Seguimento Açores e Madeira - Maio 2012

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Bom dia,
Neste momento chove com alguma instensidade em Angra do Heroísmo. :rain:
Segundo informação que tive, em São Mateus, perto da Quinta das Mercês, há uma pequena inundação na estrada e os veículos ligeiros tem alguma dificuldade em passar.

Bom dia,

na zona oeste o céu está nublado, mas não chove.
Recebi também essa informação via facebook que chovia torrencialmente em angra do heroísmo.
As previsões apontam nesse sentido, que ocorram aguaceiros muito localizados e que poderão ser fortes, daí estarmos em alerta laranja.
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia,
Neste momento chove com alguma instensidade em Angra do Heroísmo. :rain:
Segundo informação que tive, em São Mateus, perto da Quinta das Mercês, há uma pequena inundação na estrada e os veículos ligeiros tem alguma dificuldade em passar.

Não te preocupes que a tendência é de desagravar, são aguaceiros muitas vezes pontuais em resultado do tempo instável das últimas horas, vocês já estão numa fase pós depressão.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Segundo o corte vertical aos 15ºW, nota-se perfeitamente uma pluma de ar desértico nos niveis médios a sul da latitude 40ºN, e muito notória á latitude da madeira ( 33ºN), com 25ºC ou mais aos 925hpa.



Este ar desértico é muito seco, e esteve associado a valores superiores a 40ºC nas cotas médias das ilhas Canárias, onde houve de resto um alerta laranja lançado pela AEMET.

Obrigado Stormy pela explicação já por si pertinente, e já é uma caracteristica que nos tens habituado continua assim com essa paixão que nos fazem unir.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Alex so hoje reparei que falas da minha localizacao dos socorridos, na zona onde me encontro nao apanha nada que venha dos sicorridos, a minha licalizacao exacta é no sitio das casas na estrada da eura di serrado. Nao sei se conheces os restaurantes estrela ou a parada dos eucaliptos, se sin ai é onde tenho a estacao.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Segundo o corte vertical aos 15ºW, nota-se perfeitamente uma pluma de ar desértico nos niveis médios a sul da latitude 40ºN, e muito notória á latitude da madeira ( 33ºN), com 25ºC ou mais aos 925hpa.


Este ar desértico é muito seco, e esteve associado a valores superiores a 40ºC nas cotas médias das ilhas Canárias, onde houve de resto um alerta laranja lançado pela AEMET.

Sim, tens razão, há entrada de ar seco a níveis médios, a níveis baixos ainda é arrastada alguma humidade marítima, em altitude é só ar desértico sahariano. O perfil vertical para o Funchal (de ontem) é elucidativo:

jpXNS.png


Hoje já deve entrar alguma humidade a todos os níveis, será interessante vermos a evolução dos dew points para aferir a qualidade dos valores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois David, abaixo dos 500-800m é muito usual a presença de ar maritimo subtropical ou tropical, já que o ar desértico quente e seco é muito pouco denso e flutua por cima do ar mais pesado, humido, que se encontra a niveis proximos ao oceano.

É uma das razões, á parte das temperaturas começarem a descer bastante com a altitude, pela qual só se produzem bananas abaixo dos 300m de cota....é que são plantas que precisam de muita humidade, especialmente no Verão:)
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Estive a verificar os sensores da minha estação, ate mudei as pilhas, pois pensei que podiam estar gastas. Tirei as pilhas da consola e do sensor hum/temp, durante algum tempo, depois coloquei as pilhas e por algum tempo o sensor de hum/temp, nao funcionou apenas estava a dar a temperatura. Presumo que o sensor hum/temp poderá estar preste a avariar. Caso aconteça onde se podera conseguir um novo. A estação tem apenas um ano :mad:

Enquanto fazia o Resert ta consola e o sensor hum/temp ambos estiveram sem abrigo, estavam directamente ao sol, tanto a temp na consola como a temp do senso marcaram 38 graus. As humidades andaram na casa dos 10%/14%
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa tarde.
Sigo com 26,3 ºC e 55% de HR :calor:

Ontem já tinha reparado que a temperatura em altitude era mais elevada que nos locais mais próximos ao mar, a explicação do David Sf e do stormy foi muito elucidativa.
O caso da estações do IM a oeste da ilha, Calheta (Ponta do Pargo) e Lombo da Terça são um bom exemplo. Distam uns 5 km entre si, enquanto a primeira está muito próxima ao mar e a uma altitude de +- 300m, a outra está a 750 m acima do nível do mar, ontem pelas 14h tinham uma diferença de 7 graus.

 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Santas tardes a todos,

Efectivamente, eu estava no centro de Angra do Heroísmo aquando da chuva torrencial que começou, se não me falha a memória, por volta das 11H45 e durou cerca de uma hora e um quarto, mais ou menos...

Realmente, a certa altura, choveu a potes o que provocou algum alarme nas pessoas e, sim, algumas pequenas inundações. Por exemplo, para os que conhecem as artérias da baixa de Angra, na altura, descia de automóvel a rua da Miragaia e vi uma tampa de esgoto a querer saltar fora com a força da água. Aquele som da tampa a bater trouxe-me memórias dos acontecimentos do dia 11/12...

A verdade é que foi um evento muito localizado. Na costa Sul/Sueste nem um pingo de chuva. Ao chegar ao tasco, uma hora atrás, estava uma bela tarde de sol, mas, a certa altura, aproximava-se de Nordeste uma grande formação nebulosa maciça e a "prometer". Neste momento, o céu encontra-se nublado com vento bonançoso e o sol a querer espreitar.

Foram emitidos alertas até às 23H00 para todo o arquipélago. Laranja (chuva) para o grupo central e amarelo (chuva) para o oriental e ocidental. De trovoada, amarelo para todos, igualmente, até às 23.

Tudo isto quando debate-se a polémica dos "tornados" com a Protecção Civil a apelidar de rumores infundados, maliciosos e irresponsáveis, quando o comunicado dos tornados ainda está visível no sitio do SRPCBA no portal do Governo dos Açores. Se não fosse tão sério, seria para rir...
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Tudo isto quando debate-se a polémica dos "tornados", com a Protecção Civil a apelidar de rumores infundados, maliciosos e irresponsáveis, quando o comunicado dos tornados ainda está visível no sitio do SRPCBA no portal do Governo dos Açores. Se não fosse tão sério, seria para rir...

Relativamente à polémica, creio que estavam a referir-se ao facto de ter corrido por sms e outros meios e eles esclareceram que nunca usam meios de informação "em cadeia" mas sempre os canais oficiais. É que de facto, no Domingo, houve uma inundação de sms (eu não recebi mas vi muita gente a receber e várias vezes de vários contactos) a referir que a protecção civil pedia a maior divulação...

Neste momento em P.Delgada, temp. 19º, 78%hr e o sol continua :)
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Relativamente à polémica, creio que estavam a referir-se ao facto de ter corrido por sms e outros meios e eles esclareceram que nunca usam meios de informação "em cadeia" mas sempre os canais oficiais. É que de facto, no Domingo, houve uma inundação de sms (eu não recebi mas vi muita gente a receber e várias vezes de vários contactos) a referir que a protecção civil pedia a maior divulação...

Neste momento em P.Delgada, temp. 19º, 78%hr e o sol continua :)

Boa tarde Snowy,

Não foi bem assim. Os sms são para lançar fumo por parte de um incompetente profissional, ou seja, boy. Inclusivamente, causou grande mal-estar internamente.

Aqui ficam os links para os respectivos comunicados e que cada um decida por si...

Comunicado dos tornados:
http://www.azores.gov.pt/portal/pt/...orte+trovoadas+e+tronados.htm?lang=pt&area=ct

Desmentido:
http://www.azores.gov.pt/portal/pt/...za+previsão+meteorológica.htm?lang=pt&area=ct

Cumprimentos,
 

Turlu

Cirrus
Registo
24 Nov 2011
Mensagens
64
Local
São Mateus da Calheta
Santas tardes a todos,


Realmente, a certa altura, choveu a potes o que provocou algum alarme nas pessoas e, sim, algumas pequenas inundações. Por exemplo, para os que conhecem as artérias da baixa de Angra, na altura, descia de automóvel a rua da Miragaia e vi uma tampa de esgoto a querer saltar fora com a força da água. Aquele som da tampa a bater trouxe-me memórias dos acontecimentos do dia 11/12...

As tampas saltam porque tiraram um esgoto em pedra com mais de um metro de altura (que eu cheguei a ver na Rua Direita ou na Praça Velha, já não me recordo bem) e substituiram-no por tubos em pvc com um diâmetro bastante inferior. Quando cai um pouco mais de água, é um tal chover tampas de esgoto. :p Os antigos sabiam o que faziam. Pena que às vezes não se aprenda um pouco com eles. :rolleyes: