Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não vale a pena andar aqui a discutir o humor do GFS porque já sabemos como é que ele é, para além de que ainda faltam uns dias para o começo da instabilidade generalizada, a verdade é que ela irá andar aí. Prefiro que adiei e não tire do que antecipe e tire tudo.

mt8lissabonens.png
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Olhem que afinal o ECMWF já prevê chuva amanhã a Sul do Tejo..
Não parece nada muito significativo, mas afinal poderá já haver alguma animação amanhã..
Esperemos!
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Olhem que afinal o ECMWF já prevê chuva amanhã a Sul do Tejo..
Não parece nada muito significativo, mas afinal poderá já haver alguma animação amanhã..
Esperemos!

Sim..o Aladin e o GFS também :rolleyes:

mas o Gfs muito atrasado em relação aos outros modelos...só prevê precipitação a partir da madrugada de Segunda-Feira..
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Eu não sei onde estão a ver trovoadas no caldeirão caros vizinhos ?! Quando isto são trovoadas mar-terra... a explosões que poderão dar-se em terra poderá ai sim devido ás serras...

Mas chuvinha pode vir á seria, pois continuo a insistir na minha previsão ou seja linhas de insbilidade de SE para NW de moderadas a fortes que vão trazer sem duvida precipitação forte!! e rajadas de vento onde estas passarem! ;)

Acho que algo muito interessante pode surgir desta Cut...

rtavn6611.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu acho é que o processo de matança desta cut-off já se iniciou senão reparem em mais uma saida que volta a tirar ainda mais da pouca precipitação prevista !!

Para além disso já nem quase se nota o seu afundamento .....

Segundo o GFS nesta run Quinta feira "catput" ... ou seja, temos um evento de 1 dia ...e e e ...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Eu acho é que o processo de matança desta cut-off já se iniciou senão reparem em mais uma saida que volta a tirar ainda mais da pouca precipitação prevista !!

Para além disso já nem quase se nota o seu afundamento .....

Segundo o GFS nesta run Quinta feira "catput" ... ou seja, temos um evento de 1 dia ...e e e ...

Acho que não há matança nenhuma e muito menos um evento para um dia apenas... continuo a ver até as 120h! pelo menos pela GFS.

Em termos de precipitação os modelos por vezes tem dificuldade em lidar com estas situações convectivas localizadas! Que a meu ver não vai ser localizado!

Há muita hum_700hpa para ser despejada ca para baixo! e vai aumentado á medida dos dias que forem passando pelo menos é o que a NOGAPS insiste!

Acho que está um bocado pessimista!! Os ingredientes estão lá todos!!;)
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Eu acho é que o processo de matança desta cut-off já se iniciou senão reparem em mais uma saida que volta a tirar ainda mais da pouca precipitação prevista !!



Ora explica lá isso por favor como deve ser e não por bitaites??
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Caros amigos, não vale a pena sonharem com trovoadas, porque tá visto que eles não querem nada com portugal, nesta saida, cada vez é menos a festa, acho que se for assim nem vale a pena vir a cut-off, as minhas esperanças estão quase a zeros.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
As opiniões divergem... uns mais pessimistas e outros mais optimistas...

O que é certo é que os modelos nunca meteram grande e desejada precipitação!! sempre meteu uns pontos ali e/ou acolá ...

Eu pessoalmente espero pelo evento eléctrico... isto agora é o jogo do tira e poe...

Uma coisa é certa - estaremos ca para ver e tirar as teimas :D
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Julgo que vamos ter as tão esperadas trovoadas, existindo já para amanhã á tarde na região Sul e quiçá partes de Estremadura e Ribatejo a possibilidade das mesmas ocorrerem. Quanto á precipitação ela deverá ocorrer mas tendo em conta que este será um evento mais local que generalizado os modelos apresentam maior dificuldade em apontar os locais exactos onde choverá.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu continuo a dizer isto não vai dar em nada, só mudarem, o que eu duvido, pode haver uma ou outra trovoada isolada mas nada de significante, para a grnade festa que se avizinhava, e hoje é isto..... nada de nada.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Eu continuo a dizer isto não vai dar em nada, só mudarem, o que eu duvido, pode haver uma ou outra trovoada isolada mas nada de significante, para a grnade festa que se avizinhava, e hoje é isto..... nada de nada.

Realmente, o que os modelos mudaram/aniquilaram em apenas 24 horas:eek:
muito fraquito,mas quaisquer das formas sempre é melhor que o marasmo dos últimos tempos, HAJA ANIMAÇÃO Por Favor!!(isto já é o desespero por uma trovoada a falar mais alto:lol:)