Ibérica, que transporta na sua circulação uma massa de ar frio, e por uma depressão centrada actualmente a Noroeste da Madeira e que desloca lentamente para Sueste.

De acordo com o Centro de Previsão do IM, esta massa de ar frio afectará sobretudo as regiões do Norte e do Centro, com previsão de temperaturas baixas. Na região do Sul, devido à previsão de ocorrência de precipitação, partir do fim do dia de amanhã, as temperaturas não serão tão baixas.

http://www.meteo.pt/pt/media/notici...edia/noticias/textos/tmin_baixas_nov2010.html

Para o Algarve, se o Foreca e o meteogroup seguem o ECM porquê esta discrepância enorme na precipitação? :huh:

Pode haver problemas com a conversão das unidades inglesas para SI. Mas tenho visto que costuma corresponder. A ver se fico atento.

Boa tarde

Como seria de esperar, mesmo com alguma distância temporal, os modelos lá vão dando alguns dados agora mais "assertivos", ou seja, uma informação mais concreta e até menos "explosiva"...

Em relação ao padrão esperado para dias 29 e 30, na AEMET, o modelo CEPPM mostra que do "quase" nada aparece a tal depressão mesmo encostada ao Norte de Portugal, o que se se confirmar nos dará algum vento e chuva por vezes fortes.

29nov.gif

30nov.gif

Nós cá estaremos para saber a verdade dos factos, e para comentar os desvarios, ou não, com que fomos brindados nos últimos tempos pelos nossos "amigos" modelos meteorológicos.:p

será a run das 12h00 que nos vai deixar sem muitas dúvidas?
espero que sim para marcar uma viagem até "à terra dos meus avós" e matar saudade da neve:sad:

em tempos de crise como este nevar até é bom para a economia local...são turistas de ocasião...e o interior está a precisar deles :)

Em relação ao padrão esperado para dias 29 e 30, na AEMET, o modelo CEPPM mostra que do "quase" nada aparece a tal depressão mesmo encostada ao Norte de Portugal, o que se se confirmar nos dará algum vento e chuva por vezes fortes.

Apenas para esclarecer de forma a não haver dúvidas, que o CEPPM é nem mais nem menos que o nosso "muito falado" ECMWF. A sigla CEPPM corresponde ás iniciais do modelo em Espanhol :)

O IM actualizou a mínima de amanhã para Bragança: -6:cold:.

Nem no Inverno me recordo de uma mínima declarada na véspera assim tão baixa...:)

Claro que já... alias todos os anos existem minimas declaradas com esses valores para a cidade de Bragança a memoria metereologica pode ser tolerada a nivel de senso comum mas por pessoas que se interessam por estes fenomenos acaba por ser menos desculpavel...
A anos que neva todos os anos por exemplo na cidade do Fundão e todos os anos os populares e os meios comunicação dizem que o fenomeno é sempre o unico dos ultimos 15 anos.... isto é só um exemplo entre muitos...
Espera-nos um ano com temperatura media anual mais baixa que os ultimos anos e mais com valores de percipitação elevados...

Cumps

Estado
Fechado para novas mensagens.