Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)

.........ECMWF/12z....GFS/18z..............

Segundo estes modelos, que estão em acordo quase ao longo de toda a previsão, teremos, já neste dom/2f, a passagem de um fraco sistema frontal, com posterior advecção de ar frio e seco de NE.

Devido á area de frontogenese e a uma pequena intrusão de ar frio em altura, é provavel a ocorrencia de precipitação fraca a moderada e dispersa este dom/2f, com maior relançe para as regiões do norte e do centro.
A nivel de neve, continuo a ver algumas pequenas chançes nos pontos mais altos da serra da estrela, embora, grosso modo, as cotas sejam >1800-2000m.
Carta de superficie/Tpot 850hpa ( massas de ar):



Uploaded with ImageShack.us

Após este evento ( pouco significativo) teremos uma semana de tempo seco, com noites frias e dias amenos ( devido á passagem daquela frente e entrada do ar mais seco e frio), mas uma gradual subida de temperaturas, mais para 4f-6f....devido á progressão da crista em altura/AA e advecção de ar fresco de NE que vai sendo substituido por ar mais quente de E/SE.
Espero uma semana bastante semelhante á passada, com inversões termical nocturnas localmente muito fortes.

Para o fim de semana prolongado há hipoteses da entrada de uma frente associada a um cavado com forte expressão em altura até á latitude 36ºN..ou seja, que viria a afectar todo o pais.
Após a semana com predominancia da crista esta afastar-se-ia para E, com o fluxo a rodar para S, antes do cavado/frente passarem no sabado ( como moela o GFS)...o ECMWF está similar..
Sendo assim teriamos um sábado interessante..no entanto, a esta distancia ainda há bastante margem de erro no que toca ao exacto fluir da situação.

Após domingo, voltaria o AA, a establecer-se forte e duradouro sobre ou a NE dos Açores, num cenario de longo termo que aponta para fluxos de NW e NAO+..com entrada ocasional de perturbações ondulatórias do jet ou frentes...tempo fresco com alguma nortada e, talvez, alguma precipitação ocasional...o Outono;)

Seria interesante que o cavado do fim de semana prolongado acabasse evoluindo para uma cut-off a SW/S, mas a dorsal em altura aparenta um vigor algo incomum, e que acaba por se reflectir na tendencia NAO+ no longo termo...

Aqui o ensemble GFS/18z para o litoral centro ( 39ºN/9ºW):


Uploaded with ImageShack.us
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... creio que o Stormy já disse basicamente tudo o que havia dizer ....
e eu apenas acrescento que de acordo com as ultimas actualizações dos modelos o que ele disse continuará, e isto já parece vir a ser uma mudança de padrão de NAO - para NAO + !!
O AA está de pedra e calo a Oeste de nós ou em cima de nós, sendo ligeiramente interrompido esporadicamente .... mas voltando a reinar depois novamente ...
Este cenário não augura nada de bom ..... fazendo supor que teremos uma NAO + ou NAO neutra a longo prazo ... como disse o Stormy !!

Claro que a região Norte verá alguma chuva quando o Jet der uma escapadela um pouco mais a sul !!
Já agora o fim de semana prolongado aparenta neste momento um fim de semana de chuva (primeiro um sistema frontal e depois aguaceiros) mas que não deverá deixar grande coisa....
Isto se não for devorado entretanto pelo AA !!

Aquele cenário do MetOffice parece muito pouco realista mas aguardemos pode ser que isto dê em termos de padrão atmosférico uma grande mudança depois da semana de 7 a 15 ou 15 a 22...
Aguardemos com calma pois claro ...
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Este Outono tá mesmo mal, pareçr-me que vai se assemelhar aos ultimos, secos, mas por isso só espero que o Inverno seja chuvoso:(:sad:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este Outono tá mesmo mal, pareçr-me que vai se assemelhar aos ultimos, secos, mas por isso só espero que o Inverno seja chuvoso:(:sad:

Não ... não está mal, Outubro está abaixo da média, mas pouco .... e o resto ainda é futurismo (como dizem alguns) e de qualquer forma, no final se faz as contas ....
Em dias com precipitação está fraco mas quando choveu choveu a sério e é isso que faz que estejamos com um mês não muito longe da média em termos nacionais !!
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não podemos perder de vista as poderosas baixas pressões que estarão no Alasca daqui a uma semana (será talvez o primeiro strong blizzard) e o desfecho que terá a sua rotação para leste embebidas na circulação geral polar. A circulação polar virá bastante forte e não haverá altas pressões capazes de a deter na segunda semana de Novembro. :cold:

ech196gif.png


ech1168gif.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)

.......GFS/12Z.....ECMWF/12z........
Análise de médio e longo prazo:


A próxima semana será dominada por uma forte crista em altura com o AA entre os Açores e França..a partir de 4f este nucleo de altas pressões vai-se deslocar para leste, promovendo uma advecção mais quente do quadrante S/SE->SSW.
Após uma semana marcada por dias quentes e noites frias, a 6f trará uma mudança de padrão, com a aproximação de um cavado, com frente associada...aqui a carta de geopot./SLP com o eixo do cavado assinalado:




Uploaded with ImageShack.us


Este sistema é forte, mas a permanência de um forte cinturão de altas subtropicais á latitude 25-35ºN, em todo o Atlântico, conjuntamente com um forte jet nos 40-45ºN deverá acelarar a progressão deste, impedindo que se desenvolva um sistema mais complexo e interessante e fazendo-o passar rapidamente.
Durante o domingo e até 3f seremos afectados por perturbações da frente polar, associadas a baixas no Atlântico central ( baixas alimentadas por alguma energia de origem tropical...basicamente um influxo tropical no bordo W do AA).
A carta de superficie, com frentes assinaladas...a area assinalada por um rectangulo são as perturbações que falei, as quais movem-se para leste:



Uploaded with ImageShack.us

Estas perturbações deverão afectar mais o Norte e centro, pelo que o Sul deverá ser mais afectado pelo sistema de 6f....após 2f/3f ( dia 1 e 2nov), deverá retornar o AA para mais perto da peninsula, embora a tendencia actual seja de manuntenção do fluxo de W...isto significaria que, a norte de Sintra-Estrela, poderão ocorrer mais precipitações relacionadas com a passagem de "caudas" dos sitemas frontais...

Neste periodo há que ter em consideração o factor "Advecção tropical"...segundo o GFS, tanto a TS Richard como o Invest90, deverão ser "apanhados" pelo fluxo zonal, na zona das bermudas...tambem há a tendencia de médio e longo prazo de se manter a entrada de plumas tropicais no Atlântico W/NW..e estes factores poderão ter efeitos interessantes como o fortalecimento da actividade extra-tropical no Atlântico...embora tambem possa ter o efeito secundário de puxar a dorsal para cima da PI e europa SW..

Tanto o ECMWF como o GFS modelam uma 1a semana de Novembro com o AA a W da PI, o fluxo zonal ( com o jet bem forte) a afectar-nos...mais a Norte e Centro...

Resumindo

-Teremos, desde 6f dia 29 até ao 1º fim de semana de nov. uma situação de fluxo zonal, com precipitação ocasional ( por vezes moderada ou forte no fim de semana prolongado), num cenário de NAO neutra...
As temperaturas serão amenas..

Ensemble para o litoral centro ( 39ºN/9ºW):

 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Parece-me que os modelos estao a antecipar o "algo" do prox fim semana, ja vai na 5ª á noite:D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Afinal o mês seco que o Aurélio apregoava (de 11 de Outubro a 11 de Novembro), parece que não vai acontecer:):rain:

Mas veremos se assim é pois ainda faltam muitos dias e muitas runs dos modelos e tudo se pode esfumar até lá:(
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Afinal o mês seco que o Aurélio apregoava (de 11 de Outubro a 11 de Novembro), parece que não vai acontecer:):rain:

Mas veremos se assim é pois ainda faltam muitos dias e muitas runs dos modelos e tudo se pode esfumar até lá:(

Continuo a reagir aos comentários de "tempo seco" quando não chove...efectivamente o ar seco, na persistência anunciada no fórum, não permitia que os campos estivessem verdes e nas matas aparecessem cogumelos...