Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Outra imagem interessante, o mergulho a sul dum poderoso Jet com ventos de mais de 300km/h e respectiva curva para a esquerda, responsável por estas pressões tão baixas.

O mergulho desta frente sobre marrocos também é uma grande imagem... marrocos, argélia e até o norte do saara ocidental.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Outra imagem ilustrativa do enorme pântano barométrico de baixas pressões, dum mesoescala:

Uk3qdoe.png


Agora não tenho possibilidade de pesquisar nas bases de dados, mas de memória não me recordo de ver pressão tão baixa no Algarve.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas...

Para a noite de 6a para Sabado espera-se que se mantenha actividade convectiva em especial no extremo sul, onde coloco um nivel moderado em especial por precipitação excessiva.

Analise/Discussão

Em altura uma forte perturbação polar encontra-se a W da Galiza, um nucleo secundario evolui afectando a região Sul, e tornando-se o centro dominante.

Uma baixa de 985hpa deverá gradualmente consolidar-se no Golfo de Cadiz.

Á superficie o fluxo roda para E, permitindo a entrada de ar estavel continental sobre grande parte do território, excepto no sul, onde o low level jet de SE deverá injectar uma mistura de ar Mediterraneo com ar proveniente da costa NW de Africa... gerando-se uma linha de convergencia/dry line que separará o ar mais maritimo do ar seco continental.
A massa de ar de trajecto oceanico deverá conter alguma energia, e dado o ar frio polar em altura os gradientes verticais intensificam-se levando á genese de até 800J/Kg de SBCAPE..valores de LLCAPE de pelo menos 100J/kg e TT até 50-55ºC indicam uma troposfera bastante instavel desde a superficie, o que é significativo dados os baixos geopotenciais.

Em altura o fluxo não será muito intenso, com o vortice de niveis altos centrado pouco a oeste da costa Alentejana...ainda assim, dado o fluxo de SW em altura vs SE á sfc, shear fraco mas rotacional deverá evoluir.

Assim sendo espera-se que alguns segmentos convectivos srurjam no golfo de Cadiz, e se extendam ao Algarve apoiados pela convergencia na dry line, num ambiente onde haverá forçamento dinamico, shear e CAPE suficientes para suster actividade com ciclos de vida razoavelmente longos.
O movimento lento dos sistemas atmosféricos implica o risco de que haja fenomenos de training.

As condiçõe dinamicas deverão assim favorecer a ocorrencia de precipitação excessiva e granizo, não sendo de excluir uma tromba ou tornado dado o shear rotacional e a presença de LLCAPE robusto.
glwm4Q4.png

 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Depois da ligeira recuperação logo a seguir à passagem da frente a pressão volta a descer no litoral oeste centro e sul e continua a descida no resto do território.
Ver novamente a mensagem anterior http://www.meteopt.com/forum/topico...odelos-novembro-2014.7936/page-30#post-461210
a análise das 0h de hoje assinala já um núcleo a destacar-se do principal e a situar-se a oeste de Caminha:
Ro1GWaZ.gif


Nas últimas 24h não houve um único registo de descargas eléctricas sobre o território ou no mar adjacente, pelo IPMA. A única descarga registada pelo AEMet foi hoje entre as 0h e a 1h a oes-sudoeste longe de Cascais.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

olhando mais para a frente e segundo o ECMWF, vamos ver se é desta que começa a fazer algum frio mais típico da época, um pouco "futurologia" mas cá fica a carta para dia 7/12.

ECM0-216.GIF


Aliás e olhando aos modelos parece que a tendência após este evento é para rotação do vento para quadrante NE/N, portanto trazendo ar mais "fresco" de latitudes superiores embora estas ainda não estejam particularmente frias, o ECMWF está melhor que o GFS.. vamos ver :cold:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Após a passagem desta depressão com forte intensidade no Centro - Sul e Sul ( no Norte nada se passou ), deverão vir uns dias com tempo seco , por quanto tempo não se sabe . Contudo , o ECM anda um pouco no " tira e põe " à algumas saídas , a modelar a possibilidade de ocorrer alguma precipitação e frio no final da próxima semana .

Por agora , ainda se trata de uma mera hipótese , mas não é de descartar de todo poder vir a ocorrer no final da próxima semana o primeiro evento de frio generalizado e até a ocorrência de neve a cotas médias .:cold:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Bom dia isto anda tudo trocado a TVI agora mostrou avisos laranja e amarelo em todo o pais e o IPMA mostra avisos verdes e amarelos. Vai la vai ninguém se entende.....
A TVI se contrata-se meteorologistas a sério e apresenta-se um bloco meteorológico como deve ser fazia melhor serviço! Estiveram todos a dormir durante o evento e agora publicam os alertas do dia anterior...é típico. Meteorologia na TV não vale a pena! Consultem antes os organismos oficiais directamente, por exemplo aqui o fórum;)
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Pelos vistos a tvi tem razão:
http://www.ipma.pt/pt/html.sam.jsp

Eu não tenho flash neste sistema e não posso ver o mapa, este é o link dos avisos na previsão de dez dias. Não vi a tvi (também não tenho tv aliás), não sei se é disso que falam, mas embora não seja para o país todo, não faltam avisos do ipma hoje, incluindo vermelhos para a Madeira.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Parece que nos próximos dias, vamos ter uma acalmia com o regresso de sol!!!
No entanto os 2 modelos mostram a possibilidade do regresso da chuva para o final da próxima semana e as descidas das temperaturas que vão ser graduais!
O GFS mostra já a possibilidade de chuva dia 5 e o ECMF mais para o dia 7 ou 8!!

No entanto e como ainda falta algum tempo vamos disfrutar deste sol. Aqui para o Norte algumas estações já passaram os 300 mm reste mês o que é considerável. :eek: