Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Bom dia .... estou comentando no dia de hoje apenas para dizer que até á eternidade (15 dias) não se prevê alterações no estado do tempo actual, apenas destaque para no final de Outubro e 1ª semana de Novembro para uma forte intensificação da circulação zonal nas latitudes mais elevadas e um bloqueio longitudinal no sentido figurativo, pois devido á circulação zonal o AA estendo-se desde quase o Canadá até ao Mediterrâneo.
Panorama este que já estava previsto em alguns sites há 1 mês, mas isso não interessa, e aliás é normalmente isso que costuma acontecer nesta altura do ano.
Portanto neste momento ambos os modelos apontam essa circulação zonal forte para final do mês e inicio de Novembro nas altas latitudes, enquanto aqui seguirá o predomonio anticiclónico.
Mas atenção que a região Norte na circulação zonal por vezes é afectada .... de forma feroz mais no Minho e Douro Litoral !!

Segundo o que me disse a Climat há dias, a semana de 15 a 21 de Novembro e as seguintes o ECM mostra precipitação acima do normal em todo o país, nas semanas anteriores não existe sinal significativo.

Atenção que eu falei até ao final da 1ª semana de Novembro, não referi o mês de Novembro todo que estes modelos estão dando comigo em doido :angry::angry:
E sim muito provavelmente poderemos ter um mês quase sem chuva aqui no Algarve
Um mês quer dizer .... desde 11 Outubro a 11 Novembro !!

Atenção que eu falei até ao final da 1ª semana de Novembro, não referi o mês de Novembro todo que estes modelos estão dando comigo em doido :angry::angry:

Ó colega o meteociel mostra precipitaçao p 29 outubro, o q tem a dizer sobre isso? Diga algo bom para os ouvidos:rain::lmao:

Ora viva a todos...cá estamos novamente para fazer um "refresh" aquilo que será de ser esperar nos próximos dias...

O nosso amigo GFS:

Continuaremos com a influencia do AA nas latitudes mais baixas pelo menos até ao final do mês de Outubro, o que prevê dias sem grande precipitação...O litoral norte pode ir tendo pequenos rasgos de instabilidade a chegarem, o sul ficará a seco...
A temperatura tendencialmente irá sofrer um ligeiro aumento pelo menos no que se refere às máximas, no entanto vislumbro no dia 26 de Outubro algo interessante no interior norte e centro relativamente às mínimas...
Conclusão: alguma precipitação este domingo no norte do país, em especial no litoral...para dia 29 e 30 é esperada chuva para todo o país...será que se vai aguentar até lá assim o panorama...

Ó colega o meteociel mostra precipitaçao p 29 outubro, o q tem a dizer sobre isso? Diga algo bom para os ouvidos:rain::lmao:

Uploaded with ImageShack.us

:assobio:

:huh: O que se vai passar daqui a uma semana (Domingo e Segunda)? O IM/ECM prevê vento forte e chuva para todo o lado. Sim eu sei que é daqui a uma semana e é incerto mas mesmo assim...

:huh: O que se vai passar daqui a uma semana (Domingo e Segunda)? O IM/ECM prevê vento forte e chuva para todo o lado. Sim eu sei que é daqui a uma semana e é incerto mas mesmo assim...

Não só o IM e o ECM prevêem isso como parece que o GFS também se associa.
Nas cartas disponíveis para 30 e 31 de Outubro, estaremos sob a acção de um centro depressionário localizado a NO\N da península Ibérica, e com isso teremos a passagem de frente fria\quente (?) no nosso território. Se afectará as regiões mais a sul ainda é uma incógnita mas parece que as regiões mais a norte terão chuva e eventualmente vento.

ECM:
ecmpanel1.gif

GFS:
enspanel1.gif

Mas atenção: faltam ainda bastantes dias e só acompanhando os modelos que vão saindo saberemos com o que contar. Os modelos parecem estar numa razoável concordância a esta distância.
Para já é cedo para se falar de "vento forte e chuva para todo o lado"

Sim, como disse no meu post ainda estamos a uma semana, não estava a dar certezas.

Não é uma chamada de atenção para ti mas para aqueles membros ou não membros menos habituados a este espaço. Não deve haver dúvidas naquilo que colocamos aqui, sob pena de alarmar os menos incautos...;)

Pois eu penso que essa brecha no maldito do AA vai acontecer e os últimos 3 dias deste mês vão ser bem diferentes em relação a este marasmo que temos vivido :) :rain: