Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Sim, as temperatura vão subir depois deste episódio frontal que aí vem.

Parece-me que os modelos divergem um pouco, o GFS mete calor mais intenso durante mais dias, o ECMWF, pelo contrário, já está mais contido e põe o calor durante menos tempo.

Há possibilidades de termos uma cut-off depois do dia 15 :thumbsup:

Voltamos à discussão do costume, para onde vai a cut-off?

Para cima da península, diversão na certa.

ecm1144.gif

gem0144.png

gme0132.png

Para o Atlântico, injectando calor.

uw14421.gif

nogaps0144.png

Para lado nenhum.

gfs0144.png

Quem quer apostar?

Voltamos à discussão do costume, para onde vai a cut-off?

Para cima da península, diversão na certa.

ecm1144.gif

gem0144.png

gme0132.png

Para o Atlântico, injectando calor.

uw14421.gif

nogaps0144.png

Para lado nenhum.

gfs0144.png

Quem quer apostar?

Infelizmente acho que vai ganhar o calor, visto que hoje já estão todos os modelos em concordância ao meterem a cut-off muito desviada de cá, o que vai originar que o calor venha até nós:angry:.

Quem quer apostar?

O Europeu estava muito optimista.
Aquilo mais parecia um devaneio à GFS, que desta vez parece mais realista.

Depois destes dias mais frescos, é de esperar, a partir de amanhã, uma subida gradual da temperatura.
Quanto ao fim-de-semana, parece que vai estar óptimo para os banhistas. :cool:

Por acaso acho melhor que ele fique pelo Atlântico para torrar mais um bocadinho .... que tem estado fresquinho este ano :D

Pessoal ainda não é tempo de chuva ... é tempo de fazer calor !!!

Como já foi dito os proximos dias vão trazer bastante calor para aqui ... bem bom para eu ir para a praia !!

va la cut off
passa por Portugal ja temos saudades:D

Não é preciso passar por Portugal directamente para termos instabilidade :)
No meu entender iremos ter tempo quente entre sexta e terça/Quarta com temperaturas acima dos 35ºc no Sul em especial e até mesmo no Litoral, depois no inicio da próxima semana poderíamos ter alguma instabilidade ou forte instabilidade depende onde fica a cut off instabilidade essa que poderia varrer de Norte a Sul com mais destaque no Centro e Sul...falando ainda sem certezas eu apontaria para tempo quente sexta a quarta com aguaceiros e trovoadas ao longo da semana que vem...que os deuses das trovoadas estejam connosco :p

Não é preciso passar por Portugal directamente para termos instabilidade :)
No meu entender iremos ter tempo quente entre sexta e terça/Quarta com temperaturas acima dos 35ºc no Sul em especial e até mesmo no Litoral, depois no inicio da próxima semana poderíamos ter alguma instabilidade ou forte instabilidade depende onde fica a cut off instabilidade essa que poderia varrer de Norte a Sul com mais destaque no Centro e Sul...falando ainda sem certezas eu apontaria para tempo quente sexta a quarta com aguaceiros e trovoadas ao longo da semana que vem...que os deuses das trovoadas estejam connosco :p

esperemos que te ouçam miguek :rolleyes:

Neste momento parece QUASE GARANTIDO a formação de uma cutoff na proxima semana, contudo se o CAPE parece bastante bom já em termos de precipitaçao parece ainda muito fraco e o GFS nesta ultima run ainda piorou mais !!
Em termos de profundidade em altura esta depressão para já ainda parece deixar algo a desejar mas aguardemos pelas próximas runs !!

Parece mais muita parra e pouca uva mas apenas lá pra Sexta/sabado saberemos com o que podemos contar !!

EDIT: Pelo jeito segundo a ultima run do ECM, o quase garantido não existe pois a mata quase á nascença !!

É neste momento praticamente certo que a partir de Sexta virá calor (temperaturas altas para a época, nada de valores superiores a 40 graus). Domingo é quase certa a formação uma cut-off após a passagem de um cavado, e já nesse dia não seria de descartar a possibilidade de alguma instabilidade em alguns locais (poucos). Quanto à colocação dessa cut-off, é provável que ela fique não muito afastada, não creio muito neste cenário da última run do ECM que a envia para muito longe. Na minha opinião teremos dias quentes com muita convecção generalizada a partir do início da semana que vem. Ou então cadáveres marroquinos. Vai depender da proximidade da depressão.

Quanto a modelos, o GFS sacou hoje 4 saídas muito idênticas, com a cut-off o suficientemente próxima para gerar bastante instabilidade, parece que desta vez, para variar, atinou primeiro que o ECM, que ainda não sacou duas saídas parecidas consecutivas.

...O Sol, o Céu azul, o Tempo seco ... a penas de três dias de expulsão do Território do Noroeste...

...Cumprida que está na totalidade a pena , apesar de algumas "licenças precárias" mas sem ter havido nenhum perdão , eis de volta à liberdade , o Sol, o Céu Azul, o Tempo seco por Terras do Noroeste e o fim dos danos colaterais ( ausência de Calor ) nas restantes regiões.
Entretanto, deu entrada na 4ª Vara dos Meteoros , um pedido de expulsão da Estabilidade Atmosférica que estará de regresso.O documento justifica esta sua interpolação , pelo fraco desempenho eruptivo deste Verão .

E lá estamos nós na expectativa , no "diz que diz" a esta distância
que já sabemos que às vezes é apenas fogacho, outras é pujança...
Amanhã , mais expectativas criadas, mais algumas goradas,
mais incertezas no sucesso desta "démarche jurídico-meteorológica"...
Claro que era justo termos direito a uns dias com umas belas trovoadas
e uns bons aguaceiros dispersos , depois de tanta míngua a que temos estado sujeitos ...
Era justo...
Veremos se haverá Justiça...

Nesta saida de Hoje o gfs, colocou novamente a cut-off mais para longe, e claro com isto tirou muita da percipitação que estavam a dar ontém, mas mesmo assim vamos ter algumas trovoadas, se até lá não tirarem a cut-off toda, o calor esse está garantido que nos vêm visitar mais uma vez, sinceramente espero que a próxima run seja mais simpática:D.

Nesta saida de Hoje o gfs, colocou novamente a cut-off mais para longe, e claro com isto tirou muita da percipitação que estavam a dar ontém, mas mesmo assim vamos ter algumas trovoadas, se até lá não tirarem a cut-off toda, o calor esse está garantido que nos vêm visitar mais uma vez, sinceramente espero que a próxima run seja mais simpática.

Bom Dia

Gosto mais da Run do ECM que ainda afasta mais a cut-off...não quero andar a trabalhar a chuva e também quero os fim de semanas bons para ir até a praia :D

Mais uma saida, esta já é mais simpática:thumbsup:, mete mais um pouco a cut-off próxima de cá, começando já este domingo no algarve com possivéis aguaceiros fracos, mas, a partir de segunda é começará a festa no litoral sul, segundo esta saida do gfs a percipitação será mais forte no litoral centro e nas regiôes do centro, lá mais para a frente ( dia 17 e 18) a cut-off poderá vir mesmo em cheio para portugal, e ai sim haverá muita convectividade e muita chuva genaralizada para todo o território continental.

Espero que na próxima saida seja ainda melhor:D.

Aqui, no Algarve só chove na última semana de Setembro, por altura da Feira de Olhão. Ou seja, tal como o Aurélio disse a média é de 14 mm em Faro, já esqueceram-se que em 2008 choveu 10 vezes mais do que é a média em Faro. Vamos ter calma, não entrar em alarmismos, a última semana de Setembro tem que vir uma cut-off. Em 2007 aconteceu nos primeiros dias de Outubro. O ano passado nem uma cut-off tivemos, por isso, foi o Outono que foi. Mas, estou convencido que a última semana de Setembro vai haver cut-off no Algarve. :D

Em 2006 foi nos primeiros dias de Setembro e já não é a primeira vez que já ocorreram Cut Off's intensas entre o dia 2 e o dia 5... ;)

Em 2008/09/28 -> Fotos em: http://southstorm.webnode.com/news/chuva-forte/