Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Continente

Previsão para sábado, 16.novembro.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros nas regiões Norte e Centro, em especial no interior,
estendendo-se ao Alto Alentejo até ao início da tarde, e que serão
de neve acima de 1000 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de norte, sendo
temporariamente de nordeste e soprando moderado a forte
(30 a 50 km/h) nas terras altas, com rajadas da ordem dos 70 km/h.
Pequena descida de temperatura.
Formação de geada.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
O GFS 6z está extremamente optimista nas cotas e na precipitação. Na altura em que haveria precipitação, a cota aqui estaria pelos 500m, e já eram uns 2mm, mas ainda a 100 e tal horas.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Alguem arrisca uma previsao para quarta\quinta feira? Será que poderemos ter neve, pelo menos a cotas médias?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguem arrisca uma previsao para quarta\quinta feira? Será que poderemos ter neve, pelo menos a cotas médias?

A partir de 3ª feira existe enormes discrepâncias entre modelos, e mesmo nos próprios modelos !

Dizer somente uma coisa ... o ECM após as 168 horas, a operacional está completamente desfasada da média do ensemble !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A partir de 3ª feira existe enormes discrepâncias entre modelos, e mesmo nos próprios modelos !

Dizer somente uma coisa ... o ECM após as 168 horas, a operacional está completamente desfasada da média do ensemble !

Eu estou a ver é o regresso da precipitação bastante incerto...não há consenso mas penso que a partir do final da próxima semana já haverá condições para tempo mais húmido.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Cenário terrível visto agora pelos modelos! chuva nem vê-la, apenas o ECM mete possibilidade de alguma precipitação para a próxima sexta/sábado mas já anda no tira e põe à muito tempo. O GFS mete o regresso do AA em força para as próximas 2 semanas. Esperemos que não passe de um devaneio desta última run.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Por incrivel que possa parecer após as 72/96 horas ou se quiseres a partir de Quarta Feira não existe qualquer consenso entre modelos.
O GFS tem enormes discrepâncias entre os membros do ensemble, e geralmente apesar da operacional não ir variando muito os seus membros do respectivo têm sido sempre muito diferentes.

Isto deve-se simplesmente por uma razão muito simples, os modelos não conseguem perceber exactamente de que forma uma depressão a oeste do AA vai conseguir interagir com o referido anticiclone, ou seja, não se sabe se essa depressão vai conseguir romper o AA e em que sitio o vai conseguir romper. Alguns modelos indicam que rompe e cria uma temporária zonal, algo parecido com o ECM por exemplo, nuns modelos mais marcadamente do que noutros.
NO GFS por exemplo indica que não rompe, basicamente desciria para sul, e ficariamos com o AA em cima de nós.

Avaliar mais á frente acho que neste momento nem vale a pena quando os modelos nem conseguem prespetivar a curto prazo.
Enfim ... vamos ver o que acontece !
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Por incrivel que possa parecer após as 72/96 horas ou se quiseres a partir de Quarta Feira não existe qualquer consenso entre modelos.
O GFS tem enormes discrepâncias entre os membros do ensemble, e geralmente apesar da operacional não ir variando muito os seus membros do respectivo têm sido sempre muito diferentes.

Isto deve-se simplesmente por uma razão muito simples, os modelos não conseguem perceber exactamente de que forma uma depressão a oeste do AA vai conseguir interagir com o referido anticiclone, ou seja, não se sabe se essa depressão vai conseguir romper o AA e em que sitio o vai conseguir romper. Alguns modelos indicam que rompe e cria uma temporária zonal, algo parecido com o ECM por exemplo, nuns modelos mais marcadamente do que noutros.
NO GFS por exemplo indica que não rompe, basicamente desciria para sul, e ficariamos com o AA em cima de nós.

Avaliar mais á frente acho que neste momento nem vale a pena quando os modelos nem conseguem prespetivar a curto prazo.
Enfim ... vamos ver o que acontece !

Está muito confuso, o percurso dessa tal depressão que rompe o bloqueio é uma grande incógnita. Há grande incerteza para o final da semana que vem, sendo que o mais provável é que essa depressão, já em fase de enchimento, venha a afectar o estado do tempo no sul de Portugal lá para sexta-feira. Seriam 1/2 dias de precipitação.

No longo prazo, e parece que independentemente do que aconteça com essa depressão, voltará o fluxo continental e seco, resta saber se será frio ou ameno. Um padrão de união anticiclónica Açores-Escandinávia, com cavado na Europa Central e Mediterrâneo.
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom ....eu só espero que os outros modelos não começem a ir atrás do GFS pois cada run do GFS é uma desgraça, e este tempo monótomo nunca mais termina. Sim porque por aqui de Outono ainda só tivemos 3 dias, e daqui a pouco estamos no final de Novembro !
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Bom ....eu só espero que os outros modelos não começem a ir atrás do GFS pois cada run do GFS é uma desgraça, e este tempo monótomo nunca mais termina. Sim porque por aqui de Outono ainda só tivemos 3 dias, e daqui a pouco estamos no final de Novembro !

Fiquei preocupado e fui agora ver o Freemeteo para Faro, e venho com boas notícias. Nada de chuva para os próximos dias e temperaturas entre 5 e 17 graus Celsius. Isso não é considerado "tempo de Outono" no Reino dos Algarves?