Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 1 Set 2010 às 00:03.

1. zejorge

zejorge
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    15 Jan 2010
    Local:
    Constância (Montalvo) 74 m
    Olá

Ainda em relação às trovoadas secas, para quem como eu passou por terras de África durante dois anos, fica a conhecer bem esse tipo de fenómenos.

Cumprimentos

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Lousano

Lousano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    12 Out 2008
    Local:
    Lousã/Casais do Baleal
    A trovoada não se pode considerar seca, já que a precipitação existe sempre.

O que acontece por vezes é que em locais de cotas mais baixas a precipitação não chega ao solo.

Existiu aqui na Lousã um exemplo em Setembro do ano passado, que provocou alguns focos de incêndio.

3. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Salvo uma ecatombe qualquer penso que as trovoadas já não nos fogem a começar Domingo pelo Sul e depois durante toda a semana em qualquer zona em especial no Centro e Sul e com mais destaque para quinta e sexta ou ainda porventura Sábado mais para a frente não dá para saber ao certo ainda... e claro calor forte até quarta ou quinta com vento fraco

4. miguel

miguel
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    4 Fev 2006
    Local:
    Setúbal
    Há e já me esquecia desta vez o Litoral vai ser contemplado também e não vai ficar apenas a ver ;)

5. JoãoPT

JoãoPT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    4 Nov 2008
    Local:
    Vidigueira
    Que venham daí as grandes trovoadas que já tenho muitas saudades, e vinha mesmo a calhar uma daquelas que estremece tudo.. :rolleyes:

A Cut-off em cada Run do GFS anda "lá e cá", mas continuo confiante, que esta parece-me que nos caí-a em cima e nos contemple com o que esperamos.

:D

6. stormy

stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    7 Ago 2008
    Local:
    Lisboa
    boas:)
    Prece que teremos a formaçao de uma ULL a W, que ficará estacionada entre o continente e os açores..a norte o AA estende-se pujante gerando um forte bloqueio..assim sendo teremos um fim de semana e uma semana quentes( fuxo de SE em altura e E/NE á superficie) e com aumento da instabilidade, já que a ULL tende a deslocar-se gradualmente para leste aumentandoo gradiente térmico vertical e a divergencia em altura.
    Para o final da semana os modelos preveem a deslocaçao para oeste da crista em altura, o que erodiria o bloqueio e permitiria o acelerar da ULL para NE, interagindo com o jet e sendo absorvida por outra ondulaçao deste.

Estou a espera de instabilidade por vezes moderada a forte no centro e no sul ( litoral SW/S incluido) entre domingo e 5f, com calor...já entre 6f e domingo proximos, caso as coisas aconteçam como disse atras, talvez tenhamos um pico de actividade convectiva, generalizada, nao só devido á passagem do "core" da ULL como tambem a processos de frontogenese devido á aproximaçao da outra ondulaçao do jet...tambem as temperaturas tenderiam a descer um pouco com a rotaçao do vento para NW.

7. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Depende daquilo que se entende por trovoada seca, se estamos a falar daqueles raios perigosos e sem chuva, que chegam ao chão e geralmente associados a situações potencialmente perigosas e ferozes tempestades, ou se estamos a falar, daquelas que ocorrem somente a não sei quantos km de altitude ... e se estamos considerando este caso ... mesmo aqui por cima da minha cabeça já assisti a imensos casos normalmente associados áquelas nuvens mais altas que não sei o nome !!
    Aquelas que falei inicialmente não tive nenhuma, e ainda bem mas lembro-me delas á muitos anos atrás como exemplo 1989, e outros episódeos que causou mortes aqui na zona onde moro, mas aí não teve nada de seco, e foram tempestades enormes ...
    Desculpem moderadores a fuga ao tópico ..

8. Redfish

Redfish
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    6 Jul 2007
    Local:
    Salir - Loulé
    Bom parece que poderemos ter alguma instabilidade para a proxima semana aqui no Sul...

Vejo que o pessoal já está a ficar bastante animado mas eu prefiro esperar por novos modelos...:cool:

Por norma o mês de Setembro e nomeadamente a segunda quinzena costumam ser propicias á ocorrencia de belas trovadas aqui na zona serrana do Algarve:thumbsup:.

Será que teremos a primeira situação de grande instabilidade de Setembro?

9. Geiras

Geiras
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    16 Jun 2010
    Local:
    Qta. do Conde / Sintra
    O GFS nunca mais se decide..ora põe precipitação ora retira-a...

10. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Panorama muito Bonito!!:thumbsup:
    Esperemos que assim se mantenha...já é tempo de sermos contemplados com alguma animação;)

11. ajrebelo

ajrebelo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    5 Fev 2006
    Local:
    Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
    Boas

Pois é, parece que não falta nada para esta próxima semana ser boa para um pequeno grupo de portugueses que até acham alguma piada a isto do mau tempo e tal.

o ukmo anda um pouco longe dos outros modelos mas eu acho que vai ficar igual em poucas saídas, existe cape, humidade no sitio certo, calor e cavados, vamos lá ver se não somos é encravados por sei lá o que, já não digo nada :D

Já aperta a saudade

Abraços

12. Chasing Thunder

Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Mai 2008
    Local:
    Couço
    Mas que tristeza de saida esta agora do GFS:angry:, Trovoadas já reduziram e bem, a chuva nem vale a pena falar, enfim...., mas será possivél a uma distância destas o gfs ainda anda tão indeciso, ou será mesmo real que o que ai vêm não vai ser nada, já começo a desconfiar:confused:, ainda ontém estavam a dar uma grande festa, e hoje já não dão praticamente nada.

13. Gongas

Gongas
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    12 Jan 2008
    Local:
    Coimbra 114m
    É verdade, tantas saídas a dar instabilidade e agora isto? TALVEZ um desvaneio do GFS, esperemos pelas próximas.

14. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Não se preocupem que ela vem a caminho .... ainda não sei quando mas ela vem, poucos vão ser é os contemplados dado que serão muito dispersos, e a convectividade que tem sido tão apregoada está rapidamente a esfumar-se ...
    Avizinham-se fortes desilusões por estas bandas, mas haverão até ao final de Outubro algumas situações destas ... espero eu !!:D

15. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Amanhã durante a tarde, pode ocorrer alguma instabilidade na serra algarvia, e mesmo assim é coisa muito incerta. Mais vale pensar que não vem nada de extraordinário do que ter uma desilusão grande. No Algarve chuvinha a sério só na última semana de Setembro, início de Outubro.:D

Partilhar esta Página