Seguimento - Abril 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ninguém quer abrir o tópico do mês e já estamos a meio dia de 1 de Abril
Abro eu portanto.

Que seja um Abril, águas mil !

Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.
Abril, Abril, está cheio o covil.
Em Abril águas mil.
Em Abril queima a velha o carro e o carril.
Em Abril, cada pulga dá mil.
Em Abril, lavra as altas, mesmo com água pelo machil.
Em Abril, vai onde deves ir, mas volta ao teu cuvil.
Inverno de Março e seca de Abril, deixam o lavrador a pedir.
Não há mês mais irritado do que Abril zangado.
No princípio ou no fim, costuma Abril a ser ruim.
Quando vem Março ventoso, Abril sai chuvoso.
Quem em Abril não varre a eira e em Maio não rega a leira, anda todo o ano em canseira.
Uma água de Maio e três de Abril valem por mil.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
3,5ºC e céu limpo.
Mínima de -2,8ºC (-3,2ºC na estação meteorológica)
Este é o valor mais baixo, para um mês de Abril, pelo menos desde 2001.

:shocking: :shocking: :shocking:
Não é tanga de 1º de Abril pois não ?:)

Bem, vocês aí estão a apanhar um pouco com os restos daquela instabilidade que esteve desde ontem no norte de Espanha. Deve estar a entrar muito frio por isso.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
:shocking: :shocking: :shocking:
Não é tanga de 1º de Abril pois não ?:)

Bem, vocês aí estão a apanhar um pouco com os restos daquela instabilidade que esteve desde ontem no norte de Espanha. Deve estar a entrar muito frio por isso.

É mesmo verdade :D

Entretanto a temperatura subiu bastante. Já vai em 9ºC e estão a aparecer alguns cumuls a sul. Para noroeste está muito mais escuro, já deve haver precipitação nessas montanhas.
 
M

Membro excluído 274

Portimão:
Temperatura: 18.2ºC:D :D :D
Mas a estação esta a prever chuva e trovoadas, quiçá lá po fim do dia, por agora céu limpinho, vento fraco, un dia mesmo agradável!;) :D :lmao:

Vou agora ver o maior lago artificial da Europa que ainda não conheço! Alqueva!!!!
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boas pessoal, por aki acabei de ter granizo:D , tava a dormir e acordaram-me pra ir ver, ainda caíu bem, o chão já estava a ficar pintado de branco.
Quanto á temp estava nos 17,8ºc e caíu logo aos 14,9ºc mas já começou a subir e sigo com 16,8ºc depois de ter tido umam
inima de 10,8ºc...
Vou agora em busca do almoço...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas pessoal, por aki acabei de ter granizo:D , tava a dormir e acordaram-me pra ir ver, ainda caíu bem, o chão já estava a ficar pintado de branco.
Quanto á temp estava nos 17,8ºc e caíu logo aos 14,9ºc mas já começou a subir e sigo com 16,8ºc depois de ter tido umam
inima de 10,8ºc...
Vou agora em busca do almoço...

A sério?!!:huh: :p

Aqui pingou a pouco nuvens de desenvolvimento vertical;) céu lindo por aqui...mínima de 9,7ºC neste momento céu nublado:thumbsup: temperatura agora 15,1ºC e 1010hpa

PS: á espera do granizo :P até pq vou daqui a uma hora para lisboa lol
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É mesmo verdade :D

Entretanto a temperatura subiu bastante. Já vai em 9ºC e estão a aparecer alguns cumuls a sul. Para noroeste está muito mais escuro, já deve haver precipitação nessas montanhas.


Confirmo, está a chover e bem aqui por Melgaço...
Neste momento não sei qual é a temperatura mas deve rondar os 12ºC
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
A sério?!!:huh: :p

Aqui pingou a pouco nuvens de desenvolvimento vertical;) céu lindo por aqui...mínima de 9,7ºC neste momento céu nublado:thumbsup: temperatura agora 15,1ºC e 1010hpa

PS: á espera do granizo :P até pq vou daqui a uma hora para lisboa lol

Boas Miguel, é verdade tava a dormir tão descansado k nem parecia verdade, acho k ninguém tava á espera disto mas caíu mesmo e era grande tendo em conta o tipo de granizo k tou habituado a ver, é k não tenho muita sorte e quando cai granizo a sério ou estou a dormir ou no sitio onde estou não passa de uma amostra.
Por aki sigo com 15,9ºc e na zona da arrábia esta tudo muito negro, ouvi agora mesmo um trovão...
Não tirei fotos pk fui apanhado de surpresa na cama e durou pouco tempo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Saí de casa agora pela primeira vez e confirmo umas quantas nuvens com potencial vertical, especialmente no mar, a passarem a W/SW de Cascais.

Será que vamos ter um Domingo animado a sul do Tejo, com o mês de Abril a começar em grande ?
Actividade eléctrica já existe muita, e acho que acabei de ouvir o 1º trovão.

rsflocmu7.gif



A previsão do Estofex para hoje:

...Portugal, Spain and the Balearic Islands...

Despite some minor discrepancies regarding the strength and final placement of the surface depression / low-pressure channel, models agree in the overall synoptic situation over SW Europe.

Portugal and W / NW Spain:

Center of upper-level system will reach the aforementioned regions and will help to steepen lapse rates at the mid-levels.
The main negative factor for scattered storms well inland will be a pretty dry PBL. Expected 8-14°C and dewpoints into the lower singles will create pretty high LCLs of 1-1.5km over Portugal and extreme western Spain.
Support of the upper-levels is weak and there area no real forcing mechanism.

Shear will be too weak for any storm organisation, but weak background flow and rapidly steepening lapse rates could favor an isolated waterspout risk along the coastal areas / offshore.



http://www.estofex.org/
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por aqui o dia decorreu com pouca animação. Máxima de 12,0ºC e apenas um pequeno aguaceiro que mal deu para molhar o chão.

Algumas nuvens e 9,4ºC por agora.
 

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Por aqui o dia teve minima de 1,5ºC e a máxima chegou aos 12,8ºC
Agora segue com 11,3ºC
Céu com algumas nuvens
1008hpa ( a minha estação aponta chuva)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Em Melgaço a temperatura esteve sempre abaixo dos 10ºC.
Aos 1200 metros ainda caiu alguma coisa... do elemento branco está claro :D


dscn0420lz8.jpg