Bem, fugindo ainda ao tópico, mas só para dar a minha opinião em relação à conversa das trovoadas secas.. Há trovoadas mais secas que outras óbvio, em especial no Verão, em ambientes secos e/ou poeiroentos são normais trovoadas com pouca chuva, ou chuva que se evapora pelo caminho, em cumulos de base alta, ou então apenas com chuva em pontos muito localizados.
Quanto a serem um mito trovoadas totalmente secas, penso que não deverá ser assim. De qualquer forma eu nunca presenciei uma trovoada totalmente seca sinceramente, todas as que me lembro, era perceptivel que algures pelo menos alguma coisa caía. Mas sim, de certeza que há em situações secas propícias trovoadas localizadas onde não está a chover em lado nenhum à superfície, mais que não seja pelo exemplo daqueles raios em erupções vulcânicas.
Agora, sem com isto estar a dizer que não há trovoadas secas, entendo o que o Tornado e DRC quiseram dizer, e dou-lhes boa parte da razão, porque as pessoas facilmente caiem no erro de ao ver uma trovoada e não estar a chover onde estão, lhe chamar trovoada seca. Grande parte dos relatos de trovoada seca não serão nada disso, mas apenas não choveu onde se estava, isso não tenho qualquer dúvida.
---
Secas ou não, as trovoadas já estiveram mais "amigas" nossas em saídas anteriores.

O ECMWF tem-se tornado consistente ao afastar demasiado a cut-off para Oeste no início da semana, o que inviabiliza boa parte da instabilidade..
De qualquer forma, apresenta o seu regresso para mais perto do continente mais no final da semana.. Mas muito longe, ainda duvidoso. Agora o cenário tão bonito que se via há uns dias, já para daqui a 2/3 dias de hoje, está mais comprometido, e menos "apetitoso"..
Os outros modelos têm ido atrás do ECMWF (como normal)....
A última saída do GFS melhorou um nada, mas ainda estou cauteloso claro.
De qualquer forma, a partir de Domingo, ainda mesmo sem cut-off definida, há um cavado a passar por nós, e aumentam as chances de alguma surpresa. E à medida que a hora se aproxima, os modelos começam sempre a modelar as os eventos de convecção, com mais ou menos exagero.. A lotaria normal!

Não estou ainda muito confiante, mas também longe de pessimista!