Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
As previsões sazonais valem o que valem. Mas costumam acertar, principalmente quando quase todos os modelos estão de acordo. E se acertarem, em Portugal continental, a lotaria sairia em dois locais:

- No Algarve, que seria provavelmente a região do país continental onde choveria mais, com as depressões a localizarem-se maioritariamente a sul do país.
- E em Bragança, cujos grandes nevões ocorrem maioritariamente com entradas de nordeste.

_____________________________

É normalíssimo este estado do tempo nesta altura do ano, e geralmente quando o AA estaciona na posição onde os modelos o estão a colocar é muito difícil de o tirar de lá. Mas estamos em Outubro ainda, o ano passado chegámos a Dezembro em pior situação, vamos esperar.

Não deverão haver grandes chuvadas (se calhar nenhuma) nem grandes entradas frias até final de Outubro, é praticamente consensual, se bem que a fazer fé na última saída do ECMWF (completamente desfasada das anteriores e de outros modelos, e portanto pouco provável de estar certa) não seria de descartar a queda de neve no alto da Serra da Estrela na noite de Sábado para Domingo, devido a uma entrada de norte originada por uma depressão no Golfo da Biscaia. Mas o mais provável é que não aconteça nada de relevante até final do mês, salvo algumas mínimas bem interessantes. E dias muito suaves e confortáveis, com temperaturas agradáveis e humidade baixa.

Sim..a nivel sazonal..e mesmo no longo prazo, após as 180h, podem-se apenas detectar tendencias com base em padrões sinopticos e com um pouco de circulação atmosferica aplicada...;)
Mas só conseguimos ver com exatidão quando os modelos estão o mais coerentes possiveis...coisa que por vezes até ás 72h deixa de acontecer...

Analizando a saida do GFS das 06z podemos ver que até este domingo ( T+96h), permanecemos sob influencia do AA em superficie e de um cavado de fraca expressão nos niveis altos...cavado esse ligado aos sistemas de baixas na eurpa central.
Mantem-se o regime actual de tempo seco com minimas localmente entre os 0º e os +5º...e máximas agradaveis a superar os 20º com pontos acima dos 25º nomeadamente na bacia do Tejo-Sado.

Ás 96h, e até 2f torna-se muito forte a tendencia de sermos afectados pela ponta de um cavado associado a uma baixa atlantica ( nas ilhas britanicas) que se move para E.
Este cavado transporta uma frente fria de fraca a moderada actividade que afectará no domingo de um modo mais intenso (>15mm), regiões a norte do Tejo ou do eixo Lisboa-Evora ( precipitações fracas, moderadas nas terras altas do centro e NW, e ventos fracos de W rodando para NNW).
Esta frente será responsavel pela expulsão da massa de ar continental...e trará um fluxo mais humido e ameno nos niveis baixos...causando descida das Tmax e subida das Tmin...já nos niveis médios >900hpa, a entrada de ar de NW menos modificado pelas aguas do oceano causará uma descida de temperatura, passando dos actuais 12º nos 850hpa para valores próximos a 0º
Como tal ponho algumas possibilidades de queda de neve , a cotas acima de 1600-1700m, no norte e centro.

A partir de 2f, é consensual entre o GFS/06z e o ECMWF/00z, a entrada da dorsal atlantica com o AA a fortalecer-se sobre a PI/golfo de biscaia, establecendo um regime de ventos de NNE rodando para ESE.
Nesta altura já não seremos afectados por ar de origem europeia ( pois as baixas europeias moverse-hão para E cortando o fluxo de ar frio) mas sim por ar mais quente e humido que integra a circulação do AA...esse ar será substituida por uma massa de ar mais quente e seca vinda de SE, causando uma gradual subida de temperaturas a partir de 3f, com céus limpos...sem excluir alguns fenomenos de inversão térmica mas muito mais fracos do que os que teem acontecido.

Como disse o Aurélio, há uma tendencia para a colocação de outra frente algures na 1a semana de Novembro ( talvez após o feriado)....eu digo uma frente porque os modelos não colocam nada que faça antecipar um padrão de depressões mais a sul...portanto em principio será apenas uma frente tipica de NW, associada a um cavado que com sorte pode isolar-se...mas em principio com fraca a moderada actividade...
No longo termo há sim um padrão geral "macro-sinóptico"...ou seja..uma tendencia que observo na circulação na zona Atlântica-Europeia, de uma NAO+ fraca, com o AA nos 35-40ºN e as baixas no atlantico pela latitude da Irlanda...noto tambem alguma instabilidade no jet ( muito ondulatorio..com chances de lançar alguma ULL por cá), que aliás é tipica de um evento de niña ( a mesma niña que está a favorecer a ocorrencia de cheias e a ciclogénese tropical no Pcifico W)...sendo assim, parece que até meados/inicios de Novembro poderemos ter algum defice de precipitação e temperatuas na média.
Já o resto do Inverno...actualmente estou a ponderar que Dezembro e Janeiro possam ser ligeiramente chuvosos, com perturbações ondulatórias do jet a causar episodios de chuva, e estou a desistir da ideia de episódios de frio/tempo seco mais fortes em fev-mar...acho que este Inverno vai acabar por ser dominado por uma NAO+ ligeira, com precipitações na borderline em relação á média e temperaturas na média...devido á niña...mas estou um pouco como os modelos sasonais...ainda está tudo em branco...muito indefenido:lol:

Este inverno na Europa parece-me que vai ser quente e humido no Norte, normal a ligeiramente seco e talvez um pouco fresco a Sul e frio com alguma seca no E/NE;)
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,940
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Como tal ponho algumas possibilidades de queda de neve , a cotas acima de 1600-1700m, no norte e centro.

Só uma pequena correcção e que nada coloca em causa a tua excelente análise..;)
Cotas acima dos 1600-1700 mts apenas temos no centro, mais concretamente no maciço da Serra da Estrela (ou como saudosamente gosto de apelidar de Montes Hermínios - como eram conhecidos há bastante tempo - este nome tem uma espécie de "magia":rolleyes:).
O ponto mais alto do norte fica no alto da Nevosa, na serra do Gerês, com 1556 mts.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Só uma pequena correcção e que nada coloca em causa a tua excelente análise..;)
Cotas acima dos 1600-1700 mts apenas temos no centro, mais concretamente no maciço da Serra da Estrela (ou como saudosamente gosto de apelidar de Montes Hermínios - como eram conhecidos há bastante tempo - este nome tem uma espécie de "magia":rolleyes:).
O ponto mais alto do norte fica no alto da Nevosa, na serra do Gerês, com 1556 mts.

Desculpa a gaffe:lol:
Mas falando nisso...como o Gerês está mais a norte, e perto da bolsa de ar frio em altura...talvez caia alguma coisa no topo, especialmente nas horas mais frias de Domingo;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Só uma pequena correcção e que nada coloca em causa a tua excelente análise..;)
Cotas acima dos 1600-1700 mts apenas temos no centro, mais concretamente no maciço da Serra da Estrela (ou como saudosamente gosto de apelidar de Montes Hermínios - como eram conhecidos há bastante tempo - este nome tem uma espécie de "magia":rolleyes:).
O ponto mais alto do norte fica no alto da Nevosa, na serra do Gerês, com 1556 mts.

Pensava que o ponto mais alto do Norte ficava na serra do Larouco.

PS: já confirmei, o Pico da Nevosa é o ponto mais alto do Norte.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,940
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Desculpa a gaffe:lol:
Mas falando nisso...como o Gerês está mais a norte, e perto da bolsa de ar frio em altura...talvez caia alguma coisa no topo, especialmente nas horas mais frias de Domingo;)
Pensava que o ponto mais alto do Norte ficava na serra do Larouco.

Talvez nas serras do Gerês ou Larouco (1525 mts) que, pela sua relativa interioridade, tem também condições muito boas para isso. A iso 5 estará bem em cima do norte do país no domingo e na 2ª feira (2º o GFS).

Esperemos alguma animação para despertar a malta aqui do fórum...:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ponto mais alto do norte fica no alto da Nevosa, na serra do Gerês, com 1556 mts.


Também pensava que era Larouco. Nesta carta hipsométrica que tenho vem Larouco com 1527m e Gerês com 1508m. Não haverá para aí algum erro ?



76642286.jpg



Relativamente à possibilidade de neve a cotas altas, parece que se esfumou nas saídas posteriores.




Edit

Já confirmei os 1548 metros numa carta militar

carta.gif
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Pois, na zona centro parece que as cotas, caso chegue chuva de jeito, não irão abaixo dos 2000m.
Na Galiza e talvez no Gerês, a fiar no GFS poderia andar no limite da primeira neve.
Mas lá está, é o GFS. Olhando para as cartas, o ECMWF parece-me bem menos frio, e à distância que é, como sempre fio-me mais neste 2º modelo, e portanto, parece-me um pouco difícil.
:p
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Bom dia, não sei se é OT nem se este é o local indicado, mas aqui vai a minha questão:


  • Há varios dias que olho para a imagem do SAT24 e está tudo cheio de nuvens, excepto o nosso rectangulo e os nossos vizinhos. Parece que há uma barreira fisica que impede as nuvens de vir para aqui. É o AA? Só mesmo para Portugal e Espanha ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom dia, não sei se é OT nem se este é o local indicado, mas aqui vai a minha questão:


  • Há varios dias que olho para a imagem do SAT24 e está tudo cheio de nuvens, excepto o nosso rectangulo e os nossos vizinhos. Parece que há uma barreira fisica que impede as nuvens de vir para aqui. É o AA? Só mesmo para Portugal e Espanha ?

As nuvens que vês são geralmente estratos e nuvens baixas, porque o AA não deixa que se desenvolvam nuvens com maior componente vertical ( subsidencia em altura).
Essas nuvens ficam retidas na camada superficie ( PBL) abaixo de inversões nos niveis médios ( ar mais quente em cima de ar mais frio), inversões essas que se quebram de dia, dissipando essas nuvens e podendo gerar alguns cumulus humilis, prontamente dissipados pela subsidencia em altura.
Por outro lado, o fluxo que vem de este/nordeste perde humidade no seu trajecto continental, fazendo com que seja preciso muito frio para condensar...como esse ar não consegue subir não arrefece e não forma nuvens, conseguindo apenas fazer nevoeiros ao arrefecer radiativamnte á noite...o que tem gerado estas noites frias.
Estes três factores conjugados, que é o que está a afectar Portugal, fazem com que as condições para a formação de nebulosidade sejam muito más;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Stormy a explicação está muito certinha e bonita, mas penso que no meio de todas as coisas bem que disseste, te esqueceste da mais básica e "literal" de acordo com a pergunta feita.. Referindo a palavra "barreira"!

É que há mesmo literalmente uma barreira física, de cadeias montanhosas no Norte de Espanha, e Pirinéus, que impede a passagem dessas nuvens baixas que tu próprio disseste, vindas de N/NE.

Óbvio que sei que sabes isto! :D
Mas no entusiasmo da explicação técnica acho que te esqueceste da resposta mais simples para a pergunta simples do rapaz!
:)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,940
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Já confirmei os 1548 metros numa carta militar

carta.gif

Pois...falhei por 8 metros! Bolas:calor:

Se bem me lembro foi numa carta geodésica que vi os 1556 mts. Mas é comum algumas (poucas) diferenças em várias cartas altimétricas. Não sei como colhem os dados mas em muitos mapas e cartas há pequenas oscilações dos valores.

Quanto às possibilidades de neve nestas zonas: estas montanhas são mais sujeitas à influência marítima, tanto a nível da temperatura como da humidade, factores importantes a considerar. E é por isso que por vezes em situações de transição como esta época actual é difícil ter certezas.
Também não é por acaso que ao estarem sujeitas às massas de ar marítimo em pleno inverno, tenham grandes quedas de neve em curtos períodos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy a explicação está muito certinha e bonita, mas penso que no meio de todas as coisas bem que disseste, te esqueceste da mais básica e "literal" de acordo com a pergunta feita.. Referindo a palavra "barreira"!

É que há mesmo literalmente uma barreira física, de cadeias montanhosas no Norte de Espanha, e Pirinéus, que impede a passagem dessas nuvens baixas que tu próprio disseste, vindas de N/NE.

Óbvio que sei que sabes isto! :D
Mas no entusiasmo da explicação técnica acho que te esqueceste da resposta mais simples para a pergunta simples do rapaz!
:)

Epá...achava que estava subentendido, quando falei nas massas de ar irem perdendo conteudo em agua...
lol

Bom...segundo o GFS/12z e o ECMWF/12z parece que, após Domingo e a passagem da frente, em principio de fraca actividade, a duração do periodo de maior estabilidade tende a ser limitada.

Com a reentrada da dorsal entre a PI/Europa W e África, na proxima semana, teremos uns dias calmos de sol e tempo ameno ( embora noites frescas)...mas algures durante o fim-de-semana prolongado e meados da 1a semana de Novembro ( para horror de uns e contentameno de outros:lol:) teremos a formação de um cavado profundo no atlantico central...ora..advecção muito fria de NW em altura+entrade de pluma de ar quente e humido de SW...e temos os ingredientes para uns dias interessantes nos inicios de Novembro...assim como tivemos a Paula nos inicios deste mês...
Situação a acompanhar:rolleyes:..( ainda bem que errei no prognóstico de tempo activo somente mais para meados de nov...ufaa:lol:)..

Boas noites
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Epá...achava que estava subentendido, quando falei nas massas de ar irem perdendo conteudo em agua...
lol

Bom...segundo o GFS/12z e o ECMWF/12z parece que, após Domingo e a passagem da frente, em principio de fraca actividade, a duração do periodo de maior estabilidade tende a ser limitada.

Com a reentrada da dorsal entre a PI/Europa W e África, na proxima semana, teremos uns dias calmos de sol e tempo ameno ( embora noites frescas)...mas algures durante o fim-de-semana prolongado e meados da 1a semana de Novembro ( para horror de uns e contentameno de outros:lol:) teremos a formação de um cavado profundo no atlantico central...ora..advecção muito fria de NW em altura+entrade de pluma de ar quente e humido de SW...e temos os ingredientes para uns dias interessantes nos inicios de Novembro...assim como tivemos a Paula nos inicios deste mês...
Situação a acompanhar:rolleyes:..( ainda bem que errei no prognóstico de tempo activo somente mais para meados de nov...ufaa:lol:)..

Boas noites

Lol .... Stormy, bom post e muito humoristico :lmao::lmao:
Até ao final do mês este tempo calmo, e morno como tem estado é seguro ...
Depois a partir das 240h a atmosfera aparenta tornar-se algo mais instável, mas vamos vendo o que vai acontecendo, pois instabilidade neste momento, aparenta ser devido a um cavado profundo a norte (oeste do Uk entenda-se) que poderá abrir uma brecha no anticiclone, isto devido a que este ANTICICLONE que se encontra em cima de nós ou a oeste de nós se mova cerca das 200h para leste podendo "abrir uma brecha" e assim esse cavado poder descer algo em latitude, mas olhando bem depois á precipitação trata-se basicamente de um sistema frontal com alguma precipitação interessante, sendo que depois disso aparente o AA restaurar a sua posição dominante!!
Vamos analisando calmamente os modelos, pois aparenta poder haver no final de Outubro e primeira semana de Novembro uma forte circulação zonal (não me estou referindo a igual a Dezembro do ano passado, mas sim ao contrário)
A análise está feita olhando unicamente para os modelos;)

EDIT: Acabando de analisar todos os membros reparei que foram apenas dois (aparenta) que mostram isso, e nenhum membro coloca nenhuma depressão a oeste de Portugal, portanto em conclusão circulação zonal com uma possivel escapadela á peninsula ibérica, no final do mês ou inicio de Novembro!
Mas vamos analisar o Ensemble:


Uploaded with ImageShack.us
 
Última edição: