Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Jocru

Cirrus
Registo
9 Dez 2009
Mensagens
64
Local
Quarteira (65m)
Essa vai ser a ultima frente deste sistema....amanhã e depois a baixa á superficie ( na verdade com varios nucleos) associada ao vortice frio em altura deverão cruzar a PI no sentido WNW-ESE, deixando muita instabilidade e possibilidade de trovoadas, essencialmente no secor S/SW/SE da PI, onde sobram restos da advecção tropical á superficie....no dom-2f, com a baixa a deslocar-se para o mediterraneo, uma massa de ar mais estavel, de origem maritima, entrará vinda de NNW, mas não sem antes gerar areas de frontogenese á medida que caminha para sul sobre a face atlantica da PI, gerando chuvas por vezes fortes ao passar no Algarve-andaluzia e mesmo em marrocos e no W da argelia....essa frente marca o fim deste episodio ( mas pode reservar surpresas....alguns modelos sugerem uma fraca ciclogenese a W de lisboa, entre dom e 2f, acompanhando e intensificando a frente...) ;)

Entre 2f e 5f teremos uma situação de fluxo de W/NW, com tempo sereno e com temperaturas dentro da média...


Esta Paula mexeu com o pessoal....:) acho que vai deixar muitas saudades:thumbsup:

Desde já peço desculpa pelo off-topic...
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
:( O vento parece estar a enfraquecer. Quais as previsões para as próximas horas? O Windfinder não é favorável, enfraquecendo-o ás 22 já para 30 km/h.

Gostaria de saber poque é que ficas triste por o vento enfraquecer...nunca te voou o telhado da casa pois não? a mim também não felizmente...mas deve ser desagradável para quem já passou por isso...Srs. Moderadores estamos num Fórum de Metereologia ou num Fórum de "Malucalogia"...´e que parece-me que só vejo pessoal com vontade que hajam umas rajadazitas de 200km/h!!! Qualquer dia o Fórum chama-se meteoloucospt!
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Gostaria de saber poque é que ficas triste por o vento enfraquecer...nunca te voou o telhado da casa pois não? a mim também não felizmente...mas deve ser desagradável para quem já passou por isso...Srs. Moderadores estamos num Fórum de Metereologia ou num Fórum de "Malucalogia"...´e que parece-me que só vejo pessoal com vontade que hajam umas rajadazitas de 200km/h!!! Qualquer dia o Fórum chama-se meteoloucospt!

Também não quero tanto, só estava a dizer que podia haver um pouco mais. Não quero danos. E porquê chamar os moderadores se cada um quer o que quer mas pensando nas consequências? Nunca vi ninguém a querer umas rajadazitas de 200km/h neste fórum.

Edit: Agora sim está mais vento. Não uns 100 km/h que eu quero, mas já é qualquer coisa, só para acabar a festa mesmo. E não, não sou bom em argumentos.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Gostaria de saber poque é que ficas triste por o vento enfraquecer...nunca te voou o telhado da casa pois não? a mim também não felizmente...mas deve ser desagradável para quem já passou por isso...Srs. Moderadores estamos num Fórum de Metereologia ou num Fórum de "Malucalogia"...´e que parece-me que só vejo pessoal com vontade que hajam umas rajadazitas de 200km/h!!! Qualquer dia o Fórum chama-se meteoloucospt!

ve la as "agressoes"
ele não pediu rajadas de 200
so pediu vento tens problemas contra isso?
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Segundo o tiempo severo de hoje as 13 ate domingo as 08h00 temos isto

thumb.php


Penso que esta parte de vermelho deve ser do pela tarde e inicio de hoje não acredito que haja mais animação como houve hoje mas nunca se sabe:lol:
O que acham?
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
vão-me desculpar mas andamos a ficar caducos não?!?!
eu estou frustrado pois queria mais vento, mais chuva, mais trovoada...
tenho que admitir que sou daquelas pessoas loucas por fenómenos extremos da Natureza... será que não tenho lugar neste fórum? :s
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Também não quero tanto, só estava a dizer que podia haver um pouco mais. Não quero danos. E porquê chamar os moderadores se cada um quer o que quer mas pensando nas consequências? Nunca vi ninguém a querer umas rajadazitas de 200km/h neste fórum.

Edit: Agora sim está mais vento. Não uns 100 km/h que eu quero, mas já é qualquer coisa, só para acabar a festa mesmo. E não, não sou bom em argumentos.

Eu sinceramente também sempre gostei de bom "mau tempo", mas de cada vez que me lembro e como acompanhador assíduo deste Fórum, de uma "célebre" manhã de fim-de-semana em que comecei a ler o acompanhamento dos nosso amigos da Madeira às 10 da manhã e disse à "Maria" "aquilo tá mau" e foi o que foi...nunca mais vi o "bom tempo" da mesma forma!
Cumprimentos
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
ve la as "agressoes"
ele não pediu rajadas de 200
so pediu vento tens problemas contra isso?

Não tenho nada contra o vento! Pelo contrário não há nada que uma boa brisa numa tarde de Verão!
Só que me dá a sensação que há pessoas que gostam de vento muito forte, chuva muito forte mas que não estrague nada...ou então que estrague só um bocadinho...!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
vão-me desculpar mas andamos a ficar caducos não?!?!
eu estou frustrado pois queria mais vento, mais chuva, mais trovoada...
tenho que admitir que sou daquelas pessoas loucas por fenómenos extremos da Natureza... será que não tenho lugar neste fórum? :s

Estamos na 1º semana de Outubro, termos isto é uma dádiva da natureza, ainda pedes(em) mais ?? :lmao::lmao:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não tenho nada contra o vento! Pelo contrário não há nada que uma boa brisa numa tarde de Verão!
Só que me dá a sensação que há pessoas que gostam de vento muito forte, chuva muito forte mas que não estrague nada...ou então que estrague só um bocadinho...!

a maioria no forum gosta desse tempo ferreira
eu gosto
so não quero que estrague danos
porque de resto gosto muito de ver

aqui para o norte parece que so o sol vai reinar ate onde a vista alcança : (
esta Paulinha ja foi muito boa :D
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Pessoal, ainda esta não acabou... e atenção ao Otto, final da próxima semana... :) Parece ter encontro marcado com as nossas latitudes e longitudes, resta saber se se aguenta ou se não será uma espécie de Vince (Vince, a depressão extra-tropical, não o moderador do fórum :lol:), que quase quase chegou cá... mas passou ligeiramente ao lado (do Algarve, se a memória não me atraiçoa). Mas ainda falta uma eternidade...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
a maioria no forum gosta desse tempo ferreira
eu gosto
so não quero que estrague danos
porque de resto gosto muito de ver

aqui para o norte parece que so o sol vai reinar ate onde a vista alcança : (
esta Paulinha ja foi muito boa :D

Sem dúvida venha tudo o que a Bela Natureza tem para mostrar, mas sempre sem causar danos. Eu só me "manifestei" porque por vezes parece que quando a Protecção Civil emite um aviso laranja fica toda a gente contente...e na realidade tenho a noção que o Fórum é muito mais do que isso... existe normalmente uma antecipação na qualificação dos eventos metereológicos feita com base nas análises de membros do Fórum que têm muitos conhecimentos da "matéria", como tal existem n pessoas que não sendo membros do Fórum confiam no que se diz por cá...
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Acham q ainda justifica o alerta laranja? É q quando saí ás 21h 45 o ceu estava estrelado (entretanto fechou), e o q previam d chuva e vento forte até amanha d manha esvaneceu-se tudo:huh:. Fiasco???
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Acho que a maioria dos frequentadores do Forum é adepto da climatologia severa e fenomenos climaticos extremos.

Basta ver a participação do forum hoje comparativamente aqueles fabulosos dias de Verão:cool:.

Claro que ninguem aqui quer a desgraça alheia mas a verdade é que a maioria do pessoal aprecia e dá um goso especial acompanhar determinado tipo de fenomenos meteorologicos.

Por exemplo eu, um dos meus maiores fascinios era assistir á formação de um tornado e captar umas belas imagens (sei que é quase uma ilusão).
Claro que tb gostaria que esse tornado não causa-se danos a pessoas e bens.

Por agora ficamos com alguma chuva para nos animar