Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
E a 21/09/2014, aqui no Porto, assisti à mais violenta chuvada que me recordo, foram mais de 30 mm em poucos minutos :rain: :rain:

Como isto anda muito monótono, em off tópic e para recordar, cá fica o vídeo que fiz na altura: :trovao:



Off topic:

Esse dia. :rolleyes:


Por cá pouco choveu mas deu para ver um dos céus mais assustadores que me recordo, até tons roxos tinha. Mas ainda mais assustador foi o do mítico 4 de Setembro de 2004. Tinha apenas 10 anos mas lembro-me como se fosse hoje daquela shelf cloud mesmo à moda do Kansas. Até um tornado houve. A seguir saraiva de 6cm em plena via rápida. Ainda hoje o jipe da minha mãe tem leves mazelas no capot. Leves pois conseguimos nos abrigar num viaduto. Podem ver um tópico disto que há no fórum aqui, porém perderam-se as fotos todas. Vou colocar lá alguma informação da minha experiência e imagens dos modelos. Também a 21 de Setembro 2008 houve grandes trovoadas no Norte e Centro.

--------------------

O mês de Setembro quando quer traz coisas épicas no que toca a eventos convectivos. Este ano os modelos teimam em não mostrar nada para já. Veremos. Mas neste momento o ideal seria uma frente a varrer todo o continente, ou em especial na zona Centro e Sul, que precisam de água.
 
Última edição:


ruka

Cumulus
Registo
17 Set 2009
Mensagens
325
Local
Porto (Boavista)
15-574SP_pgk3.GIF
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Esse 21\09\2014 foi épico em termos de instabilidade. Também aqui ao final do dia abateu-se uma trovoada muito forte e constante acompanhada por uma chuvada monumental (cerca de meia hora). O Porto defrontou no Dragão o Boavista nesse dia e o jogo teve de ser interrompido devido à precipitaçao. Voltando ao tópico, seca e mais seca é o que se vê, vamos lá ver se isto anima nos próximos tempos, afinal estamos em ano de El Niño....
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Bom analise de modelos talvez fosse mais interessante do que saudosismos mas olhando aos modelos vejo uma possivel alteracao para daqui a uns 10 dias com um bloqueío a nordeste da Europa e o AA a oeste que podem potenciar a formacao de cavados na PI. O ensemble indica essa possibilidade em especial a norte e centro. É uma questao de aguardar mais uns dias embora temo que aqui o Algarve ainda precise de aguardar mais uns tempos.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Os modelos estão muito instáveis, normal nesta altura do ano.
O ECMWF já prevê novamente um evento convetivo na 2ª/3ª principalmente no interior, mas claro que isto tudo pode mudar amanhã.

@Davidmpb basta olhar para as nuvens de evolução que começaram a surgir na última hora sobre a Serra de S. Mamede. Tanta humidade durante a noite e subidas bruscas a temperatura durante o dia, só podem originar instabilidade de origem térmica no interior da península.
Infelizmente não é de aguaceiros fortes e dispersos que necessitamos. Necessitamos de várias superfícies frontais a atravessar o continente, de cabo a rabo, para terminar com esta seca... ;) :)

Quanto a prognósticos de médio e longo prazo, o IPMA confirma essa possibilidade de evento para a 2ª/3ª, mas o GFS continua a rumar para outro caminho, no sentido da estabilidade e aumento da temperatura.
Por sua vez, o AEMET publicou a previsão mensal. As anomalias positivas em precipitação e negativas em temperaturas começam a surgir a partir de dia 14. Vamos esperar para ver se isso se confirma. :pray:
http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p54tesp1.pdf
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
e claro está... mais do mesmo... sem chuva!


prec4.png

Por acaso o que vejo no 2ª painel é animador, pelo menos para o norte e centro. Convenhamos que é chuva e está prevista - faltam ainda uns bons dias e o padrão indicia alguma mudança.
O WRF apresenta tendência para perda da influência anticiclónica para o final da semana.
Aguardemos para ver se os outros modelos acompanham...;)
 
  • Gosto
Reactions: Candy e TiagoLC
Estado
Fechado para novas mensagens.