Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Penso que já vi isto mais bloqueado Aurélio, ainda falta muitos dias mas para final do mês o GFS ja mostra algo diferente que andava mostrar, com AA a deixar passar umas depressões ate nós, pelo menos parece que ai pelo sul sexta vão ter alguma precipitação agora la mais pa frente logo veremos.

Ninguem comenta a chuvinha de 5ª para 6ª ?:D

Não deverá ser muita, mas isso dependerá do quão activa vai ser a frente e o quão próximo ela vai chegar.

Trata-se de uma frente quente, com precipitação em regime de períodos de chuva, serão mais fortes em principio no litoral SW, numa faixa a oeste do eixo Lisboa-Faro...localmente alguns 10-20mm não seriam de estranhar mas o mais certo serão valores na ordem dos 5-10mm.

Mais a destacar será o contraste térmico...alguns pontos como Sines, Sagres poderão ser afectados pela massa de ar tropical, com temperaturas perto dos 18-20ºC e humidade alta, enquanto outros locais a leste da frente, nomeadamente ao longo do Alentejo,Algarve e vale do Tejo poderão ter dias bastante frios com máximas que mal sairão da casa dos 10ºC.

Epá .... estes modelos já me estão a dar uma azia do caneco, já não tenho pachorra para olhar para eles, sempre o AA a marcar presença, numa posição dá tempo quente e noutra dá tempo frio, mas chuva ... bom é a chuva molha parvos prevista para Sexta Feira só para dizer que Novembro não termina a zeros !

Será que algum dia isto dia vai mudar ???

Para não me aborrecer e não aborrecer que já começo a ser repetitivo, vou deixar de postar por uns tempos que isto parece que vai ser uma hibernação ao estilo dos ursos !

• Gosto
Reactions: trovoadas
Começo a ficar algo preocupado com esta situação... Para já o que se encontra à vista em termos de mudança meteorológica, encontra-se demasiado distante temporalmente. Está tudo muito bloqueado! Só espero não repetir-se outro 2011/2012. Era mau demais :(

Epá .... estes modelos já me estão a dar uma azia do caneco, já não tenho pachorra para olhar para eles, sempre o AA a marcar presença, numa posição dá tempo quente e noutra dá tempo frio, mas chuva ... bom é a chuva molha parvos prevista para Sexta Feira só para dizer que Novembro não termina a zeros !

Será que algum dia isto dia vai mudar ???

Para não me aborrecer e não aborrecer que já começo a ser repetitivo, vou deixar de postar por uns tempos que isto parece que vai ser uma hibernação ao estilo dos ursos !

Aurélio,o melhor é nem ligar aos modelos e sim actualmente nem vale a pena postar, pois é mais do mesmo.
Tudo isto para dizer que a tua análise é o que eu vejo também, basicamente após este episódio de chuva fraca a moderada, essencialmente no litoral oeste da região Sul, a questão é saber se teremos tempo mais ameno ou em vez disso uma entrada fria. Quanto a chuva, nem vê-la após este Domingo e aliás ambos os principais modelos metem agora um super AA a médio/longo prazo.

Modelos cada dia que passa estão piores!! ficar satisfeito com esta possível chuvinha de sexta e agora talvez sábado!? nem pensar só para dizer que acumulei este mês pouco mais de 5mm??é o rir este mês ou chorar! mês histórico pelos piores motivos e Dezembro tal como disse ontem vai começar mal!!!

Bom dia.

Olhando para os modelos, parece que hoje e amanhã a região sul vai ser visitada pela chuva! O GFS parece mais generoso que o ECM, mesmo assim não é nada de especial mas é melhor que nada. A partir dai, parece que o sol vai andar por cá na próxima semana. As noites por aqui prometem ser frescas e brancas de geada com as mínimas a rondar os 2 e 4 graus e as máximas 12/14 graus.
Por favor não entrem em dramatismos.

Continuação de um bom dia

Tanto drama. Ainda ontem no GFS só era visível chuva para esta noite no Sul. Já aumentou para Centro e Sul. E acrescentou mais chuva para Sábado.

A meteorologia é assim mesmo :cool:

Uiiiiii ... que excitação, já fiz o mesmo que fiz nas outras vezes que dão esta chuva. Chama-se regar e a agricultura agradece. Porque mesmo que chova algo ... o terreno está tão seco que nem se nota !
Aposto num ano parecido, com 2003/2004 .... certa ou errada, é a minha opinião feita com base em analogias com anos similares, e olhando aos sinais de 2003/2004 em que também começou tal como este ano .... !!
E não quero começar a repetir-me .... por isso não descambem o tópico !

Como disse salvo alguma alteração de 180º no clima, vou ausentar-me deste tópico, para não andar em ciclo a falar !

• Gosto
Reactions: Zapiao
Na run das 06 gfs eu não mexia mais a partir de 6 de dezembro, um bolsa de ar frio que ia trazer neve a cotas ao nível do mar....

Eu acredito em surpresas....

Boas.
Depois de ver AA vezes AA também vi essa situação no GFS a partir das 312 horas, talvez o tópico saídas de sonho fosse melhor, mas quem sabe, a hipótese é sempre real, daí a acontecer...Mas sem dúvida um saída interessante. Enfim, vamos esperando por dias mais interessantes...
Cumprimentos.

E que tal falarmos de previsões mais credíveis, a menos de 120 horas?

Esta mudança radical do GFS é que eu não esperava. Parece que o modelo faz sobreviver a ex-TS Melissa que afectou os Açores mais umas horas, o suficiente para trazer ao Centro/Sul de PT continental o que não seriam apenas meros chuviscos...

Para já, o ECMWF não concorda, mas o ensemble do GFS indica que a saída operacional, apesar de ligeiramente acima da média, não está sozinha na sua previsão! :rain:

Muito interessante esta saída do GFS. Até para acompanhar e perceber se vai acertar ou não a sua previsão, ou se foi uma saída isolada...

E que tal falarmos de previsões mais credíveis, a menos de 120 horas?

Esta mudança radical do GFS é que eu não esperava. Parece que o modelo faz sobreviver a ex-TS Melissa que afectou os Açores mais umas horas, o suficiente para trazer ao Centro/Sul de PT continental o que não seriam apenas meros chuviscos...

Para já, o ECMWF não concorda, mas o ensemble do GFS indica que a saída operacional, apesar de ligeiramente acima da média, não está sozinha na sua previsão! :rain:

Muito interessante esta saída do GFS. Até para acompanhar e perceber se vai acertar ou não a sua previsão, ou se foi uma saída isolada...

Continua igual na run das 12h :thumbsup: :rolleyes: