Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Eu só vou dar uma achega, existiu durante o fim de semana 40% de se poder formar tornados, claro que há vários níveis...
 


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
As tampas saltam porque tiraram um esgoto em pedra com mais de um metro de altura (que eu cheguei a ver na Rua Direita ou na Praça Velha, já não me recordo bem) e substituiram-no por tubos em pvc com um diâmetro bastante inferior. Quando cai um pouco mais de água, é um tal chover tampas de esgoto. :p Os antigos sabiam o que faziam. Pena que às vezes não se aprenda um pouco com eles. :rolleyes:

É verdade, sim senhor. Venham daí guarda-chuvas de aço para aguentar com essa chuva de tampas. :lol:
Noutro dia, a 11/12, vi tampas a voar como se fossem feitas de esferovite, depois a água saía disparada a meio metro de altura, senão mais...

E com as ribeiras ainda é pior...:unsure:

Um abraço a todos,
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Eu fiz essa dedução pelo mencionado aqui no eslarecimento:

"Assim, o SRPCBA esclarece que não emite - ou emitiu - quaisquer recomendações, ou avisos, em que solicite a particulares o seu reencaminhamento, por qualquer forma, incluindo SMS."

Porque o aviso de risco de tornado foi feito e ninguém o pode negar pois está no comunicado e não foi desmentido. Agora há sempre quem aproveite para "adicionar" mais qq coisa e pelo que vi das messagens realmente, para quem não sabe como a protecçao civil funciona, fica a pensar que aquela sms foi enviada pela própria a solicitar a divulgação aos contactos. Pelo menos eu entendi assim pois seria estupidez estarem a negar o que de facto consta num aviso oficial. Mas não houve efectivamente nenhum tornado, apenas falaram em "risco"
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Da difusão por sms, já se sabe: "Quem conta um conto acrescenta um ponto."

Mas deixem-me relembrar como começa o comunicado:

Tendo surgido um rumor infundado relativo à ocorrência de tornados, cumpre informar que o SRPCBA veicula todas as informações através do Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da imprensa, da sua página da internet e nas suas páginas das redes sociais.

Assim, o SRPCBA esclarece que não emite - ou emitiu - quaisquer recomendações, ou avisos, em que solicite a particulares o seu reencaminhamento, por qualquer forma, incluindo SMS.

Quanto ao resto (sms), foram palermices das sopeiras e dos "Nostradamus" do Facebook.:D
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Claro que a Protecção Civil não manda envie aos seus contactos com a máxima urgência, ou reze 3 pai vossos para que não venha a acontecer...
:pray:
Já ocorreram 2 tornados no território nacional que um deles o radar detectou e passou as claras porque o sistema nem tinha meios de avisar em tão pouco período de tempo.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Claro que a Protecção Civil não manda envie aos seus contactos com a máxima urgência, ou reze 3 pai vossos para que não venha a acontecer...
:pray:
Já ocorreram 2 tornados no território nacional que um deles o radar detectou e passou as claras porque o sistema nem tinha meios de avisar em tão pouco período de tempo.

Atenção que eu e muitas outras pessoas subscritas ao Portal do Governo dos Açores receberam os respectivos comunicados do SRPCBA por e-mail.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Atenção que eu e muitas outras pessoas subscritas ao Portal do Governo dos Açores receberam os respectivos comunicados do SRPCBA por e-mail.

Mas aí foi com a devida autorização. Agora o que fizeram com os sms (para além de ser uma forma das redes tlm ganharem o seu dinheiro...) e lançar boates de que houve tornados ponha de facto em causa a credibilidade do SRPCBA e às tantas até foi alguém de lá bem intencionado que começou a "cadeia" e tudo o q o povo quis inventar ficou com a assinatura deles. É de facto desagradável pois nem toda gente como o pessoal que está aqui no forum se preocupa em buscar informação correcta, para alguns aquele sms "dizia tudo" e afinal era tudo "mentira". É uma situação muito chata mesmo.

Alias, o mau estar deve ser tal por lá que a página "pessoal" do SRPCBA do FB foi desactivada e agora apenas tem uma página pública.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
e às tantas até foi alguém de lá bem intencionado que começou a "cadeia" e tudo o q o povo quis inventar ficou com a assinatura deles. É de facto desagradável pois nem toda gente como o pessoal que está aqui no forum se preocupa em buscar informação correcta, para alguns aquele sms "dizia tudo" e afinal era tudo "mentira". É uma situação muito chata mesmo.

Acredito piamente no que sublinhei a negrito. Provavelmente, foi alguém que quis alertar algum familiar ou amigo e, posteriormente, a coisa "descambou".
Também não acredito que o mais grave seja isto. Estou a centrar-me nos "rumores infundados de ocorrência de tornados" e não nos sms's. Como já disse, há sempre quem exagere.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por vezes as coisas descontrolam-se, o fórum já uma vez foi vítima do alastrar dum texto alarmista do ciclone xynthia e nem foi deste fórum que veio o texto que na altura circulava pela Net.

É por coisas como estas que eu ando sempre a apelar aqui às pessoas para terem calma, para não exagerarem nas previsões, etc,etc. Ainda no fim de semana aqui neste mesmo tópico disse a certa altura para se ter calma no que se está a interpretar ou ver, pois por vezes as pessoas assustam-se e muitas vezes não há razões para isso.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Por vezes as coisas descontrolam-se, o fórum já uma vez foi vítima do alastrar dum texto alarmista do ciclone xynthia e nem foi deste fórum que veio o texto que na altura circulava pela Net.

É por coisas como estas que eu ando sempre a apelar aqui às pessoas para terem calma, para não exagerarem nas previsões, etc,etc. Ainda no fim de semana aqui neste mesmo tópico disse a certa altura para se ter calma no que se está a interpretar ou ver, pois por vezes as pessoas assustam-se e muitas vezes não há razões para isso.

Penso que essa ideia de tornados foi tirada de um texto que alguem colocou aqui, citado da protecção civil...se a memória não me engana..

A questão é que há muita gente que gosta de pegar nessas coisas e gerar confusões...gente com prazer doentio em criar alarmismos, e que depois acaba por fazer um exercicio imensamente demagógico ás populações, que passam pura e simplesmente a substimar ou ignorar os avisos...:mad:

Bom...avisos de tornados ou situaçõe severas, a meu ver, devem sempre ser lançadas a publico e bem explicadas ás populações, para que estas se possam organizar de modo a evitar o mais possivel os danos e perdas que podem advir destas ocasiões ( que por norma são dificeis de prever...e deve ser feito um esforço para que as pessoas entendam isso e tenham sempre consciencia que mais vale prevenir que remediar).

Aqui no forum há muito pessoal que tambem já tem capacidade para conseguir analisar algumas dessas situações, mas deverá haver sempre um contacto ás entidades oficiais por quem tenha algum interesse em pormenores mais detalhados e sérios.
Mesmo eu lembro-me de agumas vezes em que intrepertei os modelos de modo errado, e criei algum alarmismo desnecessário ( para minha vergonha):unsure:

Mas pronto...não sei se partilhas da mesma opinião que eu..mas eu acho importante que mesmo o IM tenha uma relação mais aberta com as pessoas, haja uma vontade em explicar os fenómenos, e tornar os alertas mais sérios, entendiveis e eficazes:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Por vezes as coisas descontrolam-se, o fórum já uma vez foi vítima do alastrar dum texto alarmista do ciclone xynthia e nem foi deste fórum que veio o texto que na altura circulava pela Net.

É por coisas como estas que eu ando sempre a apelar aqui às pessoas para terem calma, para não exagerarem nas previsões, etc,etc. Ainda no fim de semana aqui neste mesmo tópico disse a certa altura para se ter calma no que se está a interpretar ou ver, pois por vezes as pessoas assustam-se e muitas vezes não há razões para isso.

Sabes bem que eu não sou dessa opinião.
Nos estados unidos por vezes há evacuações de zonas que por vezes não são atingidas de forma a que as habitações não aguentem, mas voltam e seguem a sua vida com vida. Na verdade quando as zonas evacuadas são mesmo afectadas voltam e creio que haverá muitos eles a não se verem com mais nada daquilo que conseguiram levar no carro desejam ter sido levados pela tempestade, mas não foram e a vida humana é para ser respeitada.

Aliás em zonas juntas como Portugal Continental com a Espanha já se verificou várias vezes alertas em Espanha com dias de antecedência e procedimentos de segurança em regiões de Espanha de mau tempo que entrava por Portugal e ninguém ligava. Depois os Espanhóis salvam as suas coisas e não morre ninguém, e nos coitadinhos ficamos sem nada.

Como disse, NÓS Portugueses devemos aprender que os avisos é para ter em conta caso venha a verificar-se que o cumprir das medidas de segurança minimizou os danos e poupo vidas. Senão ainda melhor. Avisos sobre o evento só provocará o pânico, a circulação das pessoas o que é o mais grave de tudo.

Nesta polémica dos tornados nos Açores os que andam chateados, fugiram do arquipélago? Meteram-se em abrigos nucleares? Não talvez foram os que fizeram as imagens e estão chateados de não passar o tornado...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aliás em zonas juntas como Portugal Continental com a Espanha já se verificou várias vezes alertas em Espanha com dias de antecedência e procedimentos de segurança em regiões de Espanha de mau tempo que entrava por Portugal e ninguém ligava. Depois os Espanhóis salvam as suas coisas e não morre ninguém, e nos coitadinhos ficamos sem nada.

Quando é que isso aconteceu?

Como disse, NÓS Portugueses devemos aprender que os avisos é para ter em conta caso venha a verificar-se que o cumprir das medidas de segurança minimizou os danos e poupo vidas. Senão ainda melhor. Avisos sobre o evento só provocará o pânico, a circulação das pessoas o que é o mais grave de tudo.

Nesta polémica dos tornados nos Açores os que andam chateados, fugiram do arquipélago? Meteram-se em abrigos nucleares? Não talvez foram os que fizeram as imagens e estão chateados de não passar o tornado...

Tens de perceber que o problema do excesso de avisos e de alarmismo é cair-se na história do "Pedro e do lobo", depois de muitos avisos exagerados, as pessoas deixam de ligar, e um dia acontece algo e ninguém se preocupa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não vou perder muito tempo com vocês a explicar a dificuldade de prever tornados em Portugal, da dificuldade de os detectar mesmo em radar, e da probabilidade de alguém em determinado local e dia ser afectada por um, probabilidade que deve ser um número com muitos zeros à esquerda, ou falar de como nos EUA funciona um sistema que salva vidas, mas é um sistema de alerta precoce de poucos minutos que não existe em Portugal provavelmente nem faria sentido existir dado o rácio de risco/custo/recursos, tal como não existe em mais nenhum país do mundo para além dos EUA.

Num fórum de aficionados é normal lidarmos com essas possibilidades, existe outra sensibilidade e conhecimento que a população não tem, mas o fórum não é lido apenas por aficionados que sabem distinguir o que é uma possibilidade do que é uma certeza. De resto quem acompanha este fórum há muito tempo sabe que muitas vezes os tornados tem ocorrido quando ninguém esperava (foi o que aconteceu precisamente no último), e muitas vezes (a maioria) em que existe essa possibilidade, não acontece nada. E se eu leio sempre com muita atenção textos de pessoas do Estofex por exemplo, pessoas que sabem imenso, eu pessoalmente nunca arrisco previsões dessa ordem pois não tenho conhecimento para isso, e já tenho visto pessoas que não tem essa humildade nem conseguem entender tudo o resto que expliquei em cima, nem conseguem entender mecanismos sociais de alastramento do medo.

A minha tarefa aqui no fórum como moderador é evitar excessos, pois existe sempre o risco de acontecer algo como o relatado nas últimas páginas.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Fica aqui como prova:

Aviso_A_ores.JPG


Imagem retirada daqui (Entidade Oficial)

O contraditório:

Aviso_tornado.JPG


Imagem retirada daqui (a mesma Entidade Oficial dá o dito por não dito !!! lol)