Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
SOOOOOOOOOOL
De acordo com o IPMA vamos ter céu limpo a semana toda e alguns modelos preveem que se mantenha este tempo sem chuva até meados de Dezembro!
NDf3mJv.png


A pressão barométrica vai aumentando gradualmente ao longo da semana até atingir os 1021 hPa mas para dia 5-6-7 deve haver alguma instabilidade já que pelos modelos estão com previsões distintas. Vamos aproveitar esta semana!

Durante o fim de semana volta o "calor" mas o frio volta em força nos dais 5 e 6! Penhas Douradas chega aos -5ºC :cold::cold:
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
SOOOOOOOOOOL
De acordo com o IPMA vamos ter céu limpo a semana toda e alguns modelos preveem que se mantenha este tempo sem chuva até meados de Dezembro!
NDf3mJv.png


A pressão barométrica vai aumentando gradualmente ao longo da semana até atingir os 1021 hPa mas para dia 5-6-7 deve haver alguma instabilidade já que pelos modelos estão com previsões distintas. Vamos aproveitar esta semana!

Durante o fim de semana volta o "calor" mas o frio volta em força nos dais 5 e 6! Penhas Douradas chega aos -5ºC :cold::cold:

Com actual saída do ECMWF a previsão mudou bastante.
 
M

Membro excluído 274

Também faz falta e só assim arrefece o ambiente! Era giro ter um white christmas como tive no ano passado em Chaves! :D Quem sabe!
Venha lá esse sol!
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Mudou mas eu até esperava pior: para o Porto as máximas não mudaram muito e as mínimas pelo menos estão abaixo dos 10C. Eu não acredito muito nestas previsões de mínimas perto de 0C, por isso não estou surpresa.
Pessoalmente, considero este ano bem parecido com 2011, e o frio daquele inverno só chegou em fevereiro de 2012, mas claro que dizer o mesmo para 2014/15 é apenas especulação.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu bem estou a espero disso, nesta ultima saída do ECMWF, foi cortado o frio, e que corte, esperemos que o GFS não vá atrás...

Pelo contrário, não vejo o ECMWF a cortar o frio, o que vi foi o GFS, que só numa das 10 saídas anteriores tinha colocado a cut-off fria com movimento retrógrado, a ir atrás dos outros modelos todos. O ECMWF continua bem fresco, claro que nada de muito anormal, até porque a Europa ainda não está fria. Como deverá estar vento as mínimas não deverão ser muito baixas.

Segundo o ensemble do ECMWF a iso 0 (na média das 51 perturbações) estará dentro da Península Ibérica entre as 108 horas e as 336 horas da simulação. A primeira quinzena de dezembro deverá ser fresca e seca, eventualmente com um dia ou outro chuvoso devido a cut-off's.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Espero que com estes dias de sol não se comece com o pânico tão característico...são apenas uns dias de Sol! As noites pelo menos vão ser mais frescas e a ISO 0 aparentemente, vai andar mais perto..no entanto se calhara manhã os modelos já mostram outra coisa.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Espero que com estes dias de sol não se comece com o pânico tão característico...são apenas uns dias de Sol! As noites pelo menos vão ser mais frescas e a ISO 0 aparentemente, vai andar mais perto..no entanto se calhara manhã os modelos já mostram outra coisa.

São sempre bem vindos uns dias de sol no inverno. Deveremos ter as primeiras geadas. Também faz parte.
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Eu relembro ao pessoal mais pessimista, que no ano passado tivemos um Novembro seco e só começou a chover em meados de Dezembro. E depois seguiu-se um inverno rigoroso no norte e centro. Por isso acho que já merecíamos um período alargado de tempo seco. É espectável que a chuva regresse na transição para a segunda metade do mês. Até lá dias amenos e noites frias com geada em muitas zonas pela manhã, que também é bem preciso. Por isso digo, calma pessoal, que o inverno poderá até ser simpático. Espero eu :)
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000