Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Previsão da precipitação acumulada até às 240 horas - 17/09/2015

( GFS 6Z )

0PJ3MFB.gif
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
zErJnAr.jpg

l4mN5Uq.jpg


GL3wrk4.jpg


9M8dFsf.jpg


PZmnyh5.jpg


XU8zAHu.jpg


Sei que é um pouco cedo, pois ainda faltam alguns dias para esta possível evolução, mas esta previsão ocorrer será um bom evento, com precipitações constantes durante todo o fim de semana e proveitosas para todo o território. Vamos esperar que se concretize e venha mitigar esta seca. :):thumbsup:

Quando apresentares os mapas da NOAA, que não são propriamente muito estéticos e muitas vezes de difícil perceção, não te esqueças de mencionar quantos milímetros tem uma polegada, que é a unidade utilizada por eles. Até faço uma sugestão, se me permites. Quem vive em Portugal continental não necessita de usar esses mapas abrangentes. Há outros bem mais precisos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dias Miguel

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Quando apresentares os mapas da NOAA, que não são propriamente esteticamente muito apelativos e muitas vezes de difícil perceção, não te esqueças de mencionar quantos mm tem uma polegada, que é a unidade utilizada por eles. Até faço uma sugestão, se me permites. Quem vive em Portugal continental não necessita de usar esses mapas abrangentes. Há outros bem mais precisos.

(Off-Topic) Obrigado @Orion. Como se costuma dizer: vivendo e aprendendo ;) E já agora: 1 polegada = 25,4 milímetros by Sr. Google :D
 
  • Gosto
Reactions: Orion

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Se continua assim vamos ter mais um mês com 0 ou próximo. A frente do próximo semana praticamente não afectará o Centro e Sul. Após isso parece querer restabelecer-se o anti-ciclone novamente. Ou começa a alterar muita coisa na sinóptica nos próximos tempos ou não saímos disto.
Marrocos, Argélia, Tunísia e leste Peninsular começam a ver qualquer coisa e nós nada.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Se continua assim vamos ter mais um mês com 0 ou próximo. A frente do próximo semana praticamente não afectará o Centro e Sul. Após isso parece querer restabelecer-se o anti-ciclone novamente. Ou começa a alterar muita coisa na sinóptica nos próximos tempos ou não saímos disto.
Marrocos, Argélia, Tunísia e leste Peninsular começam a ver qualquer coisa e nós nada.

Só na semana de 21 a 27/09 é que o ECM prevê anomalia positiva na precipitação no sul. Há zonas no leste peninsular, já choveu mais neste mês, que o ano hidrológico todo. Em Setembro do ano passado, em Faro caíram 9.2 mm.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Lá se foi toda a precipitação para o FDS. Além disso, a própria "mudança de padrão" não foi mais do que uma esperança que durou 2 dias.

O Anticiclone está cá para ficar novamente.
 

MeteoAlgarve

Cirrus
Registo
20 Mai 2015
Mensagens
22
Local
Algarve
Essa anomalia na precipitacao ja antes estava na semana de 14 a 21 de Setembro. Neste momento a tendencia dos modelos e para um posicionamento no seu sitio do AA e por isso sonente alguns restos poderao chegar ao norte. Normalmente Setembro e muito seco por ca no Algarve e nao me parece que este ano seja excecao. Veremos posteriormente o que nos reserva Outubro.
OBS: neste monento penso que isto pode inclinar para algo como 2009/2010. Veremos e se por aqui nao teremos que esperar por Dezembro para ver chuva.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Ou eu estou a ver mal ou os modelos estão a modelar claramente uma mudança de padrão a partir do fim de semana , pelo menos aqui no Norte .

A ultima saída do " ECM " , por exemplo , mostra probabilidades elevadas de precipitação para alguns dias . Agora , se ha pessoas a espera de , no inicio de setembro , o território ser varrido por frentes sucessivas a descarregar enormes quantidades de agua , como se estivéssemos em janeiro , pode ter uma desilusão .
 
  • Gosto
Reactions: Gerofil e jonas_87

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:rolleyes:
gfs-2-216.png


Aparentemente esta run do GFS está a melhorar bastante no que toca à precipitação :rain:

Já se sabe como é a esta distância, mas à medida que a 2ª quinzena se aproxima pode ser que os modelos vão acertando as "agulhas".

Não espero frentes vigorosas nem muito abrangentes, mas pelo menos alguma alteração de padrão pode ocorrer, com chuva em especial mais a Norte/ Centro :rain:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
O avanço para leste da superfície frontal fria que ontem e hoje atravessou o Arquipélago dos Açores irá originar uma pequena depressão a noroeste da Península Ibérica; a superfície frontal fria, já em fase de dissipação, irá afectar as regiões do norte e litoral centro de Portugal Continental a partir da tarde de amanhã. Períodos de céu muito nublado e alguma precipitação prevista para as regiões do norte e centro.

Na Sexta-feira à tarde iremos ter mais uma aproximação e passagem de outra superfície frontal fria, afectando sobretudo as regiões do norte e centro de Portugal Continental ao longo da noite de Sexta-feira para Sábado. Descida já notável das temperaturas máximas no norte.

Bom dia, Ou eu estou a ver mal ou os modelos estão a modelar claramente uma mudança de padrão a partir do fim de semana , pelo menos aqui no Norte. A ultima saída do " ECM " , por exemplo , mostra probabilidades elevadas de precipitação para alguns dias.

:thumbsup: Muito bem vista a alteração prevista, já a partir de amanhã.

O anticiclone dos Açores irá baixar de latitude e a corrente de oeste começara a incidir com maior frequência nas regiões do norte da Península, trazendo concerteza a tão desejada precipitação pelo menos para as regiões do norte, onde o tempo outonal deverá começar já a marcar presença a partir desta semana.

sin%25C3%25B3ptica.JPG
 
Última edição:

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom dia.

Lendo este fórum parece que ninguém se entende..uns dizem que que AA veio para ficar outros que vamos ter chuva!
Penso que não é difícil perceber que cada RUN que sai as coisas mudam e não é pouco. Tudo num tira e põem. Nem me arrisco a fazer previsões para o fim de semana.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Bom dia. Lendo este fórum parece que ninguém se entende..uns dizem que que AA veio para ficar outros que vamos ter chuva!
Penso que não é difícil perceber que cada RUN que sai as coisas mudam e não é pouco. Tudo num tira e põem. Nem me arrisco a fazer previsões para o fim de semana.

Eu acho que não existe confusão nenhuma mas sim pessoas que avançam com supostas previsões sem qualquer fundamento. Analisando as cartas sinópticas, não se observa nenhum anticiclone sobre a Península e se ler as previsões do IPMA, está lá previsto o regresso da precipitação ao território do continente.
 
  • Gosto
Reactions: boneli e Candy

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Para mim antes as 72 horas nada é certo, com esta mete e tira do GFS.
Olhando a este fim de semana, voltou a oferecer-nos chuva. Mais à frente então... são os sonhos, nas previsões para dia 17!... era bom era... embora lá p'ra Viana do Castelo possam não achar muita piada à coisa. Mas previsões a 216 horas já se sabe que são apenas o que são...
A cada saída há mudanças...
Parece que certo, certo, pelo que vem sido modelado nas últimas saídas é que aqui p'ra mim, a partir de hoje não vou ter máximas acima dos 20ºC. Apesar de hoje já não as ter.
Acompanhando os modelos...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Eu acho que não existe confusão nenhuma mas sim pessoas que avançam com supostas previsões sem qualquer fundamento. Analisando as cartas sinópticas, não se observa nenhum anticiclone sobre a Península e se ler as previsões do IPMA, está lá previsto o regresso da precipitação ao território do continente.

No fundo é isso que vejo também e pelo menos o GFS tem insistido no regresso da chuva para o próximo fim de semana já á alguns dias. O que tem variado bastante é a quantidade de chuva que que poderemos ter.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.