Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia, Por aqui sigo ainda com 28,6ºC neste momento, menos 2 graus que ontem. o Céu apresenta-se pouco nublado, com nuvens bem altar. No Funchal pelo que se vê cá de cima, encontra-se com algumas nuvens altas

Temp actual - 28,4ºC
Humidade - 10%
Gostava que alguem me esclarecesse o post que perguntei ontem aqui

viste o meu post mais acima... talvez seja por isso.

Sigo com 22,4 ºC
Hr: 74%
Céu limpo

De facto que a humidade em altura se encontra muito baixa, em altitudes médias e altas da ilha, e a temperatura também, junto a litoral a humidade é acima dos 70% com temperaturas bem mais agradaveis.
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Desculpa alex na verdade não li o teu post, Não sei como me passou ao lado pois andei a dar uma vista de olhos em todos os pots,

Boa tarde,

exemplo Quinta Grande estava nos 28,4ºc pelas 10h e eu na mesma hora estava nos 22,2ºC a diferença é abismal e estou só 4 km a leste dessa estação. Portanto a sensação térmica é mais elevada nos zonas intermédia e altas da ilha, ou seja "interior" onde está fora do alcance do raio de ação da massa de agua do mar que aporta mais humedade e torna mais ameno as temperaturas.

O que não me explico que Quinta Grande esta nos 500 mts de alt e tu a 800 mts alt e mesmo assim o diferencial é de quase 2ºC. A tua estação é a unica da ilha que esta quase atingir os 30ºC.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde,

exemplo Quinta Grande esta nos 28,4ºc pelas 10h e eu na mesma hora estava nos 22,2ºC a diferença é abismal e estou só 4 km a leste dessa estação. Portanto a sensação térmica é mais elevada nos zonas intermédia e altas da ilha, ou seja interior onde fora do alcance do raio de ação da massa de agua do mar que aporta mais humedade e torna mais ameno as temperaturas.

O que não me explico que Quinta Grande esta nos 500 mts de alt e tu a 800 mts alt e mesmo assim o diferencial é de quase 2ºC. A tua estação é a unica da ilha que esta quase atingir os 30ºC.

Ja desde que começou o aumento das temperaturas que verifiquei essas diferenças, dai vir aqui perguntar.
Estive a ver agora e no wunderground a estação de São Roque esta com 25,2ºC. Até chego a pensar, será que a estação esta meia avariada
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Penso que a resposta está na ausência de humidade, se reparares a humidade é baixíssimas nas zonas altas e são as que estão a verificar temperaturas mais elevadas em comparação com o litoral.

Por isso no litoral sul da ilha acordou com um nevoeiro baixo, devido as diferenças térmicas das zonas baixas com respeito as altitudes altas.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Tens razão até a bem pouco tempo havia sempre uma neblina por cima do funchal, como estou com uma altitude bem alta vemos logo a neblina.
No ano passado quando tivemos aqueles dias de 'leste' nunca me aconteceu isto, por isso pensei que poderia ter os sensores estragados.
Sendo assim fico mais descansado, pois pensei que podia estar a reportar os dados todos errados. Mais uma vez obrigado Alex.

Ps: deverias dar umas aulas sobre meteorologia :D:D
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Tens razão até a bem pouco tempo havia sempre uma neblina por cima do funchal, como estou com uma altitude bem alta vemos logo a neblina.
No ano passado quando tivemos aqueles dias de 'leste' nunca me aconteceu isto, por isso pensei que poderia ter os sensores estragados.
Sendo assim fico mais descansado, pois pensei que podia estar a reportar os dados todos errados. Mais uma vez obrigado Alex.

Ps: deverias dar umas aulas sobre meteorologia :D:D

A tua humidade aumentou 6% nos últimos minutos e desceu a temperatura da tua estação, será que a humidade marítima ja esta a chegar lá encima, mas penso que com o chegada das horas da tarde e aumento da radiação solar, vai anular a possibilidade de aumentar a humidade e aliviar um pouco as temperaturas, portanto só lá para noite é que se verificará um aumento de humidade onde moras.

Já amanha a temperatura voltará a valores um pouco mais normais.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Tens razão até a bem pouco tempo havia sempre uma neblina por cima do funchal, como estou com uma altitude bem alta vemos logo a neblina.
No ano passado quando tivemos aqueles dias de 'leste' nunca me aconteceu isto, por isso pensei que poderia ter os sensores estragados.
Sendo assim fico mais descansado, pois pensei que podia estar a reportar os dados todos errados. Mais uma vez obrigado Alex.

Ps: deverias dar umas aulas sobre meteorologia :D:D

Sobre as temperaturas o Alex, sendo aí da Madeira, deve ter melhores conhecimentos do que eu. Não me chocam os teus valores.

O que acho mais estranho é o teu dew point, que tem estado baixíssimo. Neste momento tens cerca de 0ºC, mas já esteve nos -9ºC, valores incompatíveis para uma ilha, mesmo em tempo seco. Para teres uma ideia, os valores de dew point no Algarve, neste momento e com vento de nordeste bastante seco ronda os 8/10ºC. Acho que deverias ver o que se passa com o sensor de humidade.
 

Turlu

Cirrus
Registo
24 Nov 2011
Mensagens
64
Local
São Mateus da Calheta
Bom dia,
Neste momento chove com alguma instensidade em Angra do Heroísmo. :rain:
Segundo informação que tive, em São Mateus, perto da Quinta das Mercês, há uma pequena inundação na estrada e os veículos ligeiros tem alguma dificuldade em passar.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Ja era bom que baixasse a temperatura durante a tarde, pois no meu quarto durante noite com este calor esta sempre nos 30ºC, por vezes nao se consegue dormir.:calor::calor:
Para a manhã ja tinha visto nos mapas que ia baixar um pouco. Vamos la ver

Aqui dentro de casa esta no 24ºC atualmente.

Sigo com céu limpo com algum nevoeiro muito pouco denso suspenso do ar, mas numa fase de dissipação.

Temp atual: 22,6ºC
Hr: 73%
vento nulo, volta e meia vem um brisa fresca proveniente do mar.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Sobre as temperaturas o Alex, sendo aí da Madeira, deve ter melhores conhecimentos do que eu. Não me chocam os teus valores.

O que acho mais estranho é o teu dew point, que tem estado baixíssimo. Neste momento tens cerca de 0ºC, mas já esteve nos -9ºC, valores incompatíveis para uma ilha, mesmo em tempo seco. Para teres uma ideia, os valores de dew point no Algarve, neste momento e com vento de nordeste bastante seco ronda os 8/10ºC. Acho que deverias ver o que se passa com o sensor de humidade.

David estas a fazer confusão com IJV que é a estação dele, por acaso reparei nisso, mas repara que ele se encontra numa vale fechadissimo, e cria uma espécie de vácuo.

Ele se encontra na garganta do vale quando a mesma inicia a sua abertura pelo vale abaixo da ribeira dos socorridos.

Não sei até que ponto o efeito orográfico afeta a sua estação. Mas é bem provável.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sobre as temperaturas o Alex, sendo aí da Madeira, deve ter melhores conhecimentos do que eu. Não me chocam os teus valores.

O que acho mais estranho é o teu dew point, que tem estado baixíssimo. Neste momento tens cerca de 0ºC, mas já esteve nos -9ºC, valores incompatíveis para uma ilha, mesmo em tempo seco. Para teres uma ideia, os valores de dew point no Algarve, neste momento e com vento de nordeste bastante seco ronda os 8/10ºC. Acho que deverias ver o que se passa com o sensor de humidade.

Segundo o corte vertical aos 15ºW, nota-se perfeitamente uma pluma de ar desértico nos niveis médios a sul da latitude 40ºN, e muito notória á latitude da madeira ( 33ºN), com 25ºC ou mais aos 925hpa.
ZOj2A.gif



Este ar desértico é muito seco, e esteve associado a valores superiores a 40ºC nas cotas médias das ilhas Canárias, onde houve de resto um alerta laranja lançado pela AEMET.