Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Neste momento em São Roque do Pico estão 9,5 de temperatura.

Já choveu aí? Aqui pelo Faial já... e aqueceu um pouco.
Sigo agora com 11,4°


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Creio que estão a ocorrer algumas inversões um pouco por toda a região.
Por exemplo esta estação do SRPCBA e fica a apenas 330 metros

8e0a42843b1a45ff8b898ca35aa7a7f9.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas noites,
E para tirar a prova dos 9, subi a Serra de Água de Pau (aos 920m ~) e registei a temperatura num termómetro La Crosse amarrado com um cordão ao vidro lateral do carro. Registei 4,4 graus de temperatura mínima pelas 2h da madrugada.
Na freguesia dos Remédios (altitude ~ 300m) estavam já 8,5 graus pela mesma hora.
Houve de facto um acentuado arrefecimento noturno gerado pela falta de nuvens e pela ausência de vento, associadas a uma atmosfera arrefecida e digna de inverno.
No entanto, a temperatura prevista para uma altitude de 1000m era de 5 graus (GFS) o que vem alertar para previsões de futuro próximo sobre temperaturas baixas. As temperaturas indicadas no modelo parecem referir-se a situação não afetada pela insolação (de facto, se virmos restritivamente, prever para uma altitude não é prever para um lugar nessa altitude).
Além disso, não é evidente que a inversão térmica esteja ainda completa, pelo menos até essa hora, pois a serra aparenta estar mais fria que as localidades junto ao mar ou a baixa altitude, mesmo as situadas em vales.
Há um acentuado arrefecimento noturno, com os vales a registar temperaturas mais baixas que as outras localidades.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A levada do Caldeirão Verde está ok, mas de momento não é possível continuar até ao Caldeirão do Inferno. O ideal até é fazer as levadas após alguns dias de chuva porque as cascatas estão mais pujantes e as pequenas lagoas cheias de água. A levada é segura e mesmo com aguaceiros faz-se bem, mas mais perto da data verifica se há avisos do IPMA.

Cuidado para não deixar escalpe nos túneis :D

Obrigado pelas dicas, realmente as previsões não mudam até dão mais chuva:

fBAIKm2.png


Tenho olhado para as webcams e o pico tem andado encoberto, por isso acho que passeios pelo Paul da Serra também estarão fora de questão, pelo menos para mostrar algo mais que uma viagem dentro das nuvens :lmao:. Estou a ficar sem ideias/rotas.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa tarde!
Tenho uma questão a colocar aqui, sobre o pós-frontal relativo aos dias 24 a 27 de fevereiro.
A cada atualização, prevê-se menos precipitação, parecendo até que o pós-frontal irá ser relativamente seco. Seco de mais para a conjuntura ciclónica prevista para esses dias.
Fatores que a expliquem?
Ou fatores que duvidem dessa aparente secura ciclónica?
É que de secura anticiclónica estamos habituados a falar, e o AA é sempre o responsável pelos pós-frontais secos.
Como será desta vez, mesmo tendo em conta a distância temporal?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
A cada atualização, prevê-se menos precipitação, parecendo até que o pós-frontal irá ser relativamente seco. Seco de mais para a conjuntura ciclónica prevista para esses dias.
Fatores que a expliquem?

Qual conjuntura ciclónica?

VW4EYQw.png


O anticiclone, e respetiva crista, ajudará no estabelecimento de uma corrente de noroeste. Desde quando é que esse fluxo é chuvoso?

Por essa altura a depressão já está a nordeste, sendo a sua influência muito menor. Para dia 26 a localização da chuva depende do trajeto da depressão.

---

E já de vez, Natal com 2 meses de atraso :D

gfs-3-120_qld6.png
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
O anticiclone, e respetiva crista, ajudará no estabelecimento de uma corrente de noroeste. Desde quando é que esse fluxo é chuvoso?

Se o CAPE for relevante até pode haver alguma linha de instabilidade mas tipicamente a meteorologia é fresca com aguaceiros mais ou menos dispersos.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
@Orion , a única possibilidade que temos de ver neve é com um fluxo de NO, e se pressão atmosférica <1000 hpa não é depressão, então o que é uma depressão.
Obrigatoriamente tem de haver sempre um fluxo anticiclónico, mais ou menos intenso, neste setor da depressão, até porque são sempre os anticiclones que alimentam as depressões.
Só são possíveis situações de neve nos Açores com tal fluxo, pois é a única forma de ser injetado ar de latitudes bastante superiores.
Desta vez, temos temperatura suficiente, pois o fluxo é interessante.
Mas, visto estarmos neste setor do ciclone, "devia" haver mais instabilidade. Pelo menos foi assim que fui habituado nos anos da minha infância, em que os ventos de N/NO de inverno estavam geralmente relacionados com aguaceiros de granizo.
Não vejo como não poderá ser instável uma corrente deste quadrante para os dias em questão...