Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013



Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
O temporal de Maio!!! :eek: Más recordações desses dias!!! Principalmente da noite de 13 para 14 de Maio, que um raio caiu perto da minha casa que os cabos eléctricos dentro de casa fizeram faíscas... e que faíscas!!!

Verdade, sim senhor. Foi, certamente, a trovoada mais brutal que vi na vida. À semelhança de uma trovoada seca em Lx, mas de muito menor duração.

E ainda falta o temporal da próxima noite de Sábado para Domingo...

Cumps.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O temporal de Maio!!! :eek: Más recordações desses dias!!! Principalmente da noite de 13 para 14 de Maio, que um raio caiu perto da minha casa que os cabos eléctricos dentro de casa fizeram faíscas... e que faíscas!!! Como agora a chuva acalmou, vou agora para os lados de Santo António ver como tão as coisas!!!

Pelos meus lados a situação foi feia. A Zona do quartel no Outeiro teve água até quase metade das portas de casa. Os homens da Câmara estiveram lá hoje de manhã e na frente do quartel só se via sacos grandes à porta para evitar que a enxurrada entrasse pelo quartel adentro.
Na Relva houve barreiras caídas na estrada e uma grota que tb inundou a zona da Fajã da Relva e que nesse momento ainda corre com alguma força.

Mas vendo bem, 49 mm eu até não acho que tenha sido muito, comparando com os 66 mm do último dia atrás.
O problema é que os terrenos e as ribeiras já não podem com mais água daí que esta chuva forte desta manhã tenha provocado inúmeros problemas um pouco por toda a ilha. Se os solos estivessem secos não haveriam tantos problemas. Nas restantes ilhas parece que a situação foi mais calma apesar de também ter chovido bem.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Pelos meus lados a situação foi feia. A Zona do quartel no Outeiro teve água até quase metade das portas de casa. Os homens da Câmara estiveram lá hoje de manhã e na frente do quartel só se via sacos grandes à porta para evitar que a enxurrada entrasse pelo quartel adentro.
Na Relva houve barreiras caídas na estrada e uma grota que tb inundou a zona da Fajã da Relva e que nesse momento ainda corre com alguma força.

Mas vendo bem, 49 mm eu até não acho que tenha sido muito, comparando com os 66 mm do último dia atrás.
O problema é que os terrenos e as ribeiras já não podem com mais água daí que esta chuva forte desta manhã tenha provocado inúmeros problemas um pouco por toda a ilha. Se os solos estivessem secos não haveriam tantos problemas. Nas restantes ilhas parece que a situação foi mais calma apesar de também ter chovido bem.

Amigo eu registei 49 mm na minha estação, mas acredito que noutros locais tenha sido muito mais.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
NOTA INFORMATIVA Nº 3/2013
Na sequência da nota informativa anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, todas as ocorrências verificadas na sequencia das condições meteorológicas, durante a manhã de hoje, na ilha de São Miguel se encontram encerradas, estando-se a proceder neste momento a operações de limpeza e consolidação.
Continuam no terreno efetivos de vários Corpos de Bombeiros, da Polícia de Segurança Pública, dos Serviços Municipais de Proteção Civil, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
O SRPCBA continua a acompanhar a situação recomendando atenção na circulação rodoviária, em virtude do decurso dos trabalhos de limpeza e consolidação.

http://www.facebook.com/SRPCBA?fref=ts

Está em vigor um aviso amarelo referente para os Grupos Central e Oriental ao nível da Trovoada.









Nesta altura volta a chover novamente
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Neste momento, na Lagoa, o céu está com alguma nebulosidade e o vento sopra bonançoso de Sudeste.

Temperatura do ar: 14ºC

Relativamente ao dia de hoje, registei vento forte com rajadas por vezes fortes na madrugada e início da manhã e chuva por vezes forte durante a manhã.


Continuação de uma boa quinta-feira! ;)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite!

Agora por aqui as coisas estão mais calmas, o céu já vai apresentando abertas e neste momento estou com 12,6ºC e 94% Hr

Registei até agora 60mm de precipitação

Boa noite,

Por aqui as coisas também estão muito mais calmas, apesar do aviso para Trovoada ainda estar no ar.

Deixo aqui mais um vídeo de hoje, de como esteve a Ribeira do Purgar na vila da Povoação.

Saudações açorianas,
Azor


http://www.facebook.com/photo.php?v=425253774218312&set=vb.100002010784165&type=2&theater

Cidade da Ribeira Grande invadida pelas enxurradas de hoje.




http://www.facebook.com/photo.php?f...041471715.23339.100000865599917&type=1&ref=nf