Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2014

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Boa noite ,

O IPMA , na sua previsão mensal , parece que está convencido que o " verão " que " regressa " amanhã vai durar até meio de novembro .

Incrível a semelhança deste ano com 99 , ambos com verões chuvosos e setembro e primeira metade de outubro extraordinariamente chuvosos .

E depois ? Em 99 ,a partir de meados de outubro veio anticiclone e mais anticiclone .

Continuando a ser uma cópia de 99 , acredito que poderemos ter anticiclone até ao natal ou lá perto .

Acabou a festa ( para quem gosta de chuva ) .


Concordo em parte contigo. Depois de um verão chuvoso seria de admirar se o outono também o fosse. Também espero tempo anticiclónico em geral para a segunda metade do Outono. Podemos vir a pagar no inverno. Espero um inverno frio e chuvoso mais para o norte claro. Mas os mais entendidos que se pronunciem.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite ,

O IPMA , na sua previsão mensal , parece que está convencido que o " verão " que " regressa " amanhã vai durar até meio de novembro .

Incrível a semelhança deste ano com 99 , ambos com verões chuvosos e setembro e primeira metade de outubro extraordinariamente chuvosos .

E depois ? Em 99 ,a partir de meados de outubro veio anticiclone e mais anticiclone .

Continuando a ser uma cópia de 99 , acredito que poderemos ter anticiclone até ao natal ou lá perto .

Acabou a festa ( para quem gosta de chuva ) .



Eu espero não estar enganado, mas penso que a partir de inicios de novembro voltaremos a ter de novo instabilidade no atlântico e não será sempre anticiclone como pensa....
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Quem se lembra dum final de Outubro quente como este que se prevê? Na minha opinião é qualquer coisa fora de série. :D

Só consultando os registos, a nossa memória é sempre curta neste aspecto. Mas a memória que eu tenho é que a Outubros quentes se seguiram tempestades notáveis algures no fim do Outono ou Inverno, mas isto já são divagações, só investigando, a minha opinião de pouco conta sem estar apoiada em registos. Vou ver o que encontro.
 
  • Gosto
Reactions: david 6 e PedroMAR

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Quem se lembra dum final de Outubro quente como este que se prevê? Na minha opinião é qualquer coisa fora de série. :D

Outubro tem sido quase sempre quente nos últimos anos, sinceramente não me lembro de termos tido algum abaixo da média. Falando da área que conheço (sul) normalmente o frio nunca chega antes de finais de Novembro.

Acho que já se pode dizer que vamos ter uma vaga de calor...

É melhor aguardar pois a vaga de calor são precisos vários dias acima da média e o calor que aí vem poderá não durar mais de 3 ou 4 dias.

Definição:
"Uma onda de calor, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência (IPMA)."
 
Última edição:

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Infelizmente o ecmwf, e salvo erro também o gfs apontam para 6 dias, ou eventualmente mais, de calor acima da média, ao menos para o Porto onde a média das máximas ronda os 20C. Agora, a tomar o Porto como referência para as próximas considerações, que talvez possam ser generalizadas:

Tanto o gfs cono o ecmwf dão dias muito quentes, por volta dos 28/29C até quarta, daí o gfs abranda com as máximas (ainda assim bem acima da média) nas mantém mínimas relativamente baixas, enquanto que o ecmwf carrega bastante no calor também das mínimas depois de quarta.
Contudo, o ecmwf mostra alguma luz no fim do túnel a partir de sábado, vamos ver.

A realidade a bater à porta já nos deu hoje uma mínima mais baixa que o esperado, de cerca de 15,9C (S. Gens) contra os 18C previstos. Era bom que ao menos as mínimas fossem assim durante este período, mas não deve acontecer.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Outubro tem sido quase sempre quente nos últimos anos, sinceramente não me lembro de termos tido algum abaixo da média. Falando da área que conheço (sul) normalmente o frio nunca chega antes de finais de Novembro.



É melhor aguardar pois a vaga de calor são precisos vários dias acima da média e o calor que aí vem poderá não durar mais de 3 ou 4 dias.

Definição:
"Uma onda de calor, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “ocorre quando num intervalo de pelo menos seis dias consecutivos a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência (IPMA)."
Eu falo mais concretamente na minha zona onde a média de temperatura em Outubro é de 20 graus aproximadamente, e para os próximos 6/7 dias a temperatura vai ultrapassar os 25 graus e pelo menos 2/ 3 dias pode chegar aos 30
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu falo mais concretamente na minha zona onde a média de temperatura em Outubro é de 20 graus aproximadamente, e para os próximos 6/7 dias a temperatura vai ultrapassar os 25 graus e pelo menos 2/ 3 dias pode chegar aos 30

Não me parece que vá ser tanto tempo, os modelos deverão começar a cortar no calor, logo encurtando o tempo que irá durar. Mas se for muito tempo, também não é nada estranho, é quase mais comum termos vagas de calor fora do verão que no verão.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não me parece que vá ser tanto tempo, os modelos deverão começar a cortar no calor, logo encurtando o tempo que irá durar. Mas se for muito tempo, também não é nada estranho, é quase mais comum termos vagas de calor fora do verão que no verão.
Se vão cortar ou não não sei, neste momento pelas temperaturas que estão previstas( pelo menos para a minha localidade) a temperatura vai estar 5 ou mais graus acima da média e pelo menos durante 6 dias, oxalá que não se concretize porque já quero uns dias bem " fresquinhos" :D
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Há algo de estranho nisso tudo, acabei de receber um alerta do RA para chuva próxima, fui ver na app e realmente há uma boa fileira a NO, mas sobre o oceano, e algo a chegar de SO.Não era suposto estarmos a enfrentar um dia muito seco e quente? Não que eu esteja a reclamar. :)
 
  • Gosto
Reactions: PDias

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Curiosa a nossa mais do que provável situação meteorológica para esta semana se compararmos com o facto dos britânicos estarem já a preparar-se para serem atingidos pela cauda do furacão Gonzalo, como afirmam hoje a maior parte dos media no Reino Unido.
 
  • Gosto
Reactions: Scan_Ferr e blade

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Bem parece que o Verão vai voltar para a semana como previsto. Alguns mapas:

y19YvBq.png

Sgwdtu1.png


O sistema de alta pressão que vai entrar pela Península Ibérica vai-se estender até à Europa Central, mas vai estar maioritariamente a rodear a península ibérica e vai estar muitas vezes "em cima" de Portugal. É bom porque não traz mais chuva, mas vai trazer consigo temperaturas altas, que vai causar anomalias de +6ºC a 9ºC.

Podemos ver que a peninsula ibérica vai ser a menos afetada pela chuva esta semana e que o resto da Europa vai estar sempre chuvosa. Espantoso!
Também se repare que a Madeira vai ser fortemente afetada por uma frente, daí já estar em alerta vermelho.

7xWNoKq.png


Pelos modelos que vi não vai estar assim só esta semana, até pelo menos Novembro vários sistemas de alta pressão vão estar continuamente na península ibérica e temperaturas devem continuar a rondar os 20ºC-25ºC. Vento deve estar fraco e precipitação só deve voltar na primeira semana de Novembro com sorte, se não mesmo só chega a meio de Novembro... São apenas modelos mas o "Verão de São Martinho" deve acontecer este ano também por isso deve-se esperar uma seca longa, penso eu. Nunca se sabe, para a semana pode mudar tudo. ;)

*mensagem removida de outro topico por ser offtopic*
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87