W
Windmill
@Orion , a única possibilidade que temos de ver neve é com um fluxo de NO, e se pressão atmosférica <1000 hpa não é depressão, então o que é uma depressão.
Obrigatoriamente tem de haver sempre um fluxo anticiclónico, mais ou menos intenso, neste setor da depressão, até porque são sempre os anticiclones que alimentam as depressões.
Só são possíveis situações de neve nos Açores com tal fluxo, pois é a única forma de ser injetado ar de latitudes bastante superiores.
Desta vez, temos temperatura suficiente, pois o fluxo é interessante.
Mas, visto estarmos neste setor do ciclone, "devia" haver mais instabilidade. Pelo menos foi assim que fui habituado nos anos da minha infância, em que os ventos de N/NO de inverno estavam geralmente relacionados com aguaceiros de granizo.
Não vejo como não poderá ser instável uma corrente deste quadrante para os dias em questão...
O Orion por natureza é um pessimista convicto

Aliás pelos seus posts diria mesmo um dos maiores pessimistas aqui do fórum, já que as suas previsões para o Grupo Central passam sempre ao lado... cada tiro, cada melro....Pelo menos aqui para a minha zona.
Quanto ao resto, creio que estão criadas mais ou menos as mínimas condições para uma boa granizada a cotas médias altas, á excepção das Flores e Corvo onde parece que o frio será maior, por isso relaxa e aproveita o que aí vem