Correcto mas actualmente sigo o GFS apenas pela leitura da WRF (modelo de alta resolução que tem por base a leitura do GFS) para o seguir.
Ok Knyght. Mas mesmo assim se queres que te diga faz-me ainda uma certa confusão isso do "apertado" e do "largo". Os critérios de alertas a meu ver deveriam de ser iguais para todas as zonas mas pronto passemos à frente.
Segundo os modelos do GFS que tive a ver a animação aí para os vossos lados não será assim tanta para o final da semana, já que uma crista anticiclónica teima em estender-se para norte apanhando inclusivé os Grupos Central e Oriental dos Açores isso já para 5 e 6 feira. Mas são esperadas tb Trovoadas aí para a Madeira na Terça-Feira.
Excepção à regra será o Grupo Ocidental que ficará mais sob a influência das baixas de Oeste, já que tudo indica que um AA irá bloquear alguma coisa, mas até lá tudo pode mudar como é óbvio.Pa domingo próximo e segunda já os modelos dão uma forte circulação depressionária pelo atlântico da qual os Açores estaão no seu caminho, com trovoadas e ventos muitos fortes mas com alguma dificuldade em se alargar mais até ao Continente devido à acção de uma crista de altas pressões que não sai nem deixa passar nada.
Agora por aqui aguaceiros moderados a fortes que vão e vêm e com eles algum vento e chuva essa por vezes forte.
A temperatura queda-se agora nos 12.8:C
Se amanhã a festança eléctrica confirmar-se para os Grupos Central e Oriental já nem menciono alertas para não correr o risco de me enganar. Por esta altura chuva e Trovoada já no Faial a estender-se às restantes ilhas.
Segundo o ImapWeather de há bocado algumas descargas eléctricas pairam ao redor dos Açores, visto as previsões apontarem para Trovoadas nos Açores. Com sorte ainda a Madeira apanha qualquer coisa.
Ah! outra coisa Knyght eu pessoalmente também nunca me fio no Freetmeo. Perda de tempo total
Mas mudando agora de assunto, já tive a pesquisar em alguns sites onde até alguns são unânimes na previsão a longo e médio prazo na continuação e prolongamento de um padrão anticiclónico no atlântico enfraquecido onde por exemplo se destaca o modelo do ECMWF.
A confirmar-se isso tou a ver que esse ano os Açores podem ser varridos com mais frequencia e intensidade por furacões ou ciclones tropicais. Corrijam-me se tiver errado. O que é certo é que o ano passado por essa altura já faziam dias de praia e até me lembro que o meu primeiro banho do ano foi a principios de Abril de 2009. Esse ano a Primavera de Primavera só tem nome porque o tempo tem se prolongado invernoso desde os Açores, passando pela Madeira e acabando em Portugal Continental. A confirmarem-se essas previsões do ECMWF o verão já era.
Em vez de praia esse ano faço montanha ou campo pa variar o que tb é óptimo