Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Calma minha gente. Eu já muito que disse aqui que dezembro poderia ser seco e porquê. Depois de 3 meses chuvosos é espectável que apareça um mês seco. No ano passado foi novembro e esta ano será dezembro. Agora só espero tempo chuvoso e quem sabe até frio com neve nas terras altas para as vésperas do Natal. Não estejam já aí a prever secas porque não me parece o caso de todo. Já que Janeiro poderá ser chuvoso. Em anos de Outono/inverno chuvosos é perfeitamente espectável que haja um ou outro mês seco. Vejam lado positivo teremos frio e as primeiras geadas. Mas isto é somente a minha humilde opinião. :)
 


Firefigther

Cumulus
Registo
29 Out 2010
Mensagens
374
Local
Montijo / Moita
Peço desculpa pela tradução pois foi feita através do tradutor do google pode não ser a mais correta.

xhW8ZHV.jpg


Ondas maciças de 9 metros em torno dos Açores e muita chuva vai ser o resultado de um título para a Espanha e Potugal será a previsão para os próximos dias tempestade de entrada.
O que poderia ser a chegada de uma tempestade de profundidade, as consequências seriam refletidas na forma de chuvas pesadas e fortes rajadas confirmados suficientes de vento ( 70-90 km / h) no sudoeste da Espanha. A depressão contém uma muito ativa wich compilação coldfront irá resultar em chuvas muito e localmente intensa. A depressão foi fundada sobre o Norte da América, pelo ar frio do Canadá e umidade do ar quente do Golfo do México levou a sua formação e aprofundamento posterior .
A primeira frente da depressão vai chegar esta noite , quinta-feira para sexta-feira, a tempestade vai se aproximar . Especificamente , na madrugada de quinta-feira a sexta-feira que vai deixar registros importantes da chuva e do vento durante a passagem da frente .No neste exato momento , os modelos ainda não são claras onde exatamente a tempestade vai ser localizado. Quinta-feira para sexta-feira, embora a maioria dos modelos parecem concordar que ele vai ser muito profunda. Modelos de 980 hPa e 970 hPa punho e da pressão em seu centro , o que faz com que seja uma tempestade bastante profunda .
A rajada profunda ser capaz de desenvolver ventos máximos de 70-90 km / h apenas à frente da frente , em uma área onde a velocidade do vento e rajadas podem tornar-se bastante forte. É aconselhável deixar terraços , telhados e varandas limpos, para objetos não serão jogados pelo vento, e, assim, reduzir os riscos de cidade em situações adversas como apresentado a nós nos próximos dias .
A depressão no início desta semana sobre os EUA .

Fonte : MeteoEurope - Facebook
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pelo que se ve acho que vai ficar tudo em Marrocos

Não. O Estofex como olha sobretudo para parâmetros convectivos parece ligeiro para cá, talvez a frente não seja activa electricamente nem as células possam ser muito perigosas (para fenómenos extremos de vento por ex.), embora me pareça ligeireza exagerada.

Se olharem no modelo WRF, precipitação por exemplo:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/wrf/peninsula-iberica

mkvUwlU.png


qJCi8s6.png



dá para ter uma ideia de como a frente progride e que zonas afectará mais e a que horas (não esquecendo que é um modelo, com as falhas habituais)

O vento ainda é significativo, com rajadas a poderem ultrapassar os 80kmh (nas terras altas mais), o sotavento algarvio, baixo Alenteo e a Andaluzia parecem ser a zona de maior risco. No norte choverá pouco mas o vento estará presente, aliás, já se vai fazendo notar agora.


SpwAOjY.png
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
a minha expectativa aqui para o Algarve: 3-4 horas sempre a chover com um período mais intenso na parte final. Tudo puxado a vento com rajadas de 80-100kmh.

A frente é muito extensa.
 
  • Gosto
Reactions: PedroMAR

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Calma minha gente. Eu já muito que disse aqui que dezembro poderia ser seco e porquê. Depois de 3 meses chuvosos é espectável que apareça um mês seco. No ano passado foi novembro e esta ano será dezembro. Agora só espero tempo chuvoso e quem sabe até frio com neve nas terras altas para as vésperas do Natal. Não estejam já aí a prever secas porque não me parece o caso de todo. Já que Janeiro poderá ser chuvoso. Em anos de Outono/inverno chuvosos é perfeitamente espectável que haja um ou outro mês seco. Vejam lado positivo teremos frio e as primeiras geadas. Mas isto é somente a minha humilde opinião. :)



Verdade Fernando, o mês de dezembro será um pouco mais seco, já era de se prever, mas atenção, lá para alturas do natal e ano novo a chuva voltará e existem boas prespetivas que venha frio e a bendita neve para localidades mais baixas!!!!
As primeiras geadas irão aparecer agora no início de dezembro!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ainda sobre hoje, nas zonas altas, carta do GFS para a meia noite de hoje.
Ventos médios de 100km/h aos 850hpa, o que com estes geopotenciais tão baixos significa apenas 1150/1200 metros. E a precipitação (onde ocorrer) faz baixar um pouco mais os ventos fortes.

dDLR1DX.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica


Por curiosidade, amanhã é dia de tirar as teias de aranha aos barómetros, bonito de se ver, registos para guardar:

eLk9eB2.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/peninsula-iberica


Como entretanto se formou uma espécie de pântano de baixas pressões nem há cavamento explosivo, a situação apesar da pressão muito baixa é relativamente tranquila, tirando a possibilidade de instabilidade de baixa probabilidade a sul referida atrás, quer pelo stormy quer pelo Estofex.


Outra imagem interessante, o mergulho a sul dum poderoso Jet com ventos de mais de 300km/h e respectiva curva para a esquerda, responsável por estas pressões tão baixas.

TkNdC39.png

http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa