Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Antes de mais força para quem perdeu bens materiais ou algo do genero, e força para recontruir sua vida, caso alguém tenha sido afetado, cá na madeira temos tipo tanto sol estamos a atingir extremos de este ano hoje com uma máxima de 29ºC na minha zona , nos açores com muita chuva :( força gente :D
 


Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Acabei agoras de reparar que a madeira encontra-se em alerta amarelo devido a temperaturas altas segundo o IM... de facto o calor faz-se sentir por ca...parecem noites de verão:surprise:
E no site http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=54 dão previsão de ventos fortes para amanha e continuação de temperaturas altas...lá vamos nos para mais um dia ventoso de verão ...infelizmente isto e sinal que irá ocorrer incendios pelos negligentes da madeira
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
* * * ATENÇÃO * * *

AVISO METEOROLÓGICO Nº 16/2012

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que na sequência do comunicado anterior prevê-se:
PARA O GRUPO ORIENTAL No período entre as 15 horas locais de 2012-05...-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Precipitação forte No período entre as 15 horas locais de 2012-05-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Trovoadas dispersas
PARA O GRUPO CENTRAL No período entre as 15 horas locais de 2012-05-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Precipitação por vezes forte No período entre as 15 horas locais de 2012-05-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Trovoadas dispersas
PARA O GRUPO OCIDENTAL No período entre as 15 horas locais de 2012-05-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Precipitação por vezes forte No período entre as 15 horas locais de 2012-05-12 e as 00 horas locais de 13-05-2012 Trovoadas dispersas.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza. Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

Fonte: Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Acabei agoras de reparar que a madeira encontra-se em alerta amarelo devido a temperaturas altas segundo o IM... de facto o calor faz-se sentir por ca...parecem noites de verão:surprise:
E no site http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=54 dão previsão de ventos fortes para amanha e continuação de temperaturas altas...lá vamos nos para mais um dia ventoso de verão ...infelizmente isto e sinal que irá ocorrer incendios pelos negligentes da madeira

O que um arquipélago tem a mais o outro tem a menos...o Atlântico bem podia distribuir isso melhor :huh: Esperemos que não haja incêndios pela Madeira e que isto não passe de mais um dia de calor :calor:

Pelo menos em Ponta Delgada continuamos com uma tarde de sol, temp. 19º e 83%hr.
No resto da ilha acho que não chove...pelo menos as imagens radar mostram a ilha de São Miguel sem grande nebulosidade.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Pelo menos em Ponta Delgada continuamos com uma tarde de sol, temp. 19º e 83%hr.
No resto da ilha acho que não chove...pelo menos as imagens radar mostram a ilha de São Miguel sem grande nebulosidade.

Negativo Snowy :nono:

Acabo de saber que está chovendo em algumas zonas da costa Norte da ilha. São situações por vezes inesperadas e muito concentradas.

Aqui na minha zona sigo sem chuva e céu com abertas.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Negativo Snowy :nono:

Acabo de saber que está chovendo em algumas zonas da costa Norte da ilha. São situações por vezes inesperadas e muito concentradas.

Aqui na minha zona sigo sem chuva e céu com abertas.

Pois! Ás vezes nem fazemos ideia de como está nos Arrifes mesmo aqui ao lado pelo que não me admira nada que no Nordeste, outra ponta da ilha, a realidade seja bem diferente. Pelos vistos nem o nowcasting nos vale que a chuva aparece quando lhe apetece, nem se consegue ver nuvens nas imagens radar (ou tenho mesmo olhos de leiga :lmao:) De qualquer forma, como já foi publicado mais acima, o IM alertou para a possibilidade de alterações drásticas em alguns pontos da ilha...a ver vamos.

Aqui é quase dia de verão, já nem lembra a última noite...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite estou ouvindo por aí que a instabilidade no Grupo Oriental e Central e em particular em S. Miguel e Terceira vai-se repetir.
Alguém confirma isto por favor?
Grato,

Sigo sem chuva na minha zona e noticia local de aguaceiros por vezes fortes em algumas freguesias da costa norte de S. Miguel.

Cumprimentos!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,492
Local
Olhão (24 m)
Boa noite estou ouvindo por aí que a instabilidade no Grupo Oriental e Central e em particular em S. Miguel e Terceira vai-se repetir.
Alguém confirma isto por favor?
Grato,

Sigo sem chuva na minha zona e noticia local de aguaceiros por vezes fortes em algumas freguesias da costa norte de S. Miguel.

Cumprimentos!

A madrugada de domingo para 2ª feira e o dia de 2ªfeira existe possibilidade de novamente a ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas, o modelo Hirlam coloca bastante precipitação no grupo Ocidental e depois no Grupo Central.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Trovoada ontem pela Terceira (Foto de Amélia Pereira)

Tem que ter cuidado, nem tudo o que vê na Net é verdadeiro. Essa última foto não é na Terceira, a própria paisagem que se vê não seria possível na Terceira. E já conheço essa foto há uns anos. A primeira também é fake, não é nos Açores.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
A madrugada de domingo para 2ª feira e o dia de 2ªfeira existe possibilidade de novamente a ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas, o modelo Hirlam coloca bastante precipitação no grupo Ocidental e depois no Grupo Central.

Boa noite, e agradeço desde já a sua informação, mas será que não se enganou no grupo? Não será ORIENTAL em vez de Ocidental? No Ocidental nem será assim muito. Já nos restantes grupos o disco é diferente.

O ECMWF e o GFS parecem os dois de acordo nisto e pelo que vejo será novamente S. Miguel e Terceira a levarem "pancadaria"

Cumprimentos!





 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Tem que ter cuidado, nem tudo o que vê na Net é verdadeiro. Essa última foto não é na Terceira, a própria paisagem que se vê não seria possível na Terceira. E já conheço essa foto há uns anos. A primeira também é fake, não é nos Açores.

Então é falsa?? Obrigado mas a mesma foto estava na capa de facebook uma moça da Terceira intitulada temporal Açores, 11- 05-2012, por isso presumi que fosse na zona da Praia. A outra diz que é em S. Miguel fotografada por um fotografo amador de S. Miguel...estranho....

Pode visualizar aqui:

http://www.facebook.com/photo.php?f...62791567.72063.100001360142145&type=3&theater


http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150882557294875&set=p.10150882557294875&type=1&theater

De qualquer das formas ainda bem que corrigiu.

Cumprimentos!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Então é falsa?? Obrigado mas a mesma foto estava na capa de facebook uma moça da Terceira intitulada temporal Açores, 11- 05-2012, por isso presumi que fosse na zona da Praia. A outra diz que é em S. Miguel fotografada por um fotografo amador de S. Miguel...estranho....

Pode visualizar aqui:

http://www.facebook.com/photo.php?f...62791567.72063.100001360142145&type=3&theater


http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150882557294875&set=p.10150882557294875&type=1&theater

De qualquer das formas ainda bem que corrigiu.

Cumprimentos!


Pois, tem que lhe puxar as orelhas, as pessoas por vezes para ganharem notoriedade nas redes sociais falseiam um pouco, ou omitem parte da realidade. Enfim.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,492
Local
Olhão (24 m)
Boa noite, e agradeço desde já a sua informação, mas será que não se enganou no grupo? Não será ORIENTAL em vez de Ocidental? No Ocidental nem será assim muito. Já nos restantes grupos o disco é diferente.

O ECMWF e o GFS parecem os dois de acordo nisto e pelo que vejo será novamente S. Miguel e Terceira a levarem "pancadaria"

Cumprimentos!

Enganei-me sim, queria dizer grupo oriental e não Ocidental. ;)
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,734
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

pela zona oeste da ilha por volta das 8h (locais) voltou a cair um aguceiro intenso, mas de curta duração aproximadamente 10 min.
Agora não chove, mas a instabilidade continua e na madrugada de segunda feira tudo indica que esta irá fazer-se sentir, acompanhada de trovoadas.