Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
E Ponta Delgada está um dia de verão...nem imaginava que pudesse estar assim tão mau noutras freguesias :shocking:

Pareceu-me ouvir trovoada mas pensei que estivesse a fazer confusão com o barulho de algum camião, não sei, este tempo está muito estranho aqui na ilha...

Neste momento em Ponta Delgada, sol, temp. 21º e hr 83%.

Bem que estranhei as sirenes do Quartel dos Bombeiros por volta das 15h..

Mas quem está em Ponta Delgada nem faz a minima que está a chover no resto da ilha, aqui nem caiu um pingo de chuva durante o dia todo..


Algumas fotos do Acoriano Oriental

http://www.acorianooriental.pt/noti...em-casas-na-bretanha-s-miguel-em-atualizacao#

13996.jpg
 


Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Bem que estranhei as sirenes do Quartel dos Bombeiros por volta das 15h..

Mas quem está em Ponta Delgada nem faz a minima que está a chover no resto da ilha, aqui nem caiu um pingo de chuva durante o dia todo..

O sol já se foi...e as sirenes andam a tocar outra vez :(

E pelos vistos é para durar, no site do IM o grupo central já se encontra em alerta Laranja e o oriental em alerta amarelo até às 13h de amanhã devido à chuva e ambos em alerta amarelo devido à trovoada.

Esperemos que não seja nada de mais ...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

Sigo com aguaceiros fortes. Em P. Delgada parece que não se passa nada. :eek::eek:

Mas como eu tinha dito ontem, tem chovido consideravelmente forte no interior da ilha e na zona norte. Estranho é que na cidade não tenha chovido...durante todo o dia só tenho ouvido as sirenes dos Bombeiros. Parece irreal estar sol na cidade e temporal no resto da ilha...Como se vê, P. Delgada não fala pela ilha toda. P. Delgada é um mundo dentro de um outro mundo.

A instabilidade aqui pelos meus lados continua.

Cumprimentos.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Ponta Delgada está assim...

Vista negra para o interior e céu aberto para o mar...

Está como anteontem, chove na ilha toda mas a cidade está "intocável" :shocking:

Nem parece que estamos todos na mesma ilha.

 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Ponta Delgada está assim...

Vista negra para o interior e céu aberto para o mar...

Está como anteontem, chove na ilha toda mas a cidade está "intocável" :shocking:

Nem parece que estamos todos na mesma ilha.


Íncrivel! Nem acredito! :eek::eek:

Aqui nos meus lados está uma chuva dos diabos... e vivo só a cerca de 5km para o interior em relação à cidade...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O pessoal da cidade nem deve de imaginar sequer o que está a acontecer no resto da ilha :eek:

Minha irmã veio da zona norte e disse que aquilo está por demais mas quando entra na zona a sul dos "piquinhos" vindo da costa norte diz que está sol em P. Delgada.

Bem que estranhei a trovoada seca.. Aqui não é normal fazer trovoada seca. Sempre que faz trovoada aqui tem que chover obrigatoriamente, por isso calculei logo que algo de estranho se estivesse a passar no resto da ilha.

Continuo com aguaceiros fortes.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Será que o pessoal das barraquinhas fez alguma promessa para não chover no negócio durante as festas???:D

A humidade aqui até desceu para os 78% ainda há pouco mas já está a subir outra vez. Mas isso não quer dizer nada, andamos com hr de quase 100% nos últimos dias e não tivemos mais do que três pingos...foi só bafo.

Por agora 20º e 83%hr.

Boas festas para vocês, com ou sem água :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Será que o pessoal das barraquinhas fez alguma promessa para não chover no negócio durante as festas???:D

A humidade aqui até desceu para os 78% ainda há pouco mas já está a subir outra vez. Mas isso não quer dizer nada, andamos com hr de quase 100% nos últimos dias e não tivemos mais do que três pingos...foi só bafo.

Por agora 20º e 83%hr.

Boas festas para vocês, com ou sem água :)

Olha deve ser a graça do senhor santo cristo! :D Sol na cidade e temporal no resto da ilha. Mas prefiro que chova assim no interior da ilha do que na cidade, afinal de contas é no interior da ilha que nascem os cursos de água!

Gostava era de saber como estão as coisas lá pela ilha vizinha, mas parece-me que as coisas não devem de estar para brincadeiras por lá. Daqui do alto do meu quintal vejo fortes cargas de cumulonimbos em cima de S. Maria riscados por bandas de nuvens azuis e brancas e parece que agora vêm na direcção de P. Delgada.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O iMapWeather mostra que as formações de nebulosidade estão a abandonar todo o Grupo Oriental, dirigindo-se agora para as ilhas do Grupo Central. As próximas 2/3 horas poderão ser de aguaceiros fortes e trovoadas generalizadas em todas as ilhas do Grupo Central.

Estranho, eu daqui vejo ainda cumulonimbos e em cima de Santa Maria. :huh:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Tromba de água nos Açores
Viaturas foram arrastadas esta tarde quando uma tromba de água inundou uma estrada regional da ilha açoriana de São Miguel.
19:08 Sexta feira, 11 de maio de 2012

Uma tromba de água inundou hoje a estrada regional na zona da Ajuda da Bretanha, na costa norte da ilha açoriana de São Miguel, levando ao seu corte, devido a destroços arrastados na correnteza.

Por volta das 14h30 locais (15h30 em Lisboa), uma tromba de água fez transbordar a Grota da Levada naquela zona, onde ainda estava a chover torrencialmente e havia nevoeiro cerrado ao final da tarde, embora fizesse sol em Ponta Delgada.

Segundo o que disse à Lusa o secretário regional dos Equipamentos, José Contente, que tem a tutela da Proteção Civil e já está no local, não há vítimas a registar, mas foram arrastadas algumas viaturas e há também casas danificadas pela água.

"Não há vítimas pessoais e os bombeiros estão a bater casa a casa", indicou o responsável, afirmando que "o maior problema ocorreu na Grota da Levada", onde "a estrada regional está intransitável, devido aos destroços e à água".

"Foi uma situação muito intensa mas pontual", observou José Contente, acrescentando que "ainda não é possível quantificar" o número de veículos arrastados e casas inundadas. Neste momento, é muito difícil chegar àquela zona, por causa do mau tempo e dos trabalhos em curso para remover os destroços, constatou a Lusa no local.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/tromba-de-agua-nos-acores=f725416#ixzz1uaaOf1Zd

fonte: http://expresso.sapo.pt/tromba-de-agua-nos-acores=f725416