Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2014

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
As ultimas previsões do IPMA dão para o último dia 2 graus de mínima a Lisboa. Sendo assim seria a tocar no recorde para Lisboa em Dezembro e ainda por cima no começo. Provavelmente isto não vai acontecer, não deixa de ser uma previsão impressionante.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As ultimas previsões do IPMA dão para o último dia 2 graus de mínima a Lisboa. Sendo assim seria a tocar no recorde para Lisboa em Dezembro e ainda por cima no começo. Provavelmente isto não vai acontecer, não deixa de ser uma previsão impressionante.

Se fosse 2ºC de máxima estariamos perto de valores históricos. :) De mínima em dezembro/janeiro é habitual.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
O recorde para a estação do geofísico pelo menos no site IPMA é de 2.1 graus para Dezembro tanto para as normais 71 como as 81. A não ser que algo me esteja a escapar parece-me que desde de 71, pelo menos, que nunca foi abaixo dos 2.1.
 
Última edição:

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
boas, estes primeiros dias de dezembro serão amenos ( 3 dias no máximo ), a partir daí teremos um longo período anticiclónico perfeitamente normal no nosso clima..nao há como evitar isso. depois de tanta chuva e tempo tempestuoso, não e de estranhar..e sim, esse padrão atmosférico que se avizinha será para durar..talvez para o fim do mês o AA quebre, e quiçá um natal brindado. teremos dias, e noites frias a gélidas :cold: com nevoeiros e algum vento. mas como a meteorologia não e ciência exata, ca estaremos no seguimento ;)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Pelo GFS a primeira semana de Dezembro parece um pouco instável, vejo muitos sistemas depressionários irrelevantes a passear ao lado do país :unsure: Mas depois o anticiclone deve atacar na 2ª semana e ai chega o frio! Vamos ver se volta a chover ou se vem aí uma seca.... Isto claro que são previsões a longo prazo mas tendo em conta o que choveu em Novembro nunca se sabe ;) Mas acredito que tudo possa mudar a qualquer momento.

Aqui vai o modelo da precipitação até dia 7 de Dezembro, pode se ver que o país parece ter uma espécie de escudo da chuva :D
PnlgPbU.png

Amanhã e segunda devem-se esperar que muitos territórios ultrapassem os 20ºC!
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As ultimas previsões do IPMA dão para o último dia 2 graus de mínima a Lisboa. Sendo assim seria a tocar no recorde para Lisboa em Dezembro e ainda por cima no começo. Provavelmente isto não vai acontecer, não deixa de ser uma previsão impressionante.

Boas,

Sim também estou a achar "muita fruta" esses tais 2ºC de minima para Lisboa, a ser verdade, eu no meu 2º posto de observação conseguia ter registos na ordem dos -4ºC/-5ºC...enfim, vamos acompanhado os modelos.
 
  • Gosto
Reactions: Cluster

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A mim parece-me mais que os próximos dias vão ser mais parecidos com Março do que com Dezembro, vamos ter dias quentes e noites frias. Mais lá pra frente logo se verá como será, agora próximos dias as máximas vão subir, aqui devo chegar aos 20ºC ou quase. O frio todo modelado mais pra frente o mais certo é ser cortado em 20/30%.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Noites frias aqui para o litoral, só vejo lá para o final da semana, uma coisa é certa, as minimas vão sofrer um bom tombo.
 

meteoamador

Cumulus
Registo
6 Jan 2014
Mensagens
237
Local
Vila Verde ( 310m)
O GFS já começou a cortar no frio, mostrando o anticiclone subir ate ao UK permitindo alguma instabilidade sobre o mediterrâneo parece que ainda podemos ter alguma precipitação na próxima semana.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Penso que a tendencia para estas 2 semanas é de tempo seco, mais frio sobretudo durante a noite, e temperaturas normais para Dezembro durante o dia. Veremos se no final do mês se foi um Dezembro de acordo com as expetativas !
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000