Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Os três ex-Presidentes dos Meteoros ( A Chuva, o Vento e a Trovoada )
participaram num debate único ,com honras de televisão, contribuindo assim, para o combate à terrível situação atmosférica que ameaça "o nosso próximo Tempo.".
Todos alertaram para os perigos da Estabilidade que ameaça o horizonte.
Todos apelaram para o sentido de responsabilidade dos agentes que podem "desestabilizar."
O impasse meteorológico ameaça a credibilização e o FMI ( Fundo dos Meteoros Internacionais) ameaça intervir...
Com tão imponente participação contra a Estabilidade , nada estará pois garantido.Será que haverá sentido de responsabilidade?
Ou vamos mesmo entrar em recessão ( estabilidade atmosférica )?
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Nada de especial previsto pelo menos por mais uma semana.
Esta semana há apenas a possibilidade de algumas nuvens e alguns aguaceiros fracos e dispersos. As temperaturas andarão a rondar os 20ºc.
Vai ser uma boa semana para actividades ao ar livre e é de aproveitar enquanto o horário não muda, e quiça aguentar-se-á assim até ao final do mês...a ver vamos
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Nada de especial previsto até á eternidade de quase o fim do mes de Outubro, mas cujos modelos em especial o GFS me parece muito oscilante mas cujo ECM promete um longo periodo sem chuva ...gi
A questão agora aqui prende-se até quando ....
Conhecendo eu o mês de Outubro sabe-se que normalmente surgem umas primeiras chuvas no inicio de Outubro e depois (principalmente aqui) surgem as chuvas pela Feira de Faro (20 Outubro).
Olhando aos modelos este ano não ocorrerá precipitação nessa data e prespectivando os modelos dificilmente ocorrerá algo do antes do dia 23 a 25 Outubro.
A questão agora é a ultima semana deste mês, seguiremos neste marasmo meteorológico ou será que teremos alguma coisa ...

Vamos aguardando sendo certo que vale mais este tempo agora do que mais tarde !!

Fiquem bem .... ( e tres dias depois a terra já está a secar !!)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Parece-me que o Outubro está arrumado...Venha o Novembro!:cold:

Boa noite Caro Amigo Brigantino,

Gostamos do elemento branco mas temos que esperar mais um pouco pelas nossas bandas!!!.

No próximo Domingo já está prevista a primeira neve a cotas médias na região da Alsácia em França a partir dos 500-600m!!! Entrada fria polar de Leste a entrar em acção!!! :cold:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Boa noite Caro Amigo Brigantino,

Gostamos do elemento branco mas temos que esperar mais um pouco pelas nossas bandas!!!.

No próximo Domingo já está prevista a primeira neve a cotas médias na região da Alsácia em França a partir dos 500-600m!!! Entrada fria polar de Leste a entrar em acção!!! :cold:

Sem dúvida...não vejo a hora de ver nevar...não sei se é "panca", mas eu gosto é de ver nevar...porque se eu chegar a um local em que nevou e tá tudo branco mas eu não vi nevar é um dia normal!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Sem dúvida...não vejo a hora de ver nevar...não sei se é "panca", mas eu gosto é de ver nevar...porque se eu chegar a um local em que nevou e tá tudo branco mas eu não vi nevar é um dia normal!

A nossa vez de ver nevar na cidade há-de chegar Ferreira, acho que não estavas à espera de ver nevar em Outubro, nevar no principio do Outono era um milagre:lmao:

Pelo menos algum frio parece já estar a chegar ao país, Bragança deverá ter uma mínimas próximas de 0ºC já para a semana:cold:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
oh.... tinha piada era ver neve em lisboa ou em vila franca de xira pah....

em bragança é mais do que normal ver neve mas desde que vi nevar em barcelona no inverno passado já em acredito em tudo!!!!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
oh.... tinha piada era ver neve em lisboa ou em vila franca de xira pah....

em bragança é mais do que normal ver neve mas desde que vi nevar em barcelona no inverno passado já em acredito em tudo!!!!

Bragança não é o local do País onde mais neva, e além disso nevar em Outubro em Bragança seria quase tão extraordinário e raro como nevar em Lisboa em Janeiro;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E quando "S.Pedro" quer, lá ficamos práqui parados no Tempo que está parado,lá ficamos como que “ fora de serviço”.
Parece que nos falta qualquer coisa.Longe está agora o rebuliço.
E quando “ até onde a vista alcança, nada se afiança,”
acena nestes dias mal preenchidos, o nosso 1º torcer do nariz,a nossa desconfiança…
Oh diabo: então estava a coisa ( o Outono) a correr tão bem
e afinal, voltamos à mesma “ parança”?
Só se espanta quem não tem lembrança .
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Estado do Hemisfério norte as 00h de hoje
f9CXK.gif
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Bom dia, agora depois de acordar estive a ver os principais modelos (GFS, ECMWF, NOGAPS, UKMO) e pelos vistos teremos anticiclone até ao final do mês! E o anticiclone localizar-se-á, predominantemente, na pior posição, ou seja, a noroeste da Península Ibérica! Haverá alguma precipitação a passar a sul, que poderá afectar eventualmente o grupo Ocidental dos Açores ou a Madeira, mas nada de especial.

Esperemos que seja apenas um verão de S. Martinho antecipado; depois dos primeiros episódios de precipitação do início do Outono, por vezes podem vir umas semanas de anticiclone, portanto aproveitai o sol e o tempo ameno dos próximos quinze dias.

Atenção que a temperatura da água do mar está a variar entre os 19ºC e os 22ºC na costa do sotavento algarvio, e está acima dos 22ºC na Madeira. Nos próximos 15 dias as máximas no sotavento algarvio poder-se-ão aproximar dos 25ºC (na zona mais «quente», Tavira, Cabanas, Cacela, etc), condições muito boas para fazer praia, sem a confusão do mês de Agosto, e com preços mais em conta :thumbsup:
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Para já temos quase garantido 2 semanas de bom tempo, com temperaturas bastante amenas para o Sul.


O forum tb vai registar uma baixa actividade de participação.

Melhores dias virão certamente:cool:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Senão estou em erro o ano passado após um primeiro episódio de chuvas no inicio de Outubro houve também um bloqueio até final do mês sendo que no inicio de Novembro regressou a chuva ao norte e centro do país ficando o sul o mês inteiro sem ver gota. Lembro também que no final de Novembro houve máximas, no Algarve perto dos 30ºc.
Vamos lá ver senão se repete o mesmo...O verão de São Martinho tem de acabar antes mesmo do dia de São Martinho!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Estive a consultar o Meteograma para Castelo Branco, e constato que se prevêem dias com inversão térmica, nomeadamente entre 18 e 23 de Outubro.

A diferença de temperatura entre T2m e T850hpa, chega a ser de 3.1ºC inferior no dia 20 pelas 6h.

dia 19: T2m-T850hpa = 5.8-7.8 = -2.0C
dia 20: T2m-T850hpa = 6.8-9.9 = -3.1C


Enfim, esperam-se dias soleados mas já com noites frescas e algumas inversões térmicas.