Sinceramente, não percebo nada de Meteorologia...são raras as vezes que posto, mas muitas as que leio. A mim parece-me que, tornado ou não, os sistemas de alerta deviam ter funcionado melhor. Não se prevê tornados, ok, mas prevê-se tempo severo a chegar...Alertas ás populações em localidades relativamente pequenas (em relação a Porto e Lisboa), não é obra impossível, com tantas formas de comunicar...em outros tempos, avisava-se nas aldeias, sem tecnologia, com o simples sino da Igreja, que alguma coisa má tinha acontecido e isso alertava as pessoas...hoje temos TV, rádio, telemóvel, Facebook, e por ai fora e houve muita gente apanhada desprevenida.
Na minha opinião, que não é mais que isso, e vale o que vale, o Instituto de Meteorologia poderia e deveria emitir alertas mais eficazes, que chegassem ao cidadão comum, rapidamente, através de articulação com Bombeiros, Policia, Proteção Civil e outros meios ao alcance...
Pessoalmente prefiro, tal como o jornalista, ler os posts do Stormy...Aprendi muito por ai...Achei muito má a atuação até ao momento do Instituto de Meteorologia, serviço público, mas sem publicamente servir bem, pelo menos...
Desculpem o off-topic...