Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Gilmet 1 Out 2012 às 00:00.

1. mnascimento

mnascimento
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2009
    Local:
    Ilha do Faial - Açores
    Boas tardes. Relatando directamente do Faial. Notou se algumas alien clouds, nota se ja de SSE algumas nuvens de "vento", nao sei o nome certo. Ja bastante nublisidade, o vento ja aumentou. Estarei for de casa ate por volta das 02h da manha, o que vai permitir relatar in local o estado do tempo. Ate ja.

2. Nuno Pimenta

Nuno Pimenta
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    27 Jan 2006
    Local:
    Portalegre
    Boa sorte e máquina na mão!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. mnascimento

mnascimento
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2009
    Local:
    Ilha do Faial - Açores
    Nao trouxe comigo a maquina, pois estou no trabalho. Venho informar que ja se sente algumas rajadas o que acho pouco normal para as previsoes que o IM dava...

4. fablept

fablept
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    12 Nov 2008
    Local:
    Ponta Delgada - Açores
  5. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Boa noite,

pela ilha terceira ainda não se faz sentir qualquer efeito da NADINE, tudo calmo por agora céu nublado...

Amanhã as escolas do grupo central estarão encerradas por precaução....
    e a RTP-Açores irá acompanhar em directo, em emissões especiais, ás 00h e às 03h da manhã a passagem da nadine....

6. mnascimento

mnascimento
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Set 2009
    Local:
    Ilha do Faial - Açores
    Por agora tudo calmo pelo Faial. Algum vento mas ainda nada alarmante. Como ja foi mencionado, ja foi avisado que as escolas estarão encerradas amanha. A ver como ira ser a noite. Ate já.

7. Kamikaze

Kamikaze
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    14 Mai 2012
    Local:
    Angra do Heroísmo- Terceira - Açores
    Hakuna Matata, meu povo.

Então, vamos ter uma "festinha" hoje, é?:D

Ora bem... Segundo o meteorologista, Diamantino Henriques, que esteve em estúdio no Telejornal da RTP-A, as ilhas mais afectadas pelo NADINE Parte II (O Regresso...) serão Graciosa, São Jorge e Terceira.

Mesmo assim, Faial, Pico, São Miguel e Santa Maria terão vento forte e bem mais intenso do que Flores e Corvo que, por sua vez, terão uma noite descansada. Sinceramente, o Grupo Ocidental passa o ano inteiro a ser massacrado por temporais e, por conseguinte, o descanso até é merecido.

Quanto à questão lançada a meio do dia pelo Hazores, na altura em que ele escreveu o post, o tráfego marítimo na ZEE dos Açores era basicamente constituído por cargueiros em direcção da América do Sul, Central, Norte e África, mas todos em rotas que fugiam do NADINE.

Há uma hora, estava eu a ultimar os preparativos quando vi dois navios em direcção ao Porto da Praia da Vitória. Uma traineira e um cargueiro mais distante, mas no mesmo enquadramento visual.

Neste momento, o rebocador "Ilha de São Luís" zarpou do Porto Oceânico da Praia da Vitória rumo ao Faial. Às tantas, ainda vai apanhar alguém pelo caminho...;)

O aspecto actual dos mares dos Açores é este:

Vai ser uma noite complicada e ficarei de plantão. Como estou na costa Sul/Sueste, os ventos serão dos piores quadrantes possíveis para mim (Sul, Sueste, Sudoeste, Oeste) que estarei completamente desprotegido dos elementos climáticos.

A ondulação será de Sudoeste, mas não prevejo nada de complicado para os meus interesses a não ser a ressalga marítima ou, como se diz no continente Português, salmoura. Zonas costeiras como, por exemplo, Silveira ou São Mateus também costumam ter situações complicadas com ondulação deste quadrante.

Amanhã, nas ilhas do Grupo Central, as escolas públicas estarão encerradas.

Neste momento, o tempo piora gradualmente. Ainda não choveu, mas o vento cresce de intensidade e o céu apresenta-se muito nublado.

Abraço aos barbudos e beijos para as meninas,

Sayonara.

8. Hazores

Hazores
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    11 Out 2008
    Local:
    AGH,terceira,açores
    Boa noite,

tenho tudo preparado para a nadine....

e parace que ela vem a caminho...

esta foto foi tirada hoje pelas 20h nas lajes...

o autor da foto: Rui Carreira Alves

hoje a noite vai ser longa... acho que vou domir agora e acordar lá para as 4h da manhã .... ;)

9. faroeste

faroeste
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Set 2012
    Local:
    Alt:111m 5-Ribeiras,AGH,Terceira,Açores
    Boa Noite.

Pela 5 Ribeiras, Ilha Terceira, até o vento parece mais calmo.

como está a situação nas outras Ilhas.

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    O centro ou o que restar dele deverá então passar ligeiramente a oeste do grupo central pelas 6h, pelo que se começará a sentir umas horas antes e depois.
    Como referi no outro tópico, ela perdeu a convecção mais intensa quase toda, pelo que aparentemente não será complicado em termos de chuva. Pode até chover mais no grupo oriental que no central. Mas ressalvo que durante as próximas horas pode nascer mais convecção onde não existe agora, o que nem seria de surpreender.

http://rammb.cira.colostate.edu/products/tc_realtime/storm.asp?storm_identifier=AL142012

O vento máximo sustentado está estimado em 75km/h (40kt) e rajadas superiores.
    O campo de vento do ciclone é mais ou menos este, com o vento mais forte a leste do centro.

Penso que será um evento relativamente bem comportado, boa sorte.

11. Oliveiraj

Oliveiraj
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    4 Set 2010
    Local:
    Horta

Pela Horta o vento parece mais calmo que à pouco.

12. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boa noite! :D

Neste momento, na Lagoa:

- Céu pouco nublado;
    - Vento moderado de sul a intensificar-se;
    - Agitação marítima pouco significativa.

Continuação de uma boa terça-feira :D

13. Marisitah

Marisitah
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    20 Ago 2012
    Local:
    Angra do Heroísmo
    Foto tirada em São Brás
    Autor: Jorge Medeiros

14. Afgdr

Afgdr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Set 2011
    Local:
    Lagoa - São Miguel, Açores
    Boas! :D

Acabou de cair um aguaceiro na Lagoa. O vento tende a ficar forte.

15. Wessel27

Wessel27
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    18 Set 2012
    Local:
    Angra do Heroismo
    Boa Noite a todos e esperemos que a tempestade passe sem causar danos pessoais a ninguém no nosso lindo arquipélago ... E Kamikaze qual é a zona mais ou menos da Terceira em que estás? só por curiosidade ... Eu estou na alta de Angra portanto aqui estou um pouco mais protegido pelo menos do mar ... De momento em termos de tempo as coisas mantém-se calmas por agora pelo menos na zona onde estou sentindo-se apenas uma ligeira brisa que tende a crescer ... Saudações Açorianas e que corra tudo bem ...

Partilhar esta Página