Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Outra imagem ilustrativa do enorme pântano barométrico de baixas pressões, dum mesoescala:

Uk3qdoe.png


Agora não tenho possibilidade de pesquisar nas bases de dados, mas de memória não me recordo de ver pressão tão baixa no Algarve.

Penso que o núcleo depressionário a sul não vai conseguir formar-se. Na análise das 12h está já definido o núcleo junto à Galiza mas a sudoeste ainda não.
oUd2Yfr.gif


o campo da pressão parece estar a subir generalizadamente, principalmente no norte. Apenas a zona do Alentejo não segue essa tendência.
EfMfUNJ.jpg
QO6SJ8L.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Penso que o núcleo depressionário a sul não vai conseguir formar-se. Na análise das 12h está já definido o núcleo junto à Galiza mas a sudoeste ainda não.

Não, até está mais vincado a sul nas últimas saídas, torna-se dominante, parece um pouco mais intenso que o previsto ontem.

GFS: http://modelos.meteopt.com/gfs/gfs_pi_g500_018.png?ver=2014112818
WRF: http://modelos.meteopt.com/wrf/wrf_eu_v10m_022.png?ver=2014112817
ECM: http://www.ipma.pt/resources.www/da...qfMrXjCnqaOumEQhWYM/51002_20141128_00_021.gif

As cartas do MetOffice são baseadas no modelo deles UKMO, e essa carta é para as 12z, provavelmente a carta das 00z já mostra o centro mais a sul.

Nas imagens de satélite até já se vê essa progressão, a formar-se alguma circulação alongada que vai migrando para sul.
Deve dar uma madrugada animada no Sul, há as naturais diferenças entre modelos, com uns a passarem tudo ao largo à tangente, outros a entrar por terra.
 
  • Gosto
Reactions: luky e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não, até está mais vincado a sul nas últimas saídas, torna-se dominante, parece um pouco mais intenso que o previsto ontem.

GFS: http://modelos.meteopt.com/gfs/gfs_pi_g500_018.png?ver=2014112818
WRF: http://modelos.meteopt.com/wrf/wrf_eu_v10m_022.png?ver=2014112817
ECM: http://www.ipma.pt/resources.www/da...qfMrXjCnqaOumEQhWYM/51002_20141128_00_021.gif

As cartas do MetOffice são baseadas no modelo deles UKMO, e essa carta é para as 12z, provavelmente a carta das 00z já mostra o centro mais a sul.

Nas imagens de satélite até já se vê essa progressão, a formar-se alguma circulação alongada que vai migrando para sul.
Deve dar uma madrugada animada no Sul, há as naturais diferenças entre modelos, com uns a passarem tudo ao largo à tangente, outros a entrar por terra.

No entanto a coexistência dos dois núcleos tão marcados é que não chegou a acontecer.

Nem os 979 hPa me parece que venham a ser atingidos.
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Um clássico exemplo já falado muitas vezes por aqui ao longo dos anos de como pressões muito baixas só por si não dizem muito, não equivalem de imediato a uma grande tempestade de vento algures. Tudo depende dos gradientes, como estão distribuídos, comprimidos, da rapidez com que que a pressão desce. Neste caso houve vários núcleos depressionários sucessivos que foram criando uma zona muito alargada de baixas pressões, de forma bastante gradual.

Desta vez foi assim, calhou, há já muitos dias atrás um modelo chegou a prever as coisas de forma muito mais perigosa, a fazer lembrar um pouco a ciclogenese explosiva de 1997, em que uma segunda "onda" do Jet se acoplava a uma baixa a sul de forma explosiva. Mas as diferentes "peças" do "tabuleiro" atmosférico foram evoluindo de outra forma, felizmente.

De qualquer forma, é um evento de baixas pressões a merecer a guarda de registos, meteorológicamente interessante, pouco usual.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bizarra esta situação, pressões tão baixas para o que é usual e sem reflexo no vento nem na precipitação, o tal "pântano"?
ZvCdaNa.jpg
G4QRK9O.jpg
meFAeiM.jpg


mesmo no sul a pressão está a subir.



Eu arriscava mesmo dizer que é uma situação nunca vista .

Desde que eu faço registos , não me lembro de uma situação como esta : descida acelarada da PA , queda de quase 40 hPa ( ! ! ! ) em pouco mais de 24 horas e depois nada , quase não apareceu nem a chuva nem o vento . :disgust:
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Um clássico exemplo já falado muitas vezes por aqui ao longo dos anos de como pressões muito baixas só por si não dizem muito, não equivalem de imediato a uma grande tempestade de vento algures. Tudo depende dos gradientes, como estão distribuídos, comprimidos, da rapidez com que que a pressão desce. Neste caso houve vários núcleos depressionários sucessivos que foram criando uma zona muito alargada de baixas pressões, de forma bastante gradual.

Desta vez foi assim, calhou, há já muitos dias atrás um modelo chegou a prever as coisas de forma muito mais perigosa, a fazer lembrar um pouco a ciclogenese explosiva de 1997, em que uma segunda "onda" do Jet se acoplava a uma baixa a sul de forma explosiva. Mas as diferentes "peças" do "tabuleiro" atmosférico foram evoluindo de outra forma, felizmente.

De qualquer forma, é um evento de baixas pressões a merecer a guarda de registos, meteorológicamente interessante, pouco usual.

Quanto ao vento concordo que é facilmente explicável por nos situarmos fora das áreas de gradientes elevados de pressão. Para mim o mais invulgar é a precipitação quase ausente durante tão largo espaço de tempo e de área.

Aquela grande bolsa de ar pós-frontal, com pouquíssima instabilidade não é muito usual.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Um clássico exemplo já falado muitas vezes por aqui ao longo dos anos de como pressões muito baixas só por si não dizem muito, não equivalem de imediato a uma grande tempestade de vento algures. Tudo depende dos gradientes, como estão distribuídos, comprimidos, da rapidez com que que a pressão desce. Neste caso houve vários núcleos depressionários sucessivos que foram criando uma zona muito alargada de baixas pressões, de forma bastante gradual.

Desta vez foi assim, calhou, há já muitos dias atrás um modelo chegou a prever as coisas de forma muito mais perigosa, a fazer lembrar um pouco a ciclogenese explosiva de 1989, em que uma segunda "onda" do Jet se acoplava a uma baixa a sul de forma explosiva. Mas as diferentes "peças" do "tabuleiro" atmosférico foram evoluindo de outra forma, felizmente.

De qualquer forma, é um evento de baixas pressões a merecer a guarda de registos, meteorológicamente interessante, pouco usual.


Eu também acho que a descida da PA só por si não quer dizer tudo . Contudo , a descida acentuadíssima e rápida para não se registar quase nada ( pelo menos aqui na minha zona ) que se verificou considero altamente invulgar .
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu também acho que a descida da PA só por si não quer dizer tudo . Contudo , a descida acentuadíssima e rápida para não se registar quase nada ( pelo menos aqui na minha zona ) que se verificou considero altamente invulgar .

A queda de pressão num determinado local não é o que importa, é claro que este foi um exemplo radical, o que só por si é didáctico, para guardamos para mais tarde.
Mas a queda de pressão que interessa é no centro de uma depressão, se tivesses a pressão no centro da depressão a cair 30 ou 40hpa em 24 horas, garanto-te que isso dava um estardalhaço enorme algures, que até podia nem ser aqui. Reparem que algum pântano de baixas pressões já veio assim do Atlântico de há dias atrás, quando chegou aqui, o Jet é que depois foi "cavando" mais um pouco, no que já era baixo, mas não de forma explosiva.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A queda de pressão num determinado local não é o que importa, é claro que este foi um exemplo radical, o que só por si é didáctico, para guardamos para mais tarde.
Mas a queda de pressão que interessa é no centro de uma depressão, se tivesses a pressão no centro da depressão a cair 30 ou 40hpa em 24 horas, garanto-te que isso dava um estardalhaço enorme algures, que até podia nem ser aqui. Reparem que algum pântano de baixas pressões já veio assim do Atlântico de há dias atrás, quando chegou aqui, o Jet é que depois foi "cavando" mais um pouco, no que já era baixo, mas não de forma explosiva.

Entretanto a análise das 18h até nem ficou tão diferente do previsto como eu pensava: 987 hPa a norte (o valor na carta está errado, claro) e 983 hPa a sul, talvez ainda passe perto dos 979 ao rodar para sueste.
omZjwPl.gif


E nota-se as linhas de instabilidade a manterem-se algo afastadas, especialmente do litoral oeste.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata e vamm

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o Europeu tem uma clássica situação de neve em cotas baixas... isto se tivessemos frio na Europa, coisa que não temos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
geadas na próxima semana assim que o vento de nordeste acalme, algo que o GFS tenta mostrar. A geadas do final da próxima semana podem-se notar. :)

Geada, sincelo, neblina matinal...

Eu bem estou a espero disso, nesta ultima saída do ECMWF, foi cortado o frio, e que corte, esperemos que o GFS não vá atrás...