Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
AÇORES: a tarde vai começar com o agravamento do estado do tempo no Grupo Oriental (primeiro Santa Maria e depois S.Miguel)

13_05_2012_15h00.JPG


Fonte: SAT24

EDIT: O canal Infrared no mesmo link mostra já um forte desenvolvimento convectivo sobre S.Maria às 14h30 locais (15h30 no Continente).
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Claro que não Snowy, não foi isso que eu disse atenção!:inocente: A questão é mais o contrário.
Não sei porquê o alarido de ela "atingir em cheio" as ilhas quando a chuva nem será muita. E pelas imagens de satelite acho que um alerta amarelo já era o suficiente. Mas laranja? Desculpa mas não concordo.
É apenas a minha opinião como leigo.

Não podes dizer que a chuva não será muita, só olhando para a situação actual. Está previsto o agravamento das condições meteorológicas a partir desta noite, e até a meio da tarde de amanhã, e parece-me que será o "atingir em cheio as ilhas" que poderá ditar a gravidade ou não da situação.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
E pelas imagens de satelite acho que um alerta amarelo já era o suficiente. Mas laranja? Desculpa mas não concordo.
É apenas a minha opinião como leigo.

Creio que os alertas não são lançados apenas pela quantidade de chuva mas também consoante o impacto que pode ter na população. Como já tivemos muita chuva estamos mais vulneráveis, de facto. Por isso deduzo que seja por isso o aviso laranja em vez de amarelo, mas se estiver errada, quem souber melhor que me corrija por favor. Mas acho que faz sentido uma vez que os avisos destinam-se a chamar a atenção da população para agir em conformidade.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Não podes dizer que a chuva não será muita, só olhando para a situação actual. Está previsto o agravamento das condições meteorológicas a partir desta noite, e até a meio da tarde de amanhã, e parece-me que será o "atingir em cheio as ilhas" que poderá ditar a gravidade ou não da situação.

Guiei-me apenas pela imagem de satélite que foi publicada pelo colega Knight e segundo ela penso que um alerta amarelo (por agora) seria o suficiente. Mas não um laranja! Se diz que o agravamento será mais expressivo a partir da noite e até à tarde de amanhã aí sim estou plenamente de acordo. Mas por enquanto não é o que a imagem mostra. Acho o laranja muito cedo ainda demais para o evento. Quem sabe mais para a noite. Mas é apenas a minha opinião, óbvio!

Cumprimentos!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Creio que os alertas não são lançados apenas pela quantidade de chuva mas também consoante o impacto que pode ter na população. Como já tivemos muita chuva estamos mais vulneráveis, de facto. Por isso deduzo que seja por isso o aviso laranja em vez de amarelo, mas se estiver errada, quem souber melhor que me corrija por favor. Mas acho que faz sentido uma vez que os avisos destinam-se a chamar a atenção da população para agir em conformidade.

Também fico com essa ideia...mas se for, acho que não será a mais correcta. Mas isso sou eu a dizer claro!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Claro que não Snowy, não foi isso que eu disse atenção!:inocente: A questão é mais o contrário.
Não sei porquê o alarido de ela "atingir em cheio" as ilhas quando a chuva nem será muita. E pelas imagens de satelite acho que um alerta amarelo já era o suficiente. Mas laranja? Desculpa mas não concordo.
É apenas a minha opinião como leigo.

Uma coisa que já aprendi com experiência própria é que a mancha nebulosa poderá atingir em cheio mas a quantidade de precipitação pode variar. Contudo várias cartas apontam para um atravessar de Sudeste para Noroeste do centro de baixa pressão, pelo grupo central, fenómeno que poderá ocasional chuva muito forte pontual em maior probabilidade na periferia. Pelo GFS 06h é de na terceira ser questão de Aviso Vermelho, pena não termos o radar das lajes disponível.

Actualização NAE12h indica apenas chuva forte na zona Sudoeste da Terceira
obbi5.gif


E creio que a politica de lançar avisos vermelhos no momento do evento não serve de nada, e isso sim só serve para criar pânico para quem saber. Tomar medidas é por exemplo não circular nessas horas, desimpedindo os cursos de água / escoamentos, sempre estudando formas de fuga rápido. E se a zona que se encontra tiver em perigo de sofrer de derrocada é melhor passar a noite noutro sitio...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Uma coisa que já aprendi com experiência própria é que a mancha nebulosa poderá atingir em cheio mas a quantidade de precipitação pode variar.


Nisso estamos ambos de acordo por isso fiz a crítica em relação ao alerta laranja em vigor neste momento.

E creio que a politica de lançar avisos vermelhos no momento do evento não serve de nada, e isso sim só serve para criar pânico para quem saber.

Totalmente de acordo!


Tomar medidas é por exemplo não circular nessas horas, desimpedindo os cursos de água / escoamentos, sempre estudando formas de fuga rápido. E se a zona que se encontra tiver em perigo de sofrer de derrocada é melhor passar a noite noutro sitio...

Com certeza nem mais!


P.S. Só um pormenor à parte, É zona Sudoeste da ilha Terceira ou zona SUESTE da ilha Terceira? É porque são ambas diferentes e como tal as localizações também são diferentes!

Cumprimentos!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Uma coisa é a passagem do centro pelo grupo central, que pela run12h do NAE já não vai acontecer nesta noite pelo grupo central, a precipitação prevista a Sudoeste da Terceira

1VBPe.gif


Segue-se assim:
KypsN.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Por diversas vezes tem-se puxado a conversa acerca da pertinência dos avisos meteorológicos feitos pelo IM; não sendo novidade a discussão, deixo o link para o qual remeto quem não saiba quais os critérios seguidos pelo IM (para os Açores encontram-se no fundo da página):

http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

A discussão acerca dos avisos serem amarelo, laranja ou vermelho não adianta nada em cima dos acontecimentos :lmao: ...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
A discussão acerca dos avisos serem amarelo, laranja ou vermelho não adianta nada em cima dos acontecimentos :lmao: ...

:thumbsup:

Outra coisa é normalmente é a questão dos avisos (IM) e dos alertas(PC), em que os avisos não contam com a questão histórica recente ou da época. Isto é, não contam com a saturação ou não dos terrenos mas sim apenas a intensidade do evento em questão pelos modelos oficiais do IM
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Pelas imagens do SAT24 pode-se ver que a linha de instabilidade formada sobre o Grupo Oriental já atravessou S.Maria e agora deverá começar a atingir a Ilha de S.Miguel, no seu deslocamento para noroeste. Inicialmente afectará com maior pertinência o centro e leste da ilha, mas acabará por afectar também a parte ocidental; parece que não regista grande aparato eléctrico, pelo que se destaca a possibilidade de ocorrer aguaceiros/períodos de chuva, pontualmente fortes e concentrados (entre as 16h00 e as 18h00 locais).
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Pelas imagens do SAT24 pode-se ver que a linha de instabilidade formada sobre o Grupo Oriental já atravessou S.Maria e agora deverá começar a atingir a Ilha de S.Miguel, no seu deslocamento para noroeste. Inicialmente afectará com maior pertinência o centro e leste da ilha, mas acabará por afectar também a parte ocidental; parece que não regista grande aparato eléctrico, pelo que se destaca a possibilidade de ocorrer aguaceiros/períodos de chuva, pontualmente fortes e concentrados (entre as 16h00 e as 18h00 locais).

Boa tarde

Mas a passagem da linha será rápida ou longa? Depois da sua passagem os avisos serão retirados?

Cumprimentos!
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa tarde,

pela zona oeste da ilha o céu está a começar a ficar nublado, ao contrário do que esteve até agora, uma manhã de Verão.


Este é o último aviso da protecção cívil dos Açores

Srpcba - Açores


AVISO METEOROLÓGICO Nº 17/2012

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e na sequência do comunicado anterior, prevê-se um agravamento das condições de instabilidade a partir da tarde, favorecendo a ocorrência de precipitação contínua, por vezes FORTE, e trovoadas frequentes e concentradas. Nestas condições prevê-se:
PARA O GRUPO ORIENTAL No período entre as 16 horas locais de 2012-05-13 e as 01 horas locais de 14-05-2012 Precipitação por vezes Forte e Trovoadas frequentes e concentradas.
PARA O GRUPO CENTRAL No período entre as 20 horas locais de 2012-05-13 e as 01 horas locais de 14-05-2012 Precipitação por vezes Forte e Trovoadas frequentes e concentradas.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza. Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação

Quanto aos alertas, tenho a minha opinião, mas quando se lida com pessoas acontece sempre o mesmo " todos ralham e ningém tem razão" ou "pegam por ter cão e pegam por não o ter" , i.e., se os alertas são enviados em cima do acontecimento todos refilam que deviam ter sido lançados antes, se os alertas são lançados com algumas horas de antecedência, e por ventura, os fenómenos meteorologicos modificam-se ou tomam outra rota do previsto, todos refilam que apenas querem colocar pânico na população.

Segundo, diversos modelos, tudo indica que o grupo central irá ser novamente afectado, a quantidade de precipitação que irá cair numa determinada zona pode ser muito variada, por isso temos é que aguardar o evento e estar preparados para tudo.

certo é que os terrenos estão completamente encharcados, sem qualquer capacidade de retenção, prova disso é a ribeira junto da minha casa que ainda corre de uma forma considerável, mesmo não chovendo já algumas horas.
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Muito curioso, o sismógrafo e a interacção do magnetismo do evento creio eu pois não será a vibração da terra ;)

Quanto a actualizações a run das 12h do GFS agrava a precipitação mas ao largo e não sobre as ilhas. A carta mais problematica é a seguinte:

zZmSf.gif


Agora e devido aos últimos dias convém Tomar Medidas