Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
E o tão indesejado momento chegou, como chega quase sempre: destruição total do frio e da precipitação prevista para São Miguel, e os Açores em geral.
É incrível. Vou já anotar os momentos em que prevê eventos incríveis e o GFS se reformula totalmente.Eram 4: o de hoje, o de dia 20/21, o de dia 22 e o de dia 24. Vai sempre adiando um possível acontecimento incrível.
Qual a % de acerto deste modelo para eventos de mau tempo, a uma distância temporal de 7/10 dias?
Acho que se devia reponderar se deverá continuar a constar a previsão de 10 dias nos meteogramas. Todos sabemos que a % de acerto é muito baixa, mas acabamos por estar sempre a verificar as atualizações com mais esperanças do que era suposto.
ECM...Mais uma vez estiveste mais perto...
 


W

Windmill

E o tão indesejado momento chegou, como chega quase sempre: destruição total do frio e da precipitação prevista para São Miguel, e os Açores em geral.
É incrível. Vou já anotar os momentos em que prevê eventos incríveis e o GFS se reformula totalmente.Eram 4: o de hoje, o de dia 20/21, o de dia 22 e o de dia 24. Vai sempre adiando um possível acontecimento incrível.
Qual a % de acerto deste modelo para eventos de mau tempo, a uma distância temporal de 7/10 dias?
Acho que se devia reponderar se deverá continuar a constar a previsão de 10 dias nos meteogramas. Todos sabemos que a % de acerto é muito baixa, mas acabamos por estar sempre a verificar as atualizações com mais esperanças do que era suposto.
ECM...Mais uma vez estiveste mais perto...

Não é fácil entrar aqui alguma coisa de jeito. Se cá já é difícil, quanto mais para a Madeira e Continente.
É escusado seguir modelos a mais de 5 dias aqui para os Açores, daí ser o arquipélago uma das regiões do planeta onde mais difícil se torna fazer uma previsão.
O anticiclone desde o dealbar dos anos 90 que deixou a sua volatilidade.
Enfim, como diz ainda o meu avô de quase cem anos: " no meu tempo é que era. Agora esta gente nem sabe o que é inverno"...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
tempresult_xoj6.gif


Para o dia 19 o ECM indica rajadas de 198 km/h no flanco oeste da depressão. Haja fartura :D

Em teoria não fará isso aqui. Contudo, é cedo para excluir o que quer que seja :D

ECM1-144_wkz8.GIF


qkPUm2Z.png


(rajada inflacionada pela orografia)
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Falando agora de coisas mais concretas.
Sigo com 12,4° e a baixar, chuvisco e é muito provável que esteja já a nevar no Pico a uma cota média 1600/1500 mt.
Mais uma vez o GFS acertou ao lado e o ECM manteve os seu 1400mt de cota.



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Olá a todos.

Na próxima sexta vou à Madeira até segunda para mostrar a ilha a um casal amigo. A ideia geral seria mais a parte das caminhadas na natureza e vistas, depois relaxar um pouco as pernas na costa sul/sudoeste de tshirt:D. Isto tudo é muito bonito num cenário típico, mas olhando para o ECM parece-me que vamos ter sudoeste com chuva e vento moderado. Lá se vai o sol da costa sul, mas eventualmente até as levadas podem se tornar perigosas de fazer. Estava a pensar pelo menos fazer o Caldeirão Verde, sei que fecharam a vereda do Pico do Arieiro. Tendo em conta que faltam 7(8 se não contarmos sexta, chegamos à noite) dias é certo que ainda possa mudar, mas a probabilidade começa a baixar.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
585
Local
Funchal, Madeira
Em termos de altitude média deverá ser o Ribeiro Frio, em Santana, que fica localizado a 860 metros de altitude.

O Jardim da Serra, em Câmara de Lobos, é uma povoação maior (3300 habitantes), tem uma altitude média inferior ao Ribeiro Frio (750 metros) mas as últimas casas da povoação estão acima dos 1050 metros.

Isto para falar de localidades, porque a casa de abrigo do Pico Ruivo (localizada acima dos 1800 metros) é também habitada por funcionários do Parque Natural da Madeira.

Na zona das Carreiras, perto do Restaurante O Abrigo do Pastor tem tb umas habitações, e fica um pouco acima dos 1000 m.
E depois há o Hotel Pico da Urze no Paúl da Serra a 1350 m.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Olá a todos.

Na próxima sexta vou à Madeira até segunda para mostrar a ilha a um casal amigo. A ideia geral seria mais a parte das caminhadas na natureza e vistas, depois relaxar um pouco as pernas na costa sul/sudoeste de tshirt:D. Isto tudo é muito bonito num cenário típico, mas olhando para o ECM parece-me que vamos ter sudoeste com chuva e vento moderado. Lá se vai o sol da costa sul, mas eventualmente até as levadas podem se tornar perigosas de fazer. Estava a pensar pelo menos fazer o Caldeirão Verde, sei que fecharam a vereda do Pico do Arieiro. Tendo em conta que faltam 7(8 se não contarmos sexta, chegamos à noite) dias é certo que ainda possa mudar, mas a probabilidade começa a baixar.

A vereda do Arieiro já foi reaberta.

Pelo que vejo nos modelos, não está previsto nada de particularmente relevante no próximo fim de semana. De qualquer forma, dá sempre jeito dar uma olhadela às webcams espalhadas pela ilha antes de se deslocar às levadas. Em particular a do Arieiro já que se tiver nevoeiro perde-se muito da sua espectacularidade.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A vereda do Arieiro já foi reaberta.

Pelo que vejo nos modelos, não está previsto nada de particularmente relevante no próximo fim de semana. De qualquer forma, dá sempre jeito dar uma olhadela às webcams espalhadas pela ilha antes de se deslocar às levadas. Em particular a do Arieiro já que se tiver nevoeiro perde-se muito da sua espectacularidade.

Obrigado Hawk. No IPMA a coisa parece feia (para quem queira passear ou relaxar, chuva todos os dias com vento moderado de sudoeste). Eu sei das webcams e concordo contigo essa vereda não é tão espectacular se tivermos com as nuvens à frente, a noticia do Fecho que li foi ontem no diário. De qualquer maneira estou a tentar planear contando com alternativas, apesar de tudo acho que o Caldeirão Verde/Inferno (para já as minhas favoritas) devem estar fazíveis, mesmo com uns chuvisco? Só a fiz em Agosto e Setembro, uma vez apanhei chuvisco em Setembro e foi fixe a laurisilva ajudou, de qualquer maneira tive muito mais cuidado devido ao chão mais escorregadio.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Obrigado Hawk. No IPMA a coisa parece feia (para quem queira passear ou relaxar, chuva todos os dias com vento moderado de sudoeste). Eu sei das webcams e concordo contigo essa vereda não é tão espectacular se tivermos com as nuvens à frente, a noticia do Fecho que li foi ontem no diário. De qualquer maneira estou a tentar planear contando com alternativas, apesar de tudo acho que o Caldeirão Verde/Inferno (para já as minhas favoritas) devem estar fazíveis, mesmo com uns chuvisco? Só a fiz em Agosto e Setembro, uma vez apanhei chuvisco em Setembro e foi fixe a laurisilva ajudou, de qualquer maneira tive muito mais cuidado devido ao chão mais escorregadio.

A levada do Caldeirão Verde está ok, mas de momento não é possível continuar até ao Caldeirão do Inferno. O ideal até é fazer as levadas após alguns dias de chuva porque as cascatas estão mais pujantes e as pequenas lagoas cheias de água. A levada é segura e mesmo com aguaceiros faz-se bem, mas mais perto da data verifica se há avisos do IPMA.

Cuidado para não deixar escalpe nos túneis :D