Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia .... estou comentando no dia de hoje apenas para dizer que até á eternidade (15 dias) não se prevê alterações no estado do tempo actual, apenas destaque para no final de Outubro e 1ª semana de Novembro para uma forte intensificação da circulação zonal nas latitudes mais elevadas e um bloqueio longitudinal no sentido figurativo, pois devido á circulação zonal o AA estendo-se desde quase o Canadá até ao Mediterrâneo.
Panorama este que já estava previsto em alguns sites há 1 mês, mas isso não interessa, e aliás é normalmente isso que costuma acontecer nesta altura do ano.
Portanto neste momento ambos os modelos apontam essa circulação zonal forte para final do mês e inicio de Novembro nas altas latitudes, enquanto aqui seguirá o predomonio anticiclónico.
Mas atenção que a região Norte na circulação zonal por vezes é afectada .... de forma feroz mais no Minho e Douro Litoral !!
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Segundo o que me disse a Climat há dias, a semana de 15 a 21 de Novembro e as seguintes o ECM mostra precipitação acima do normal em todo o país, nas semanas anteriores não existe sinal significativo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Atenção que eu falei até ao final da 1ª semana de Novembro, não referi o mês de Novembro todo que estes modelos estão dando comigo em doido :angry::angry:
E sim muito provavelmente poderemos ter um mês quase sem chuva aqui no Algarve
Um mês quer dizer .... desde 11 Outubro a 11 Novembro !!
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Atenção que eu falei até ao final da 1ª semana de Novembro, não referi o mês de Novembro todo que estes modelos estão dando comigo em doido :angry::angry:
E sim muito provavelmente poderemos ter um mês quase sem chuva aqui no Algarve
Um mês quer dizer .... desde 11 Outubro a 11 Novembro !!

Ó colega o meteociel mostra precipitaçao p 29 outubro, o q tem a dizer sobre isso? Diga algo bom para os ouvidos:rain::lmao:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Ora viva a todos...cá estamos novamente para fazer um "refresh" aquilo que será de ser esperar nos próximos dias...

O nosso amigo GFS:

Continuaremos com a influencia do AA nas latitudes mais baixas pelo menos até ao final do mês de Outubro, o que prevê dias sem grande precipitação...O litoral norte pode ir tendo pequenos rasgos de instabilidade a chegarem, o sul ficará a seco...
A temperatura tendencialmente irá sofrer um ligeiro aumento pelo menos no que se refere às máximas, no entanto vislumbro no dia 26 de Outubro algo interessante no interior norte e centro relativamente às mínimas...
Conclusão: alguma precipitação este domingo no norte do país, em especial no litoral...para dia 29 e 30 é esperada chuva para todo o país...será que se vai aguentar até lá assim o panorama...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Atenção que eu falei até ao final da 1ª semana de Novembro, não referi o mês de Novembro todo que estes modelos estão dando comigo em doido :angry::angry:
E sim muito provavelmente poderemos ter um mês quase sem chuva aqui no Algarve
Um mês quer dizer .... desde 11 Outubro a 11 Novembro !!

Ó colega o meteociel mostra precipitaçao p 29 outubro, o q tem a dizer sobre isso? Diga algo bom para os ouvidos:rain::lmao:



Uploaded with ImageShack.us

:assobio:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
:huh: O que se vai passar daqui a uma semana (Domingo e Segunda)? O IM/ECM prevê vento forte e chuva para todo o lado. Sim eu sei que é daqui a uma semana e é incerto mas mesmo assim...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
:huh: O que se vai passar daqui a uma semana (Domingo e Segunda)? O IM/ECM prevê vento forte e chuva para todo o lado. Sim eu sei que é daqui a uma semana e é incerto mas mesmo assim...

Não só o IM e o ECM prevêem isso como parece que o GFS também se associa.
Nas cartas disponíveis para 30 e 31 de Outubro, estaremos sob a acção de um centro depressionário localizado a NO\N da península Ibérica, e com isso teremos a passagem de frente fria\quente (?) no nosso território. Se afectará as regiões mais a sul ainda é uma incógnita mas parece que as regiões mais a norte terão chuva e eventualmente vento.

ECM:
ecmpanel1.gif

GFS:
enspanel1.gif


Mas atenção: faltam ainda bastantes dias e só acompanhando os modelos que vão saindo saberemos com o que contar. Os modelos parecem estar numa razoável concordância a esta distância.
Para já é cedo para se falar de "vento forte e chuva para todo o lado"
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Sim, como disse no meu post ainda estamos a uma semana, não estava a dar certezas.

Não é uma chamada de atenção para ti mas para aqueles membros ou não membros menos habituados a este espaço. Não deve haver dúvidas naquilo que colocamos aqui, sob pena de alarmar os menos incautos...;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Pois eu penso que essa brecha no maldito do AA vai acontecer e os últimos 3 dias deste mês vão ser bem diferentes em relação a este marasmo que temos vivido :) :rain: