Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá

Ainda em relação às trovoadas secas, para quem como eu passou por terras de África durante dois anos, fica a conhecer bem esse tipo de fenómenos.


Cumprimentos
 


Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
A trovoada não se pode considerar seca, já que a precipitação existe sempre.

O que acontece por vezes é que em locais de cotas mais baixas a precipitação não chega ao solo.

Existiu aqui na Lousã um exemplo em Setembro do ano passado, que provocou alguns focos de incêndio.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Salvo uma ecatombe qualquer penso que as trovoadas já não nos fogem a começar Domingo pelo Sul e depois durante toda a semana em qualquer zona em especial no Centro e Sul e com mais destaque para quinta e sexta ou ainda porventura Sábado mais para a frente não dá para saber ao certo ainda... e claro calor forte até quarta ou quinta com vento fraco
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Salvo uma ecatombe qualquer penso que as trovoadas já não nos fogem a começar Domingo pelo Sul e depois durante toda a semana em qualquer zona em especial no Centro e Sul e com mais destaque para quinta e sexta ou ainda porventura Sábado mais para a frente não dá para saber ao certo ainda... e claro calor forte até quarta ou quinta com vento fraco

Há e já me esquecia desta vez o Litoral vai ser contemplado também e não vai ficar apenas a ver ;)
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Que venham daí as grandes trovoadas que já tenho muitas saudades, e vinha mesmo a calhar uma daquelas que estremece tudo.. :rolleyes:

A Cut-off em cada Run do GFS anda "lá e cá", mas continuo confiante, que esta parece-me que nos caí-a em cima e nos contemple com o que esperamos.

:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
Prece que teremos a formaçao de uma ULL a W, que ficará estacionada entre o continente e os açores..a norte o AA estende-se pujante gerando um forte bloqueio..assim sendo teremos um fim de semana e uma semana quentes( fuxo de SE em altura e E/NE á superficie) e com aumento da instabilidade, já que a ULL tende a deslocar-se gradualmente para leste aumentandoo gradiente térmico vertical e a divergencia em altura.
Para o final da semana os modelos preveem a deslocaçao para oeste da crista em altura, o que erodiria o bloqueio e permitiria o acelerar da ULL para NE, interagindo com o jet e sendo absorvida por outra ondulaçao deste.

Estou a espera de instabilidade por vezes moderada a forte no centro e no sul ( litoral SW/S incluido) entre domingo e 5f, com calor...já entre 6f e domingo proximos, caso as coisas aconteçam como disse atras, talvez tenhamos um pico de actividade convectiva, generalizada, nao só devido á passagem do "core" da ULL como tambem a processos de frontogenese devido á aproximaçao da outra ondulaçao do jet...tambem as temperaturas tenderiam a descer um pouco com a rotaçao do vento para NW.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bem, fugindo ainda ao tópico, mas só para dar a minha opinião em relação à conversa das trovoadas secas.. Há trovoadas mais secas que outras óbvio, em especial no Verão, em ambientes secos e/ou poeiroentos são normais trovoadas com pouca chuva, ou chuva que se evapora pelo caminho, em cumulos de base alta, ou então apenas com chuva em pontos muito localizados.
Quanto a serem um mito trovoadas totalmente secas, penso que não deverá ser assim. De qualquer forma eu nunca presenciei uma trovoada totalmente seca sinceramente, todas as que me lembro, era perceptivel que algures pelo menos alguma coisa caía. Mas sim, de certeza que há em situações secas propícias trovoadas localizadas onde não está a chover em lado nenhum à superfície, mais que não seja pelo exemplo daqueles raios em erupções vulcânicas.
Agora, sem com isto estar a dizer que não há trovoadas secas, entendo o que o Tornado e DRC quiseram dizer, e dou-lhes boa parte da razão, porque as pessoas facilmente caiem no erro de ao ver uma trovoada e não estar a chover onde estão, lhe chamar trovoada seca. Grande parte dos relatos de trovoada seca não serão nada disso, mas apenas não choveu onde se estava, isso não tenho qualquer dúvida.

---

Secas ou não, as trovoadas já estiveram mais "amigas" nossas em saídas anteriores. :(
O ECMWF tem-se tornado consistente ao afastar demasiado a cut-off para Oeste no início da semana, o que inviabiliza boa parte da instabilidade..
De qualquer forma, apresenta o seu regresso para mais perto do continente mais no final da semana.. Mas muito longe, ainda duvidoso. Agora o cenário tão bonito que se via há uns dias, já para daqui a 2/3 dias de hoje, está mais comprometido, e menos "apetitoso"..
Os outros modelos têm ido atrás do ECMWF (como normal)....
A última saída do GFS melhorou um nada, mas ainda estou cauteloso claro.
De qualquer forma, a partir de Domingo, ainda mesmo sem cut-off definida, há um cavado a passar por nós, e aumentam as chances de alguma surpresa. E à medida que a hora se aproxima, os modelos começam sempre a modelar as os eventos de convecção, com mais ou menos exagero.. A lotaria normal! :lmao:
Não estou ainda muito confiante, mas também longe de pessimista! ;)

Depende daquilo que se entende por trovoada seca, se estamos a falar daqueles raios perigosos e sem chuva, que chegam ao chão e geralmente associados a situações potencialmente perigosas e ferozes tempestades, ou se estamos a falar, daquelas que ocorrem somente a não sei quantos km de altitude ... e se estamos considerando este caso ... mesmo aqui por cima da minha cabeça já assisti a imensos casos normalmente associados áquelas nuvens mais altas que não sei o nome !!
Aquelas que falei inicialmente não tive nenhuma, e ainda bem mas lembro-me delas á muitos anos atrás como exemplo 1989, e outros episódeos que causou mortes aqui na zona onde moro, mas aí não teve nada de seco, e foram tempestades enormes ...
Desculpem moderadores a fuga ao tópico ..
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Bom parece que poderemos ter alguma instabilidade para a proxima semana aqui no Sul...

Vejo que o pessoal já está a ficar bastante animado mas eu prefiro esperar por novos modelos...:cool:

Por norma o mês de Setembro e nomeadamente a segunda quinzena costumam ser propicias á ocorrencia de belas trovadas aqui na zona serrana do Algarve:thumbsup:.

Será que teremos a primeira situação de grande instabilidade de Setembro?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O GFS nunca mais se decide..ora põe precipitação ora retira-a...
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Panorama muito Bonito!!:thumbsup:
Esperemos que assim se mantenha...já é tempo de sermos contemplados com alguma animação;)

 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Pois é, parece que não falta nada para esta próxima semana ser boa para um pequeno grupo de portugueses que até acham alguma piada a isto do mau tempo e tal.

o ukmo anda um pouco longe dos outros modelos mas eu acho que vai ficar igual em poucas saídas, existe cape, humidade no sitio certo, calor e cavados, vamos lá ver se não somos é encravados por sei lá o que, já não digo nada :D

Já aperta a saudade

Abraços
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Mas que tristeza de saida esta agora do GFS:angry:, Trovoadas já reduziram e bem, a chuva nem vale a pena falar, enfim...., mas será possivél a uma distância destas o gfs ainda anda tão indeciso, ou será mesmo real que o que ai vêm não vai ser nada, já começo a desconfiar:confused:, ainda ontém estavam a dar uma grande festa, e hoje já não dão praticamente nada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não se preocupem que ela vem a caminho .... ainda não sei quando mas ela vem, poucos vão ser é os contemplados dado que serão muito dispersos, e a convectividade que tem sido tão apregoada está rapidamente a esfumar-se ...
Avizinham-se fortes desilusões por estas bandas, mas haverão até ao final de Outubro algumas situações destas ... espero eu !!:D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Amanhã durante a tarde, pode ocorrer alguma instabilidade na serra algarvia, e mesmo assim é coisa muito incerta. Mais vale pensar que não vem nada de extraordinário do que ter uma desilusão grande. No Algarve chuvinha a sério só na última semana de Setembro, início de Outubro.:D