As previsões sazonais valem o que valem. Mas costumam acertar, principalmente quando quase todos os modelos estão de acordo. E se acertarem, em Portugal continental, a lotaria sairia em dois locais:
- No Algarve, que seria provavelmente a região do país continental onde choveria mais, com as depressões a localizarem-se maioritariamente a sul do país.
- E em Bragança, cujos grandes nevões ocorrem maioritariamente com entradas de nordeste.
_____________________________
É normalíssimo este estado do tempo nesta altura do ano, e geralmente quando o AA estaciona na posição onde os modelos o estão a colocar é muito difícil de o tirar de lá. Mas estamos em Outubro ainda, o ano passado chegámos a Dezembro em pior situação, vamos esperar.
Não deverão haver grandes chuvadas (se calhar nenhuma) nem grandes entradas frias até final de Outubro, é praticamente consensual, se bem que a fazer fé na última saída do ECMWF (completamente desfasada das anteriores e de outros modelos, e portanto pouco provável de estar certa) não seria de descartar a queda de neve no alto da Serra da Estrela na noite de Sábado para Domingo, devido a uma entrada de norte originada por uma depressão no Golfo da Biscaia. Mas o mais provável é que não aconteça nada de relevante até final do mês, salvo algumas mínimas bem interessantes. E dias muito suaves e confortáveis, com temperaturas agradáveis e humidade baixa.
Sim..a nivel sazonal..e mesmo no longo prazo, após as 180h, podem-se apenas detectar tendencias com base em padrões sinopticos e com um pouco de circulação atmosferica aplicada...

Mas só conseguimos ver com exatidão quando os modelos estão o mais coerentes possiveis...coisa que por vezes até ás 72h deixa de acontecer...
Analizando a saida do GFS das 06z podemos ver que até este domingo ( T+96h), permanecemos sob influencia do AA em superficie e de um cavado de fraca expressão nos niveis altos...cavado esse ligado aos sistemas de baixas na eurpa central.
Mantem-se o regime actual de tempo seco com minimas localmente entre os 0º e os +5º...e máximas agradaveis a superar os 20º com pontos acima dos 25º nomeadamente na bacia do Tejo-Sado.
Ás 96h, e até 2f torna-se muito forte a tendencia de sermos afectados pela ponta de um cavado associado a uma baixa atlantica ( nas ilhas britanicas) que se move para E.
Este cavado transporta uma frente fria de fraca a moderada actividade que afectará no domingo de um modo mais intenso (>15mm), regiões a norte do Tejo ou do eixo Lisboa-Evora ( precipitações fracas, moderadas nas terras altas do centro e NW, e ventos fracos de W rodando para NNW).
Esta frente será responsavel pela expulsão da massa de ar continental...e trará um fluxo mais humido e ameno nos niveis baixos...causando descida das Tmax e subida das Tmin...já nos niveis médios >900hpa, a entrada de ar de NW menos modificado pelas aguas do oceano causará uma descida de temperatura, passando dos actuais 12º nos 850hpa para valores próximos a 0º
Como tal ponho algumas possibilidades de queda de neve , a cotas acima de 1600-1700m, no norte e centro.
A partir de 2f, é consensual entre o GFS/06z e o ECMWF/00z, a entrada da dorsal atlantica com o AA a fortalecer-se sobre a PI/golfo de biscaia, establecendo um regime de ventos de NNE rodando para ESE.
Nesta altura já não seremos afectados por ar de origem europeia ( pois as baixas europeias moverse-hão para E cortando o fluxo de ar frio) mas sim por ar mais quente e humido que integra a circulação do AA...esse ar será substituida por uma massa de ar mais quente e seca vinda de SE, causando uma gradual subida de temperaturas a partir de 3f, com céus limpos...sem excluir alguns fenomenos de inversão térmica mas muito mais fracos do que os que teem acontecido.
Como disse o Aurélio, há uma tendencia para a colocação de outra frente algures na 1a semana de Novembro ( talvez após o feriado)....eu digo uma frente porque os modelos não colocam nada que faça antecipar um padrão de depressões mais a sul...portanto em principio será apenas uma frente tipica de NW, associada a um cavado que com sorte pode isolar-se...mas em principio com fraca a moderada actividade...
No longo termo há sim um padrão geral "macro-sinóptico"...ou seja..uma tendencia que observo na circulação na zona Atlântica-Europeia, de uma NAO+ fraca, com o AA nos 35-40ºN e as baixas no atlantico pela latitude da Irlanda...noto tambem alguma instabilidade no jet ( muito ondulatorio..com chances de lançar alguma ULL por cá), que aliás é tipica de um evento de niña ( a mesma niña que está a favorecer a ocorrencia de cheias e a ciclogénese tropical no Pcifico W)...sendo assim, parece que até meados/inicios de Novembro poderemos ter algum defice de precipitação e temperatuas na média.
Já o resto do Inverno...actualmente estou a ponderar que Dezembro e Janeiro possam ser ligeiramente chuvosos, com perturbações ondulatórias do jet a causar episodios de chuva, e estou a desistir da ideia de episódios de frio/tempo seco mais fortes em fev-mar...acho que este Inverno vai acabar por ser dominado por uma NAO+ ligeira, com precipitações na borderline em relação á média e temperaturas na média...devido á niña...mas estou um pouco como os modelos sasonais...ainda está tudo em branco...muito indefenido

Este inverno na Europa parece-me que vai ser quente e humido no Norte, normal a ligeiramente seco e talvez um pouco fresco a Sul e frio com alguma seca no E/NE
