Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
Bem pelos vistos em Dezembro o anticiclone vai finalmente aparecer, não há sinal de chuva a partir do dia 29 de Novembro e as minimas em Dezembro chegam quase aos 2ºC em Lisboa, imagino noutras terras!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,165
Local
Belas
A falar em "outras terras" e fui ver na Guarda e Penhas Douradas têm minima nos -5ºC :cold:

E amanhã também deve nevar bastante em algumas regiões
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

que bela e extensa frente se aproxima de Oeste/NW :rain:

201411270700_msg3_msg_ir_piber.jpeg



201411270700_msg3_msg_ir_atlan.jpeg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vamos mudar de tempo no começo do mês e pessoalmente não estou a gostar... Anticiclone dos Açores muito mais dinâmico e sobretudo muito mais forte. Nesta altura do ano o nosso amigo vem para ficar por uns bons tempos e não será fácil remover.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã, em situação pós frontal, espera-se convecção forte em especial na região sul,onde coloco um nivel moderado em especial por precipitação excessiva, granizo e trombas/tornados.

Analise/Discussão

Em altura uma forte perturbação polar deverá estacionar a oeste de PT continental, com ar frio até -26ºC aos 500hpa.
Na periferia sul da perturbação, uma area de fluxo mais intenso de W/SW deverá evoluir, á frente de um maximo secundario de vorticidade.

Á superficie uma depressão completamente ocluida estará a oeste da Galiza, enchendo gradualmente...entretanto ao longo do dia, em resposta á aproximação do novo maximo de vorticidade em altura, uma nova area de ciclogenese deverá gera-se a oeste de Lisboa, migrando até ao golfo de Cadiz.

Á frente deste novo sistema, ar polar maritimo move-se sobre SST´s até 18-19ºC, com gradientes superadiabaticos nos primeiros 500m e até 100-150J/Kg de LLCAPE.
O fluxo deverá rodar gradualmente para SSE na região sul,com a aproximação da depressão, promovendo um maior trajecto oceanico da massa de ar, pelo que se espera um gradual aumento de humidade e energia deste ar polar modificado.

Durante o dia, a pouca cobertura de nuvens médias favorecerá ainda mais o aquecimento e aumento da disponibilidade de energia, com CAPE a subir aos 500-800J/Kg mesmo em terra...
Dados os baixos geopotenciais, estes valores de CAPE indiciam uma atmosfera muito instavel.
O TT index até 55ºC suporta amplamente a genese expontanea de convecção profunda neste ambiente caracterizado por fortes gradientes verticais.

Sendo assim espera-se que surjam varias células, em especial á frente do maximo de vorticidade/ciclogenese, e em torno á area e advecção quente á sfc.

Dado o fluxo de S á sfc e de WSW em altura, shear de caracter rotacional deverá aparecer com uns 30-40kts de 0-8km shear....

Neste ambiente, varios segmentos lineares e células discretas deverão avançar para este, o shear rotacional favorece modos convectivos supercelulares e esperam-se condições favoraveis á ocorrencia de granizo, precipitação excessiva e tornados, não se pode excluir um evento signficativo devido á presença de valores altos de LLCAPE.
Por estes motivos, está garantido um nivel laranja em especial na região sul e sudoeste.


fmxHDoa.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,208
Local
loule-caldeirao
Vamos mudar de tempo no começo do mês e pessoalmente não estou a gostar... Anticiclone dos Açores muito mais dinâmico e sobretudo muito mais forte. Nesta altura do ano o nosso amigo vem para ficar por uns bons tempos e não será fácil remover.

Pois, após 3 meses muito húmidos em grande parte do país é de esperar que algures venha o anticiclone e para durar uns tempos mas parece-me que ainda não está nada definido, no entanto como sabemos os modelos são melhores a modelar anti-ciclones do que ciclones. Se tivermos um Dezembro seco não será muito diferente do que já estamos habituados nos últimos anos.
 
  • Gosto
Reactions: Fernando Costa

Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
RObVjkB.png


Comenzamos el seguimiento de la jornada de hoy, que se presenta muy activa en lo meteorológico, especialmente de cara a la tarde-noche y durante esta próxima madrugada. La nubosidad irá claramente en aumento a lo largo del día desde el oeste por la entrada del gran frente que venimos siguiendo desde hace más de una semana, con un aumento gradual en la intensidad del viento, llegando esta próxima tarde-noche a rachas de entre 70 y 80 km/h.

La primera borrasca, que nos visitó ayer y la pasada noche por el oeste y sur, poco a poco va perdiendo fuerza, pero fijaos el potente sistema frontal que asoma por el oeste... Reina cierta calma sobre la península, pero justo a las puertas del TEMPORAL que nos espera esta próxima noche.


Fonte : MeteoBadajoz Facebook