Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2013

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
>->-> Recebi as setinhas Kamikaze lool :p

Olha no que eu me recorde, os avisos de mau tempo das trombas de água em S. Miguel só foram para o ar depois do mal ter acontecido. Na tromba de água na Terceira também penso que foi o mesmo.

No temporal de Maio de 2012, o aviso entrou em vigor a tempo. Grupos oriental e central estiveram em alerto vermelho horas antes da tempestade .. o problema é que ninguém da terra levou a peito os mesmos avisos... por isso foram apanhados em enxurradas e debaixo de forte trovoada lol :D

Boas,

Também tinha essa ideia, Azor. E, já agora, fico grato ao Hazores pelo lembrete. É que minha memória em relação a esse evento já estava desvanecida.

A chuva continua por aqui, tendo sido assim todo o dia. Desde as 23H00 (locais) que tem vindo gradualmente a intensificar-se. Penso que a madrugada poderá vir a ser complicada, mas ainda não há sinais de trovoada.

Pelas imagens de satélite, as convecções estão a explodir ligeiramente a norte do arquipélago, mas o Faial e Pico deverão ser os contemplados com trovoada.

Uma nota final. Tenho visto muitos carros de bombeiros a circular pelas estradas do concelho de Angra do Heroísmo. Só na mesma viagem foram três viaturas em três locais bem distantes.

Cumps,
 


Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Bom dia

Em Ponta Delgada, chuva moderada com períodos mais fortes. A água a escorrer pela minha rua deixou de ser "limpa", sinal que os pastos da freguesia vizinha já estão saturados...é que não pára de chover por um segundo :rain: Precisamos urgentemente de uns dias "secos" mas os modelos não apontam para isso tão cedo... Muito cuidado a ter hoje e nos próximos dias, principalmente nas estradas.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia,

Na costa Sul/Sueste, a noite foi muito ventosa e chuvosa, mas o "pico" foi perto das 06H00 (locais) da matina onde caiu uma autêntica "pancada de água" das antigas... Julguei que ia ouvir um trovão a qualquer momento, mas assim não aconteceu.
O som da chuva a bater na casa e nas telhas era ensurdecedor.

Talvez, hoje, ainda haja um pouco mais de acção, mas pouca coisa, penso eu...

Cumprimentos,
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Bom dia

Em Ponta Delgada, chuva moderada com períodos mais fortes. A água a escorrer pela minha rua deixou de ser "limpa", sinal que os pastos da freguesia vizinha já estão saturados...é que não pára de chover por um segundo :rain: Precisamos urgentemente de uns dias "secos" mas os modelos não apontam para isso tão cedo... Muito cuidado a ter hoje e nos próximos dias, principalmente nas estradas.

Quanto ao negrito, comungo da opinião que não irá ser tão cedo.

Acerca do sublinhado, ontem ia ficando com um sinal de trânsito (perigo!) enfiado no carro ou ainda rasgava-me um pneu.
Daqueles sinais que colocam nas obras junto à estrada, suportado num tripé. Parei o carro e retirei o dito cujo que estava caído no meio da estrada. Na parte traseira tinha escrito "SM14". Será dos Serviços Municipalizados?

Já sabiam que ia haver temporal. Custava muito, a um organismo público, zelar pela segurança dos automobilistas?

E a quem perdeu dois lindos cãezinhos que ontem vi desorientados, que levante o cu e vá procurá-los. Estão numa ilha pequena e, para dois cães que claramente nunca viram o "mundo exterior", fica a lembrança que eles são sempre fiéis à sua família, mas não têm GPS. Tenho dito.

Perdão pelo off-topic.:mad:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Chuva provoca pequenas derrocadas na Terceira e em São Miguel

Há registo nos serviços de coordenação da Protecção Civil dos Açores apenas de algumas pequenas derrocadas, por agora sem danos significativos, provocadas pela chuva forte.
Sobretudo no pico mais acentuado pouco depois das 10h00 da manhã.
Algumas equipas de bombeiros estão no exterior, mas não há informações de relevo sobre essas saida, trata-se de pequenas intervenções e resposta a pedidos de auxilio.

RDP Açores / António Gil

http://www.facebook.com/groups/162646003783841/


Interior de uma habitação em Santo António em S. Miguel:




Ainda em Santo António vários carros arrastados pela força das águas:




Ginetes:






Lomba do Loução: Povoação:





Pico da Pedra:




Rabo de Peixe:




Reta dos Fenais:



Aqui o vídeo da Ribeira Seca na Ribeira Grande que de "seca" virou castanha

http://www.facebook.com/photo.php?v=608758745817023&set=vb.100000487108491&type=2&theater

http://www.facebook.com/groups/162646003783841/
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Belo trabalho de reportagem, Azor.

Algumas dessas imagens trouxeram-me más lembranças de Maio de 2012, sobretudo a foto da freguesia de Santo António.
Vai ser necessário continuar a seguir os satélites, pois a situação ainda parece-me deveras volátil. Penso que más coisas ainda poderão ocorrer hoje.

Cumps.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Belo trabalho de reportagem, Azor.:surprise:

Algumas dessas imagens trouxeram-me más lembranças de Maio de 2012.
Vai ser necessário continuar a seguir os satélites, pois a situação ainda parece-me deveras volátil. Penso que más coisas ainda poderão ocorrer hoje.

Cumps.

Olha companheiro, ontem já toda a gente sabia que isso iria acontecer. Os solos já não podem com mais água. Houve várias derrocadas e muitas enchentes.

Mas pelo que tenho lido o pior foi mesmo em São Miguel e na Terceira. Isto tem tudo a ver com a questão orográfica de ambas as ilhas porque Santa Maria mesmo aqui ao lado, e Graciosa mesmo aí ao lado, nunca ninguem ouve falar destas coisas.

Kamikaze, isto ainda está longe de se comparar ao Maio de 2012. E o pior é que parece que vem outra vez chuva forte já a partir de Sábado. Vamos esperar para ver o que mãe natureza tem outra vez para nos dar.

Um abraço ;)

Edit: Aqui mais um vídeo de uma grota em Água de Pau que por pouco levava a casa consigo.

http://www.facebook.com/photo.php?v=296026080525360&set=vb.100003539105419&type=2&theater
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Olha companheiro, ontem já toda a gente sabia que isso iria acontecer. Os solos já não podem com mais água. Houve várias derrocadas e muitas enchentes.

Mas pelo que tenho lido o pior foi mesmo em São Miguel e na Terceira. Isto tem tudo a ver com a questão orográfica de ambas as ilhas porque Santa Maria mesmo aqui lado, e Graciosa mesmo aí ao lado, nunca ninguem ouve falar destas coisas.

Kamikaze, isto ainda está longe de se comparar ao Maio de 2012. E o pior é que parece que vem outra vez chuva forte já a partir de Sábado. Vamos esperar para ver o que mãe natureza tem outra vez para nos dar.

Um abraço ;)

Em relação à Terceira, posso garantir-te que a situação apenas roçou o susto por volta das 06H00. As derrocadas não foram de grande monta e as máquinas já resolveram tudo. O principal foi mesmo limpar algumas vias de lama e pedras pequenas. Sim, muito longe do que se passou em Maio de 2012, mas estava a referir-me, em especial, à foto da freguesia de Santo António.

Cumps.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Na sequência da nota informativa anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que durante a manha de hoje, devido ao agravamento do estado do tempo registaram-se em São Miguel um conjunto de ocorrências com alguma gravidade:

Estradas interrompidas:

- Covoada, Arrifes

- Lomba de São Pedro

- Candelária

- Ginetes, Lomba dos Gagos

- Ribeira das Tainhas, Vila Franca

- Rua da Calçada, Vila Franca

- Rua da Patacha, Bretanha
Residências inundadas:
- várias situações em todos os concelhos de São Miguel

Há ainda a registar desmoronamentos e derrocadas em vários concelhos

Todas as situações de desalojados estão já a ser resolvidas pelos organismos competentes.
Encontram-se no local os efetivos de vários Corpos de Bombeiros, da Polícia de Segurança Pública, dos Serviços Municipais de Proteção Civil, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Não há de momento danos pessoais a registar, encontrando-se as entidades referidas a
proceder aos trabalhos de limitação dos situações.

http://www.jornalacores9.net/atuali...os-causados-pela-chuva-na-ilha-de-sao-miguel/
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Em relação à Terceira, posso garantir-te que a situação apenas roçou o susto por volta das 06H00. As derrocadas não foram de grande monta e as máquinas já resolveram tudo. O principal foi mesmo limpar algumas vias de lama e pedras pequenas. Sim, muito longe do que se passou em Maio de 2012, mas estava a referir-me, em especial, à foto da freguesia de Santo António.

Cumps.

Kamikaze, é a questão orográfica associada aos micro climas locais de cada ilha a verdadeira causa destes fenómenos extremos. Cada ilha tem a sua própria especificidade que se traduz naquilo que toda a gente sabe quando chove a mais.

Abraço açoriano :thumbsup:
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Edit: Aqui mais um vídeo de uma grota em Água de Pau que por pouco levava a casa consigo.

http://www.facebook.com/photo.php?v=296026080525360&set=vb.100003539105419&type=2&theater

Sabes dizer-me se o dono da casa já parou de gritar? :D

Agora a sério, como é que se pode construir (literalmente!) em cima das ribeiras?!?! Já na Terceira é a mesma coisa! Quem constrói em cima de ribeiras tem uma bomba nas mãos à espera de explodir. Irresponsabilidade para não dizer burrice, no mínimo...

Cumps.
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Belo trabalho de reportagem, Azor.

Algumas dessas imagens trouxeram-me más lembranças de Maio de 2012, sobretudo a foto da freguesia de Santo António.
Vai ser necessário continuar a seguir os satélites, pois a situação ainda parece-me deveras volátil. Penso que más coisas ainda poderão ocorrer hoje.

Cumps.

O temporal de Maio!!! :eek: Más recordações desses dias!!! Principalmente da noite de 13 para 14 de Maio, que um raio caiu perto da minha casa que os cabos eléctricos dentro de casa fizeram faíscas... e que faíscas!!!

Nota informativa do SRPCBA nº. 2/2013

Na sequência da nota informativa anterior, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que durante a manha de hoje, devido ao agravamento do estado do tempo registaram-se em São Miguel um conjunto de ocorrências com alguma gravidade:

Estradas interrompidas:
- Covoada, Arrifes
- Lomba de São Pedro
- Candelária
- Ginetes, Lomba dos Gagos
- Ribeira das Tainha, Vila Franca
- Rua da Calçada, Vila Franca
- Rua da Patacha, Bretanha

Residência inundadas:
- várias situações em todos os concelhos de São Miguel

Há ainda a registar desmoronamentos e derrocadas em vários concelhos

Todas as situações de desalojados estão já a ser resolvidas pelos organismos competentes.

Encontram-se no local os efetivos de vários Corpos de Bombeiros, da Polícia de Segurança Pública, dos Serviços Municipais de Proteção Civil, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes e Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.


Não há de momento danos pessoais a registar, encontrando-se as entidades referidas a proceder aos trabalhos de limitação dos situações.

Como agora a chuva acalmou, vou agora para os lados de Santo António ver como tão as coisas!!!