Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2009

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Boa Noite.
Por aqui depois de uma semana de algum temporal, hoje está muito mais calmo.
O vento a continua a soprar algo forte, rajada de 65km/h de Noroeste.
Precipitação do dia- 6,7mm
Temperatura actual - 9,8 ºC
HR 80%
Pressão- 1013 hpa

Pela primeira vez desde que começou o inverno tenho sensação de frio.
Bom Ano para todos.

Não temos frio ainda suficiente para neve mas que o frio aí vêm e como o nosso clima é humido.
Enfim pela foreca site que é muito bom nas previsões 24h de 31 as 02 do dia 01 vamos para os 7ºC
Cumpz

Não temos frio ainda suficiente para neve mas que o frio aí vêm e como o nosso clima é humido.
Enfim pela foreca site que é muito bom nas previsões 24h de 31 as 02 do dia 01 vamos para os 7ºC
Cumpz

Boa noite,
As temperaturas estão baixas, o Funchal está a esta hora com 13,8ºC (a mínima prevista pelo IM era de 16ºC).
Quanto ao frio para nevar, penso que já deverá ter ocorrido neve na última hora pelo menos no Pico Ruivo, as temperaturas lá devem já ser de 0ºC ou inferiores. Na estação do Pico Areeiro a 1600 metros indica esta hora 1,7ºC.

Sigo com 11,8ºC
74%HR

Nos últimos dias no norte da Madeira:

PC230010.jpg

PC230008.jpg

Olá amigo! Bastante frio por aí

Ontem aí na Serra de Santa Barbara caíu alguma coisa?! Alguma neve?

Agora aqui estou com 10,8ºC, mais um grau do que em Angra. Muito frio por cá também.
Hoje quando ia para o trabalho pareceu me ver alguns pontos brancos no alto do Pico da Barrosa, mas não poderei afirmar se seria neve ou não, faltou-me tempo para verificar localmente

Sei de fonte segura que não nevou na Terceira... Nem chegou lá perto!

Só tenho conhecimento de ter caído alguma coisa ( e como as fotos bem mostram), em São Miguel e no Pico porque as altitudes médias dessas duas ilhas favorecem mais o aparecimento da queda de neve... sem falar nas Flores obviamente pelos motivos que penso que já todos devem de saber...

...By the way ppl, não acham que deveria-se de criar um tópico só e exclusivamente para os Açores e outro para a Madeira? É que por vezes uma pessoa fica muito baralhada e sem saber o que é, ou quem é dos Açores ou da Madeira.. uma autêntica salada russa e torna-se às vezes muito confuso estar a falar num só tópico de realidades climáticas distintas/diferentes como é o caso do clima dos Açores e da Madeira ..:confused:

Just my opinion...

Olá amigo! Bastante frio por aí

Ontem aí na Serra de Santa Barbara caíu alguma coisa?! Alguma neve?

Agora aqui estou com 10,8ºC, mais um grau do que em Angra. Muito frio por cá também.
Hoje quando ia para o trabalho pareceu me ver alguns pontos brancos no alto do Pico da Barrosa, mas não poderei afirmar se seria neve ou não, faltou-me tempo para verificar localmente

boa noite,

por cá não caiu nada de especial, caiu um ou dois aguaceiros de granizo, mas sempre misturados com chuva, e ocorreram durante a noite.
embora tivesse frio não foi o suficiente para cair grande coisa.

Sei de fonte segura que não nevou na Terceira... Nem chegou lá perto!
por aqui não nevou de certeza, mal caiu granizo.

Só tenho conhecimento de ter caído alguma coisa ( e como as fotos bem mostram), em São Miguel e no Pico porque as altitudes médias dessas duas ilhas favorecem mais o aparecimento da queda de neve... sem falar nas Flores obviamente pelos motivos que penso que já todos devem de saber...

na ilha do pico sei que caiu neve, chegando esta à estrada que se sobe para a montanha. quanto a são miguel não digo que não tenha caido neve nos pontos mais altos, mas as fotos que colocas te aqui parecem que é apenas acumulação de granizo e não de neve, pois se fossem de neve esta estaria espalhada pela vegetação toda e não apenas localizada nas bermas da estrada, mas como tu disse te que viste não te vou contrariar...

...By the way ppl, não acham que deveria-se de criar um tópico só e exclusivamente para os Açores e outro para a Madeira? É que por vezes uma pessoa fica muito baralhada e sem saber o que é, ou quem é dos Açores ou da Madeira.. uma autêntica salada russa e torna-se às vezes muito confuso estar a falar num só tópico de realidades climáticas distintas/diferentes como é o caso do clima dos Açores e da Madeira ..:confused:

quanto a este assunto é que estou totalmente em desacirdo contigo, vou dar apenas um exemplo, dos Açores somos apenas 3 as escrever o que se passa, isto se ficasse só com um seguimento nos Açores era apenas 3 ou 4 (lá de vez enquando aparece mais um a dizer como vai o tempo dos Açores) e quem acompanha o forum sabe bem que é dos Açores e da Madeira, pelo menos eu já sei de onde são a maior parte das pessoas que escrevem neste forum (pelo menos os que escrevem mais)

Just my opinion...

esta é tambem só a minha opinião

esta é tambem só a minha opinião

Bem, dos Açores e pelo que eu me lembro e segundo as minhas contas somos aproximadamente uns 8 e da Madeira uns 10...

Mas partindo do princípio que a qualquer altura pode entrar novos membros ao fórum acho na minha opinião que se torna credível e legítimo criar tópicos independentes, mas como tu dizes e muito bem, também é a minha opinião...

Just my opinion...

Não se justifica.. as realidades climáticas não são assim tão acentuadas quanto isso, são ilhas e têm mais pontos em comum que de diferença.
Esta troca de ideias de ocorrências entre as várias ilhas assim tem mostrado os pontos frágeis que se podem encontrar nas ilhas como os deslizamentos e a ondulação forte que tem dificultado o abastecimento de bens em algumas ilhas. Na Madeira já a uns 5 dias que está para ser efectuado a entrega de combustível mas o mar não tem permitido.
Depois cada membro tem indicação da sua localização, pode estar nas Flores como em São Miguel, ou na Madeira e não acho assim tão confuso. Criar um tópico para Madeira e Açores separado, é dividir um grupo que já em si é pequeno e perdia-se esta interação entre ilhas, que deve ser aprofundada. :thumbsup:

Sigo com 11,2ºC
85%HR
1,9ºC no Pico do Areeiro

Ola, está noite baixo a temperatura por volta de dois graus, aqui em Câmara de Lobos - Madeira os meu registo da mínima é:

13,6ºC com humidade que variou ente os 56%- 72%

Actualmente temp: 19,8ºC

Estado do ceu: Nublado, mas com tendência a ficar pouco nublado, o vento é fraco.

Conclusão nada haver com dias anteriores.

Total precipitação do mês de Dezembro na minha estação foi de 274mm, muito acima da media, dá para ter uma ideia de quanto choveu em 13 dias seguido:surprise:s

Boa tarde.
Dia de algum sol por aqui, embora pela manhã ainda tivesse chuviscado.
A temperatura a que não há maneira de subir.
Temperatura actual: 13,1 ºC (máxima do dia)
A mínima foi de 8,1 ºC pelas 6 da manhã.
HR 58%
Precipitação 0,5mm
Vento 12km/h (rajada máxima) Noroeste
Pressão: 1018 hpa

Agora até para o ano.

Não se justifica.. as realidades climáticas não são assim tão acentuadas quanto isso, são ilhas e têm mais pontos em comum que de diferença.
Esta troca de ideias de ocorrências entre as várias ilhas assim tem mostrado os pontos frágeis que se podem encontrar nas ilhas como os deslizamentos e a ondulação forte que tem dificultado o abastecimento de bens em algumas ilhas. Na Madeira já a uns 5 dias que está para ser efectuado a entrega de combustível mas o mar não tem permitido.
Depois cada membro tem indicação da sua localização, pode estar nas Flores como em São Miguel, ou na Madeira e não acho assim tão confuso. Criar um tópico para Madeira e Açores separado, é dividir um grupo que já em si é pequeno e perdia-se esta interação entre ilhas, que deve ser aprofundada. :thumbsup:

Sigo com 11,2ºC
85%HR
1,9ºC no Pico do Areeiro

Olha que não é verdade!

Existem realidades climáticas diferentes inerentes aos Açores e à madeira!

Por exemplo,

1- O clima do arquipélago açoriano é menos quente quando comparado com o arquipélago da Madeira.

2- O clima do arquipélago açoriano é mais húmido e chuvoso do que a Madeira.

3- O clima do arquipélago açoriano é mais tempestuoso do que o arquipélago da Madeira.

São duas realidades diferentes!

Acho que só por esses motivos que já marcam alguma diferença no contexto dos dois arquipélagos, justificava-se a criação de 2 tópicos para duas realidades distintas: Açores e Madeira

Minha opinião.

Se houver mais alguém que partilhe da minha ideia que se manifeste também.

Boa Tarde

Neste momento o céu apresenta-se muito nublado e as previsões apontam para uma noite perfeita, para quem quiser disfrutar o belíssimo mega espectáculo de pirotecnia que irá decorrer esta noite no Funchal. :D

Feliz Ano Novo para Todos Vós :thumbsup:

Condições Actuais :

Temperatura - 16.2ºC
Humidade Relativa - 57%
Pressão Atmosférica - 1019 hpa
Vento - muito fraco 3.2 Km W/NW
Precipitação Total de Dezembro - 208.5 mm
Rajada Máxima - 50.7 Km SW (Dezembro 2009)

Olha que não é verdade!

Existem realidades climáticas diferentes inerentes aos Açores e à madeira!

Por exemplo,

1- O clima do arquipélago açoriano é menos quente quando comparado com o arquipélago da Madeira.

2- O clima do arquipélago açoriano é mais húmido e chuvoso do que a Madeira.

3- O clima do arquipélago açoriano é mais tempestuoso do que o arquipélago da Madeira.

São duas realidades diferentes!

Acho que só por esses motivos que já marcam alguma diferença no contexto dos dois arquipélagos, justificava-se a criação de 2 tópicos para duas realidades distintas: Açores e Madeira

Minha opinião.

Se houver mais alguém que partilhe da minha ideia que se manifeste também.

Neste momento 12 graus e céu a ficar encoberto.

São esperadas chuvas e trovoadas para o fim de semana!

Eu concordo com o Rog!

Eu quando vejo mensagens de outros colegas em diversos tópicos, eu identifico-os logo através do perfil da cada um que aparece no canto esquerdo do ecrã! Portugal está divido em três zonas (Norte, Centro e Sul), o que podemos comprovar no fórum através dos tópicos, e não vejo ninguem a reclamar. Se for assim podemos criar um topico para cada Região de Portugal (que são 8 no total), e assim já ficava tudo igualado e mais contente. Sinceramente não vejo qual o problema da Madeira estar no mesmo tópico que os Açores! Se é mais frio ou se chove mais ou menos,(Who cares?)... Apenas os topicos foram criados para divulgarmos as condiçoes atmosféricas, climaticas meteorologicas(chamem o que quiserem :D) , e até mesmo condições actuais da zona onde residimos e tambem para partilharmos dúvidas e opiniões... Mas minha opinião o topico da para tudo e todos!;)
Peço desculpa se fui estupido ou se disse algo que não devia. Feliz Ano Novo caros colegas Meteo loucos...:D:D

Eu concordo com o Rog!

Eu quando vejo mensagens de outros colegas em diversos tópicos, eu identifico-os logo através do perfil da cada um que aparece no canto esquerdo do ecrã! Portugal está divido em três zonas (Norte, Centro e Sul), o que podemos comprovar no fórum através dos tópicos, e não vejo ninguem a reclamar. Se for assim podemos criar um topico para cada Região de Portugal (que são 8 no total), e assim já ficava tudo igualado e mais contente. Sinceramente não vejo qual o problema da Madeira estar no mesmo tópico que os Açores! Se é mais frio ou se chove mais ou menos,(Who cares?)... Apenas os topicos foram criados para divulgarmos as condiçoes atmosféricas, climaticas meteorologicas(chamem o que quiserem :D) , e até mesmo condições actuais da zona onde residimos e tambem para partilharmos dúvidas e opiniões... Mas minha opinião o topico da para tudo e todos!;)
Peço desculpa se fui estupido ou se disse algo que não devia. Feliz Ano Novo caros colegas Meteo loucos...:D:D

Pois... até compreendo o teu ponto de vista... mas eu ao contrário, já não consigo fixar toda a gente só através de uma simples foto..:lmao: Queria eu!

Não vês ninguém a reclamar?? Pois... um tem de ser o primeiro!

Mas por acaso não estava a reclamar! Estava a opinar!

Estou apenas a dar a minha opinião como qualquer participante do meteo, e a opinar sobre a mesma, uma vez que por exemplo um participante dos Açores pode estar a comentar sobre qualquer evento climático importante inerente à sua própria região e especificidade, e outro participante da Madeira estar a comentar sobre um outro determinado evento climático da sua realidade ao mesmo tempo. Entendes o que quero dizer? Quero dizer que pra mim na minha óptica torna-se muito confuso. Uma autêntica salada russa. Falo por mim, daí ter opinado!

Madeira geograficamente pertence a África tal como as Canárias ou Cabo Verde, contudo, possui um clima um pouco diferente das mesmas visto que as últimas são mais secas, e só por isso merecia um tópico alusivo à sua realidade arquipelágica! Entendem o que quero dizer?

"Who cares"???:shocking:

Existe diferença nos climas!!! Achas que isso não é válido???
Se fosse assim então também amanhã misturamos Portugal Continental com os territórios insulares de modo a criar dois em um... Ou quem sabe Islândia com os Açores e Canárias com Madeira????Não concordo e por tal dei apenas a minha opinião pessoal.

Mas uma vez mais é apenas a opinião de um membro do Fórum!

Peço desculpa se "ofendi" alguma susceptibilidade alheia!

Cmprimentos e boas entradas em 2010!

Boa Noite, meus caros... Espero que os preparativos para o final do ano esteja a decorrer lindamente... Enquanto a a noite do grande fogo no Funchal será perfeita, ceu pouco nublado e vento fraco ate que enfim!!! eu concordo com Roger, devemos manter o forum como esta. A Madeira é uma ilha de micro-climas, a parte Norte da Ilha da Madeira , tem um clima muito parecido aos Açores, a diferença só difere nas vertente viradas a Sul, devido as barreira naturais do maciço central que provoca efeito sotavento no sul, devido que o vento dominante é NE "alisios".

Enquanto o tempo actual às 21h é de 15,2ºC

Vento: Oeste - Fraco
Humidade: 59%.

Resumo do Mês de Dezembro 2009

Temp media max-- 22,19ºc
Temp media min-- 16,65ºc
med temp---19,42ºc
total precipitação 274mm
Total Dias de Chuva : 17 dias

Foi um mês extremadamente humedo, ventoso com predominância S-SW-O, o mês em comparação com outros anos foi de +0,5ºc acima da media. Devido aos ventos de (S-SW-O), que afastaram o frio do Norte e a maioria das borrascas que atravessaram à ilha foram de frentes calidas. Aqui fica o meu resumo do mês.

Feliz Ano 2010!!!:w00t:

Temp max registada 24,5ºc (3dez)
Temp min registada 13,2ºc (12 dez)