Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Penso que já vi isto mais bloqueado Aurélio, ainda falta muitos dias mas para final do mês o GFS ja mostra algo diferente que andava mostrar, com AA a deixar passar umas depressões ate nós, pelo menos parece que ai pelo sul sexta vão ter alguma precipitação agora la mais pa frente logo veremos.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ninguem comenta a chuvinha de 5ª para 6ª ?:D

Não deverá ser muita, mas isso dependerá do quão activa vai ser a frente e o quão próximo ela vai chegar.

Trata-se de uma frente quente, com precipitação em regime de períodos de chuva, serão mais fortes em principio no litoral SW, numa faixa a oeste do eixo Lisboa-Faro...localmente alguns 10-20mm não seriam de estranhar mas o mais certo serão valores na ordem dos 5-10mm.

Mais a destacar será o contraste térmico...alguns pontos como Sines, Sagres poderão ser afectados pela massa de ar tropical, com temperaturas perto dos 18-20ºC e humidade alta, enquanto outros locais a leste da frente, nomeadamente ao longo do Alentejo,Algarve e vale do Tejo poderão ter dias bastante frios com máximas que mal sairão da casa dos 10ºC.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Epá .... estes modelos já me estão a dar uma azia do caneco, já não tenho pachorra para olhar para eles, sempre o AA a marcar presença, numa posição dá tempo quente e noutra dá tempo frio, mas chuva ... bom é a chuva molha parvos prevista para Sexta Feira só para dizer que Novembro não termina a zeros !

Será que algum dia isto dia vai mudar ???

Para não me aborrecer e não aborrecer que já começo a ser repetitivo, vou deixar de postar por uns tempos que isto parece que vai ser uma hibernação ao estilo dos ursos !
 
  • Gosto
Reactions: trovoadas

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Começo a ficar algo preocupado com esta situação... Para já o que se encontra à vista em termos de mudança meteorológica, encontra-se demasiado distante temporalmente. Está tudo muito bloqueado! Só espero não repetir-se outro 2011/2012. Era mau demais :(
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Epá .... estes modelos já me estão a dar uma azia do caneco, já não tenho pachorra para olhar para eles, sempre o AA a marcar presença, numa posição dá tempo quente e noutra dá tempo frio, mas chuva ... bom é a chuva molha parvos prevista para Sexta Feira só para dizer que Novembro não termina a zeros !

Será que algum dia isto dia vai mudar ???

Para não me aborrecer e não aborrecer que já começo a ser repetitivo, vou deixar de postar por uns tempos que isto parece que vai ser uma hibernação ao estilo dos ursos !

Aurélio,o melhor é nem ligar aos modelos e sim actualmente nem vale a pena postar, pois é mais do mesmo.
Tudo isto para dizer que a tua análise é o que eu vejo também, basicamente após este episódio de chuva fraca a moderada, essencialmente no litoral oeste da região Sul, a questão é saber se teremos tempo mais ameno ou em vez disso uma entrada fria. Quanto a chuva, nem vê-la após este Domingo e aliás ambos os principais modelos metem agora um super AA a médio/longo prazo.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Modelos cada dia que passa estão piores!! ficar satisfeito com esta possível chuvinha de sexta e agora talvez sábado!? nem pensar só para dizer que acumulei este mês pouco mais de 5mm??é o rir este mês ou chorar! mês histórico pelos piores motivos e Dezembro tal como disse ontem vai começar mal!!!
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Olhando para os modelos, parece que hoje e amanhã a região sul vai ser visitada pela chuva! O GFS parece mais generoso que o ECM, mesmo assim não é nada de especial mas é melhor que nada. A partir dai, parece que o sol vai andar por cá na próxima semana. As noites por aqui prometem ser frescas e brancas de geada com as mínimas a rondar os 2 e 4 graus e as máximas 12/14 graus.
Por favor não entrem em dramatismos.

Continuação de um bom dia
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tanto drama. Ainda ontem no GFS só era visível chuva para esta noite no Sul. Já aumentou para Centro e Sul. E acrescentou mais chuva para Sábado.

A meteorologia é assim mesmo :cool:

Uiiiiii ... que excitação, já fiz o mesmo que fiz nas outras vezes que dão esta chuva. Chama-se regar e a agricultura agradece. Porque mesmo que chova algo ... o terreno está tão seco que nem se nota !
Aposto num ano parecido, com 2003/2004 .... certa ou errada, é a minha opinião feita com base em analogias com anos similares, e olhando aos sinais de 2003/2004 em que também começou tal como este ano .... !!
E não quero começar a repetir-me .... por isso não descambem o tópico !

Como disse salvo alguma alteração de 180º no clima, vou ausentar-me deste tópico, para não andar em ciclo a falar !
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Na run das 06 gfs eu não mexia mais a partir de 6 de dezembro, um bolsa de ar frio que ia trazer neve a cotas ao nível do mar....

Eu acredito em surpresas....
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Na run das 06 gfs eu não mexia mais a partir de 6 de dezembro, um bolsa de ar frio que ia trazer neve a cotas ao nível do mar....

Eu acredito em surpresas....

Boas.
Depois de ver AA vezes AA também vi essa situação no GFS a partir das 312 horas, talvez o tópico saídas de sonho fosse melhor, mas quem sabe, a hipótese é sempre real, daí a acontecer...Mas sem dúvida um saída interessante. Enfim, vamos esperando por dias mais interessantes...
Cumprimentos.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
E que tal falarmos de previsões mais credíveis, a menos de 120 horas?



Esta mudança radical do GFS é que eu não esperava. Parece que o modelo faz sobreviver a ex-TS Melissa que afectou os Açores mais umas horas, o suficiente para trazer ao Centro/Sul de PT continental o que não seriam apenas meros chuviscos...

Para já, o ECMWF não concorda, mas o ensemble do GFS indica que a saída operacional, apesar de ligeiramente acima da média, não está sozinha na sua previsão! :rain:

Muito interessante esta saída do GFS. Até para acompanhar e perceber se vai acertar ou não a sua previsão, ou se foi uma saída isolada...
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
E que tal falarmos de previsões mais credíveis, a menos de 120 horas?



Esta mudança radical do GFS é que eu não esperava. Parece que o modelo faz sobreviver a ex-TS Melissa que afectou os Açores mais umas horas, o suficiente para trazer ao Centro/Sul de PT continental o que não seriam apenas meros chuviscos...

Para já, o ECMWF não concorda, mas o ensemble do GFS indica que a saída operacional, apesar de ligeiramente acima da média, não está sozinha na sua previsão! :rain:

Muito interessante esta saída do GFS. Até para acompanhar e perceber se vai acertar ou não a sua previsão, ou se foi uma saída isolada...

Continua igual na run das 12h :thumbsup: :rolleyes: