Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Começa a poder aparecer qualquer coisa lá para Quinta mas isto a partir do dia 19 está demasiado instável nos modelos ainda !
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Os próximos dias vão ser interessantes para quem gosta de neve e frio.
Pode ver os meus palpites aqui: https://www.facebook.com/MeteoVBaia


Bem vindo Vitor, mais um membro experiente que vai enriquecer este forum, espero que também meta aqui os os seus palpites, para quem não sabe o Vitor foi o meteorologista do João Garcia ajudando-o nas suas conquistas :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites.

Para o dia de Sábado teremos uma sinóptica algo extrema dada a altura do ano, com um núcleo de baixo geopotencial associado a uma potente depressão fria em altura que se desprenderá nas próximas hora da circulação polar.

O campo de circulação da depressão em altura deverá sofrer alguma deformação, segregando-se em vários vórtices periféricos, um desses vórtices deverá entrar pelo NE/Tras os montes na madrugada e manhã de Sábado, migrando para oeste e depois para sul ao longo do centro e depois da margem litoral Lisboa-Sagres, exercendo forçamento dinâmico intenso á sua passagem.
Este núcleo de vorticidade transporta consigo ar anormalmente frio nos níveis médios ( t500<-32ºC/t850<0ºC).

Á superfície um forte anticiclone posiciona-se a N da PI, com fluxo de NE e advecção de ar polar seco sobre grande parte da PI salvo extremo norte/W e leste onde a massa de ar é modifica por contacto com o Atlantico/G Biscaya quer pelo contacto com o Mediterraneo.

Interior norte e centro

Durante a madrugada/manhã...
Alguma humidade é transportada entre os 900 e os 700hpa, vinda do Mediterraneo e da Biscaya, á frente do máximo de vorticidade...forçamento dinâmico/orográfico e fortes gradientes nos níveis médios poderão gerar alguma convecção elevada, de baixa extensão vertical e não electrificada, que poderá resultar em aguaceiros dispersos localmente de granizo/graupel e de neve a cotas baixas ( 500-800m).

Dado o caracter muito disperso e insignificante dos focos convectivos não é sequer colocado um nível cinzento.

Litoral SW

Durante a tarde..
O máximo de vorticidade cruza o litoral em direcção a S/SW.
Há possibilidade de formação de um pequeno núcleo ciclónico á superfície em resposta á vorticidade nos níveis médios e menor fricção continental, tal poderia induzir um fluxo momentaneamente mais de N/NW com entrada de uma fina camada de ar marítimo mais instável junto á costa.

Em todo o caso a interacção do ar frio em altura com aguas bastante quentes ( 17-18ºC), algum aquecimento diurno máximo junto á costa ( vento offshore), em conjunto com o forçamento dinamico poderão gerar alguma actividade convectiva, mais provável ao largo da costa onde o ar seco continental adquire humidade por contacto com o oceano.

Devido ao muito frio em altura qualquer bolsa de ar mais quente/húmido marítimo será foco para a génese CAPE localmente próximo a 500-700J/Kg com TT índex entre 55-60º,o que são valores bastante elevados tendo em conta os perfis verticais muito curtos da troposfera.

Devido á proximidade ao núcleo da perturbação o shear modelado é fraco, pelo que a surgirem células serão de caracter pulsante ( "pipocas" e Cb´s de curto ciclo de vida),no entanto dado os fortes gradientes verticais e ar seco polar nos níveis altos alguma célula mais forte poderá talvez gerar um downburst acompanhado de granizo...a presença de 0-2SBCAPE perto de 100J/Kg poderá ser condutiva á génese de uma ou outra tromba de agua.

Devido á presença de ar bastante seco á superfície a confiança na ocorrência de actividade mais decente junto á costa não é muita pelo que se coloca um nível cinzento por possibilidade de aguaceiros/trovoada dispersos em em geral de caracter pouco significativo.
O risco de tromba de agua/granizo associado a células mais fortes está limitado ao oceano, no entanto, caso ocorra a tal formação de um vórtice mais significativo que cause um transporte de humidade para mais junto da costa talvez seja preciso colocar um nível amarelo marginal por possibilidade de rajadas/tromba e granizo junto á linha de costa e expandir o cinzento um pouco mais para leste.


4ugzx7R.png


Cinzento ( não severo)
-Possibilidade de aguaceiros/trovoada.

Amarelo ( possibilidade de uma situação severa isolada)
-Aguaceiros/trovoada
-Granizo
-Rajadas
-Tromba de agua
 
  • Gosto
Reactions: Mix

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,347
Local
Fajarda - Coruche(57m)
la pa minha terra coruche no ipma às 7h está com 0.8ºC :cold: , estou habituado a noites mais quentes aqui na caparica durante a semana, agora vou para la no fim de semana vou gelar :cold:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Acho que os modelos estão a cortar um pouco no frio na próxima semana .

Estão sim, pois este está a ficar um pouco bloqueado mais a Norte.
A confirmar-se este cenário o frio não chegaria tão a Sul, mas, um cenário deste tipo pode no limite dar um bom nevão a cotas não muito altas no Norte da península, naquela zona fronteira entre as duas massas de ar, como vimos muitas vezes em 2009/2010 e 2010/2011.
Naturalmente tudo dependerá de onde se situar essa fronteira com frio e instabilidade, sendo o GFS para já o mais generoso em trazê-la até ao Nordeste de continente português, enquanto outros nem tanto...

 
  • Gosto
Reactions: stormy

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O ensemble das 00 para Lisboa, está um pouco maluco para 21 novembro.

15960541_sQ68m.jpeg


Será que vamos ter uma ciclogénese explosiva para a semana? Já algumas saídas de alguns modelos que volta e meia colocam uma ciclogénese explosiva. :unsure:

Aqui, para Olhão é que não se percebe patavina do meteograma: :D

15960551_WLmZD.jpeg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para a semana tá maravilhoso, cavado na Europa com frio a norte, bloqueio na gronelandia que se despega da alta subtropical, com establecimento de uma zonal forte á nossa latitude.

Do Atlantico virá calor, de NE virá frio e em altura um forte jet com perturbações associadas poderá servir de gatilho para alguma ciclogenese mais forte a entrar vinda de W, finalmente tempo a sério!

De resto, o Atlantico quente com NAO- e uma Europa que anda fresca são os ingredientes perfeitos para o establecimento de uma forte frente polar nas latitudes subtropicais, tipo 09-10, com a possibilidade de um periodo de chuvas abundantes ao longo do final de Nov. e até Dez.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,633
Local
Espinho, Aveiro
É amanhã que vai nevar?
Quais são os locais possíveis?
Poderá nevar em todos os locais com altitude 1500 metros?

Obrigado
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
é amanhã que vai nevar?
Quais são os locais possíveis?
Poderá nevar em todos os locais com altitude 1500 metros?

Obrigado

previsão para sábado, 16.novembro.2013

instituto português do mar e da atmosfera

períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros em geral fracos nas regiões norte e centro, em especial
no interior, estendendo-se ao alto alentejo até ao início da tarde,
e que poderão ser de neve acima de 1500 metros.
vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte, sendo
temporariamente de nordeste e soprando moderado a forte
(30 a 45 km/h) nas terras altas.
Pequena descida de temperatura.

ipma
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
500m? eu não acredito tão baixo, mas os 1500m também acho alto, talvez a partir dos 1000m

Humidade muito reduzida nos níveis mais baixos (dew point próximo de 0ºC ao nível do mar) e temperaturas a rondar os -1ºC a 850 hpa. O que faltará é a precipitação, porque o perfil vertical é extremamente favorável a cotas baixas, provavelmente até inferiores a esses 500 m que eu referi.

Isto aplica-se para as regiões do interior a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde a humidade será mais reduzida. No Interior Norte a precipitação será maior mas a humidade nos níveis baixos será relativamente alta, pelo que a cota deverá ser um pouco superior (já está a ocorrer precipitação em Espanha - região de Castilla y León - e a cota de neve está a rondar os 800 m).
 
  • Gosto
Reactions: Norther e dahon