Seguimento Açores e Madeira - Março 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O IR colorido é muito enganador...

FunoV5Z.png

Aquelas células parecem ser bastante intensas nem que seja pela cor vermelha escura que se traduz em topos frios e mais altos. Na análise de satélite (22:30 UTC)...

aJgmLCZ.png

... os topos devem rondar os 6 mil metros (atingindo provavelmente o nível de equilíbrio). Os ventos não muito intensos na baixa atmosfera devem estar a traduzir-se em correntes ascendentes fracas a moderadas. As células estão a surgir num ambiente de elevado cisalhamento (>22.5 m/s) mas os ventos mais fortes estão presentes na atmosfera média-alta. Ainda assim, é notável o volume das células face ao fraco CAPE (especialmente da que está a sul das Flores).

Escrito isto, o MPE da Eumetsat dá uma estimativa que me parece bastante acertada:

9r2Iqel.png

Por outras palavras, aquelas células poderão trazer chuva moderada a forte mas não trariam dilúvios por aí além (só se estivessem paradas). Se houvesse radar, os ecos tenderiam a ser intermédios na escala porque a falta de núcleos de condensação engorda as gotas.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
Parece-me que a pluma está ligeiramente a oeste do que estava previsto.

u8BD1Rb.jpg

De qualquer das formas a rede regional está a registar acumulados interessantes. Esporadicamente há um aguaceiro mais intenso.

Na minha terra, o Aqua fez um bom resumo. Mais nuvens que costa sul do que na Norte.

4D839pC.png

As estações de SM não registaram muita chuva o que não é de admirar. Onde estão os ventos?

No que concerne ao GC prometo que é a última vez que abordo isto :p Só com dados de radar é que a situação fica mais clara. Imagem de hoje do Aqua:

FIxLToS.png

A verdade assinalei a direção do fluxo (principal - FP) de hoje (sudoeste - SW). As setas a preto representam o efeito orográfico imediato do Pico e do Faial. Em S. Jorge o efeito de sombra não é mais pronunciado porque a ilha em média é mais alta que o Pico e sempre condensa alguma da humidade que resta. As setas a vermelho representam o ar mais seco nas camadas mais abaixo da atmosfera que fica escondido debaixo das nuvens orográficas. A Terceira beneficia da sua posição mais a leste da 'sombra' e o seu ponto mais alto ser no oeste.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
No que concerne ao GC prometo que é a última vez que abordo isto :p Só com dados de radar é que a situação fica mais clara. Imagem de hoje do Aqua:

FIxLToS.png

A verdade assinalei a direção do fluxo (principal - FP) de hoje (sudoeste - SW). As setas a preto representam o efeito orográfico imediato do Pico e do Faial. Em S. Jorge o efeito de sombra não é mais pronunciado porque a ilha em média é mais alta que o Pico e sempre condensa alguma da humidade que resta. As setas a vermelho representam o ar mais seco nas camadas mais abaixo da atmosfera que fica escondido debaixo das nuvens orográficas. A Terceira beneficia da sua posição mais a leste da 'sombra' e o seu ponto mais alto ser no oeste.

Em suma, a área dentro das setas vermelhas são as zonas potencialmente perturbadas pelas ilhas do triângulo. Mas a zona verde a tracejado é a zona - suponho eu - mais seca devido às ação conjunta do Pico e de, especialmente, S. Jorge.

MNR4fSa.png

Se o fluxo for de sul a zona de turbulência deriva para norte (esquerda) potencialmente - porque isto é apenas uma teoria - ainda mais a Graciosa.

• Gosto
Reactions: Hawk e luismeteo3
O GFS carrega esta noite aqui na precipitação.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Desta vez o GFS acertou, embora com algum atraso.

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Utilizando os dados das duas novas estações meteorológicas da RHA, da meia noite de hoje até às 11:20 no Alto do Cabouco caíram 28.9mm o qual está a uma cota aproximadamente de 840metros, na estação do Pico Verde, acumulou 15mm no mesmo período de tempo, esta última localiza-se a uma cota de aproximadamente 420 metros. Na mina estação, registei cerca de 14,9mm no período acima referido a uma cota de 100 metros aproximadamente.
30L m2 em 12 horas em altitude e 15L m2 em 12 horas abaixo dos 450 metros pelo menos

• Gosto
Reactions: Wessel1985